10 dicas de como deixar a pele do rosto mais sequinha no verão

Fundação Francisco Bertoncello realiza a 17ª edição do Feijão da Fundação em local inédito
14 de dezembro de 2018
Looks tal mãe tal filha tal pai tal filho são tendência para festas de final de ano
14 de dezembro de 2018

A pele costuma ficar mais oleosa no verão. Aprenda truques para driblar o problema e manter a cútis com visual saudável e luminoso.

Quem tem pele oleosa sabe que o verão pode ser uma temporada complicada, já que é preciso lidar de forma mais intensa com a produção excessiva de brilho. Além disso, em todas as épocas do ano, o rosto e o corpo ainda são afetados pelos efeitos nocivos dos agentes externos, como a radiação solar e a poluição. Quer saber como manter a pele sequinha e saudável mesmo nos dias mais quentes? Fique de olho nessas 10 dicas da esteticista Natália Nascimento.

1º Dica – Não lave o rosto com água quente:

Peles oleosas e secas, devem tomar cuidado ao lavar com água quente, pois o ideal é a água morna. Não e necessário tomar banho gelado e sim morna, basta testar na pele do pulso, se estiver agradável, pode entrar no chuveiro.

2º Dica – Faça o uso de água micelar pela manhã:

A água micelar, de forma geral, age de forma tão eficiente por causa das micelas, ou seja, aglomerados de átomos, íons ou moléculas que atraem a sujeira, a oleosidade e a maquiagem sem agredir a pele. É por isso que a água micelar pode ser usada diariamente, de manhã e à noite, antes e depois da maquiagem, sem qualquer tipo de prejuízo para a pele.

3º Dica – Use protetor solar:

A dica é usa um protetor solar que tenha um toque seco para a pele oleosa. Muitos deles possuem alta proteção e oferecem textura seca, como é o exemplo dos que tem a tecnologia AIRlicium.

4º Dica – Não use produtos que contém álcool:

A quantidade de gordura desse tipo de pele é muito grande. Por isso, mesmo depois de lavada, ela tende a ficar novamente oleosa. Para casos assim, o melhor é apostar em sabonetes ou loções livres de álcool que removem o excesso de oleosidade e ainda evitam o risco do ressecamento.

5º Dica – Use maquiagem leve :

Por mais leve que seja a maquiagem, se você puder usá-la em pequena quantidade ou não usá-la com tanta frequência, será melhor para não obstruir os poros. A dica de maquiagem é evitar camadas e camadas de produtos.

6º Dica – Faça uma esfoliação uma vez por semana:

Em geral, peles espessas e oleosas podem ser esfoliadas com produtos faciais próprios, sempre com a pele úmida, diariamente. Mas peles mistas, recomendo usar o esfoliante duas vezes por semana. Já peles secas e sensíveis, a cada 15 dias e sempre com cautela.”

7º Dica – Antes de dormir faça o seu ritual diário:

Fatores como radiação solar, poluição, fumaça de cigarro, mudanças de temperatura e maquiagem fazem com que a pele fique envelhecida, desidratada e sem brilho. Uma boa limpeza de pele, combinada aos cosméticos certos, garante o equilíbrio da oleosidade e a proteção necessária.

8º Dica – Durma bem:

Que uma boa noite de sono é essencial para ter uma pele sempre linda ninguém duvida, porém muitos esquecem. Uma noite bem dormida, ou melhor várias noites seguidas podem fazer maravilhas pela saúde, pois é durante o sono que o organismo produz os hormônios de crescimento. Estes hormônios são importantes para a renovação celular, sistema imunológico, nervoso, esquelético e na reparação dos tecidos dentre eles, a pele.

9º Dica – Sempre retire sua maquiagem:

O sabonete, por melhor que seja, não é suficiente. Para remover todos os restinhos da sua maquiagem, conte com um bom demaquilante ou um tônico facial (vale substituir por uma loção adstringente, caso sua pele seja oleosa). Espalhe o produto com um algodão, até que ele saia sem vestígios de pó, base, sombra ou blush.

10º Dica: Use soro fisiológico no rosto com algodão ou um borrifador:

O soro fisiológico para a pele é perfeito em todos os sentidos, sendo uma excelente opção para quem não quer gastar com água termal. O uso pode ser feito tanto na pele facial, quanto na pele corporal.