06M: todos pelo empoderamento de meninas

No Dia da Mulher, Ipanema revela coleção criada por meio de projeto de capacitação a artistas femininas
4 de março de 2022
Inovação garante ganhos na produtividade e no faturamento de pequenos negócios
4 de março de 2022

No mês da mulher, Rotary Clubs se unem para informar à sociedade sobre a situação ainda desigual dessa parcela da população e a importância de se promover a igualdade

No próximo domingo, 6 de março, Rotary Clubs de todo o Sul do Brasil realizam ação conjunta e inédita – denominada “Meninas podem!” – em dezenas de cidades para alertar a população sobre os desafios enfrentados pelas meninas e mulheres no país.

A igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas são Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que integram a agenda “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotada pelos 193 países-membros das Nações Unidas. A proposta é intensificar as ações no combate a todo tipo de discriminação e violência envolvendo a questão de gênero, bem como promover o empoderamento de mulheres e meninas para que possam atuar com mais protagonismo na política, na economia e nas diversas áreas que exigem tomada de decisão.

A realidade das meninas no Brasil

“Promover o empoderamento de meninas nada mais é que mostrar a elas ser possível quebrar esse ciclo de violência e assumir o controle de suas vidas. A conscientização de que promover uma sociedade mais justa e igual entre meninos e meninas traz melhorias significativas na vida de todos. Portanto, além da questão moral, a igualdade de gênero também impulsiona o crescimento econômico. Estudo recente do Citigroup e da Plan International estimou que, se um grupo de economias emergentes garantisse que 100% de suas meninas concluíssem o ensino médio, isso poderia levar a um aumento duradouro de seu PIB de 10% até 2030. E isso é extremamente relevante”, explica Anaides Orth, rotariana embaixadora da iniciativa de empoderamento de meninas na Região Sul do país.

Falta de acesso à educação e/ou abandono da escola

  • Uma a cada 4 meninas faltou à aula por não poder comprar absorvente.
  • As meninas são mais do que o dobro de meninos entre jovens fora da escola e sem atividade remunerada.
  • Elas são afastadas das escolas para cuidar de outras pessoas e realizarem afazeres domésticos.
  • A gravidez precoce é um fator determinante para a evasão escolar das meninas. Das adolescentes fora do ambiente escolar, 29,6% são mães.

Falta de informações sobre saúde básica e gravidez precoce

  • 40% das meninas não aceitam o próprio corpo; meninos são 24,5%.
  • 57,8% das meninas afirmam que já sofreram bullying em comparação a 20% dos meninos.
  • 29,6% mostram que a vida não vale a pena; meninos são 13%.
  • Uma criança é mãe a cada 20 minutos no Brasil.

Casamento infantil, abuso e exploração sexual

  • O Brasil é o 5.º país do mundo em número de casamentos infantis.
  • São registrados 6 abortos por dia em meninas de 10 a 14 anos.
  • A cada hora, 4 meninas de até 13 anos são estupradas no país.

Em Curitiba, o Rotary possui 36 clubes de serviço. Na cidade, a ação acontecerá no próximo domingo (6), no Largo da Ordem.

No mesmo dia, a partir das 19h, será realizada uma live com especialistas no assunto, que vão dar um panorama sobre a situação das meninas e mulheres no país e apontar caminhos para avançar nessa questão.

Saiba mais em bit.ly/rotary-meninas-podem

Sobre o Rotary

O Rotary é uma organização centenária que se dedica à prestação de serviços à humanidade, especialmente em sete áreas: paz e resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; desenvolvimento econômico e comunitário e apoio ao meio ambiente.

Com mais de 1,2 milhão de rotarianos em 215 países e regiões, somos uma rede global de profissionais e líderes que se unem para criar mudanças positivas e duradouras em nossas comunidades e pelo mundo afora.

Serviço

Data: 6 de março

Horário: das 10h às 13h

Local: Largo da Ordem