Annie Leibovitz, Anna Sui, David Chipperfield, David Sims, Kate Moss, Marc Newson, Naomi Campbell, Nick Knight, Norman Foster, Pat McGrath, Pedro Almodóvar, Rosalía e a própria equipe de design da Zara estão entre os cinquenta criadores que desenvolveram produtos como jaquetas, bolsas, sacos de dormir, cadeiras — até mesmo uma bolsa de transporte para pets — para celebrar os 50 anos da marca.
A Zara comemora seu 50º aniversário com alguns dos maiores criativos da atualidade. Em um projeto inédito, artistas de Philip Treacy a Tim Walker desenharam sua própria peça de roupa, acessório ou mobiliário, que estará disponível nas lojas a partir de 6 de outubro. A iniciativa reflete a essência da marca — fundada em 1975 por Amancio Ortega em A Coruña, Espanha, onde permanece sediada — em seu compromisso de trabalhar com os melhores talentos criativos e de design e tornar esse trabalho acessível a muitos.

Cindy Crawford
“É uma honra que esses artistas tenham escolhido celebrar nosso aniversário desta forma conosco”, afirma Marta Ortega Pérez, presidente não-executiva da Inditex. “Cada um é referência em sua área, em termos de imaginação, inovação e integridade. Eles compartilham as mesmas paixões que a Zara cultiva desde o início: a qualidade do ofício e a alegria do design.”
Toda a receita da coleção será revertida para a “Women’s Earth Alliance”, uma organização sem fins lucrativos focada na missão de proteger o meio ambiente por meio do fortalecimento da liderança feminina. Além disso, a Zara doará 20 mil euros (aproximadamente 125 mil reais) a 50 organizações beneficentes escolhidas pelos artistas participantes.

Kate Moss
A seleção de colaboradores, todos amigos da Zara, reflete a evolução da marca em cinco décadas, consolidando-se como uma potência cultural que transita entre moda, beleza, casa e muito mais. A lista inclui cineastas como Pedro Almodóvar e Luca Guadagnino; fotógrafos como Annie Leibovitz, Craig McDean, David Bailey, David Sims, Javier Vallhonrat, Mario Sorrenti, Nick Knight e Steven Meisel; visionários do design como David Chipperfield, Norman Foster, Marc Newson, Vincent van Duysen e Axel Vervoordt; ícones pop como Rosalía e Robbie Williams; nomes consagrados da moda como Anna Sui, Guido Palau, Harry Lambert, Pat McGrath, Pieter Mulier, Pierpaolo Piccioli e Philip Treacy; além de supermodelos como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista, Christy Turlington, Karlie Kloss e Kate Moss.

Naomi Campbell
Cada peça traduz o espírito único de seu criador. David Bailey, o fotógrafo que capturou a essência dos anos 1960, criou sua versão de uma jaqueta aviador; o stylist Harry Lambert, responsável por alguns dos looks mais emblemáticos da atualidade, apresenta um chapéu coberto de patches como sua marca registrada. Kasing Lung reinventou seu Labubu — personagem adorado mundialmente — como fotógrafo de street style. Pat McGrath, maior maquiadora dos últimos 30 anos, criou uma nécessaire; Marc Newson, pioneiro do design industrial contemporâneo, desenvolveu um conjunto de óculos. Steven Meisel, que clicou algumas das campanhas mais icônicas da Zara, desenhou uma bolsa estilosa para pets. Cada item, pensado como peça de colecionador, oferece ao público da Zara um raro acesso ao universo desses criativos.

Robbie Williams
Lista completa de colaboradores: Alex de Betak, Anna Sui, Annie Leibovitz, Axel Vervoordt, Beka Gvishiani, Cedric Grolet, Charlotte Rampling, Christy Turlington, Cindy Crawford, Craig McDean, David Bailey, David Chipperfield, David Sims, Es Devlin, Ezra Petronio, Fabien Baron, Guido Palau, Harry Lambert, Javier Vallhonrat, Karl Templer, Karlie Kloss, Kasing Lung, Kate Moss, Leslie Zhang, Linda Evangelista, Luca Guadagnino, Ludovic de Saint Sernin, M&M Paris, Marc Newson, Mario Sorrenti, Naomi Campbell, Narciso Rodriguez, Nick Knight, Norman Foster, Paolo Roversi, Pat McGrath, Pedro Almodóvar, Philip Treacy, Pierpaolo Piccioli, Pieter Mulier, Ramdane Touhami, Robbie Williams, Rosalía, Samuel Ross, Sarah Andelman, Sterling Ruby, Steven Meisel, Tim Walker e Vincent Van Duysen.

Rosalía
O projeto é a mais recente iniciativa da Zara para destacar a criatividade e talento artístico. Colaborações e campanhas anteriores com nomes como Meisel, Moss, Samuel Ross e Vincent van Duysen já demonstraram sua ambição de oferecer visões singulares em uma plataforma global.
A celebração criativa do 50º aniversário da Zara será aberta ao público em um pop-up especial de uma semana durante a Paris Fashion Week. O espaço funcionará no endereço 40 Avenue Georges V, de 2 a 5 de outubro, das 10h às 19h. Com curadoria de Sarah Andelman, a exposição reunirá os 50 designs criados para o aniversário da marca, acompanhada de uma programação de debates com alguns dos 50 amigos da Zara. Uma trilha sonora exclusiva assinada por Michel Gaubert dará o tom, enquanto a energia será mantida por um espaço café da We Are Ona. A série de conversas, moderada por Derek Blasberg, será aberta em 2 de outubro com um bate-papo com Marc Newson.
A coleção estará disponível a partir de 6 de outubro em Zara.com e em lojas selecionadas e no Brasil, apenas de forma online
fotos: reprodução


