10 dicas para economizar e deixar a conta de luz mais barata em meio à crise hídrica

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar
16 de setembro de 2021
3 erros fatais para a obra na hora de instalar o telhado
17 de setembro de 2021

O período de falta de chuvas e o acionamento das termelétricas têm deixado a energia elétrica muito cara. Veja como economizar!

O Brasil enfrenta, nos últimos 91 anos, o período de maior escassez de chuvas para a geração de energia elétrica, conforme aponta Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Um dos efeitos desse evento tem pesado no bolso do brasileiro: o aumento da conta de luz, que se soma às altas nos preços do gás, da gasolina e dos alimentos nos supermercados.

Com o novo valor da tarifa extra anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira vermelha passou a custar R$ 14,20 por cada 100 KWh. O aumento corresponde a 49,6%, considerando que o valor anterior estava fixado em R$ 9,49.

Toda essa elevação, segundo a Aneel, está relacionada à falta de chuva e ao acionamento das termelétricas, que funcionam a partir da queima de combustíveis fósseis e são muito mais custosas.

10 dicas para economizar energia elétrica

Diante dos novos desafios impostos pelo cenário energético atual, é importante alterar alguns comportamentos dentro de casa que possam resultar em maior economia de energia elétrica e, consequentemente, em redução de custos na hora de pagar a conta.

Ao fazer um uso racional, é possível não apenas reduzir o valor da conta, mas também criar hábitos mais sustentáveis que podem ser mantidos depois do momento de crise hídrica.

Confira, a seguir, 10 dicas que podem ajudar você a reduzir os gastos e evitar surpresas desagradáveis na sua conta de luz.

1. Apague as luzes: se não estiver em um cômodo, lembre-se sempre de manter as luzes apagadas.

2. Atenção aos eletroeletrônicos: itens como TVs, rádios, videogames e computadores também gastam energia enquanto estão ligados nas tomadas. Prefira mantê-los desconectados quando não estiverem em uso.

3. Escolha lâmpadas mais econômicas: apostar em lâmpadas eletrônicas ou de LED, que são modelos mais econômicos e sustentáveis, é uma prática importante para economizar energia.

4. Atualize seu ar-condicionado: modelos mais modernos de ar-condicionado, com a tecnologia “inverter”, ajudam a reduzir o consumo de energia por detectar a necessidade correta de refrigeração ou aquecimento para o cômodo. Trata-se de uma importante medida para economizar e diminuir o valor da conta de luz. Isso porque, de acordo com especialistas, um aparelho no modelo inverter chega a ser 70% mais econômico que os modelos tradicionais.

5. Não coloque roupas atrás da geladeira: este hábito pode prejudicar o funcionamento do motor do eletrodoméstico, que não foi desenvolvido para secar peças de tecido. Utilize o bom e velho varal para secar suas roupas.

6. Tome banhos curtos: banho quente é uma delícia, mas é um inimigo da sua conta de luz. O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia, então evite banhos muito longos.

7. Faça o melhor uso da sua máquina de lavar roupa: para evitar o desperdício de água e de energia, lembre-se de utilizar este eletrodoméstico em sua capacidade máxima. Se sua máquina contar com a função água aquecida, evite a utilização deste recurso.

8. Utilize aquecedores de maneira inteligente: em regiões do País onde o frio é mais intenso, o aquecedor pode ser um grande aliado do conforto — mas não se esqueça do efeito de seu uso frequente na conta de energia. Para evitar desperdícios, desligue o aquecedor depois que chegar à temperatura desejada para o ambiente.

9. Evite máquinas de lavar louça com função água quente: a água fria pode ser utilizada para funções como ensaboamento de pratos e copos. Reserve a água quente apenas para o enxágue.

10. Opte por produtos com selo Procel: o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica classifica os produtos mais econômicos. Se for comprar um novo eletrodoméstico, procure pelo selo A do Procel.

 

Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay