“Vozes do Paraná 13” será lançado na Sociedade Garibaldi dia 12 de setembro

Educa Fest trará Florinda Meza, atriz que interpretou Dona Florinda de Chaves para o Brasil
16 de agosto de 2022
Cores e texturas em banheiros: Deca e Portinari apontam tendências na CASACOR São Paulo
16 de agosto de 2022

Dando sequência à coleção de perfis de paranaenses notáveis em suas áreas de atuação, professor Aroldo Murá lança o 13º volume com mais 15 perfis

No dia 12 de setembro, a partir das 18h30, a Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco), em Curitiba, vai sediar pela quinta vez o lançamento da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que chega ao 13º volume trazendo mais 15 perfis de homens e mulheres que ajudam a construir o Paraná de hoje. Tudo sob a ótica, seleção e o crivo do jornalista e professor Aroldo Murá G. Haygert, em seus 62 anos de jornalismo profissional.

“O trabalho não é uma missão fácil, envolve enorme dose de dedicação em avaliação de currículos, de pesquisas, de entrevistas, longos processos de checagem de fontes e fatos, delicado trabalho em torno da infografia, sem contar o envolvimento essencial em design gráfico, revisão, entrevistas”, conta o autor.

OS PERFILADOS

Nesta edição, o leitor encontrará perfis de personagens que apostaram no futuro e hoje são parte vital do progresso do Paraná. É o caso de Arnoldo Hammerschmidt, empresário da área de combustível que começou a vida vendendo guloseimas, que a mãe produzia, à beira de uma rodovia. E que hoje tem negócio que faturou bilhões de reais em 2021. Detalhe: ele dá enorme contribuição ao meio ambiente, produzindo ainda biocombustíveis para muitos estados”, antecipa Murá.

Na região de Guarapuava, Pinhão e Reserva do Iguaçu, um muito bem sucedido produtor agrícola e agropecuário divide seu mundo de conhecimentos com dados reveladores de momentos da História do Paraná. É Francisco Dellê, o pecuarista que pinta quadros e guarda a memória de Pinhão.

“Aberto à alma dos paranaenses, o livro dá espaço, agora, a uma sacerdotisa da Umbanda, com seu Terreiro do Pai Maneco, uma vertente de espiritualidade aberta todos os dias para a percepção do sagrado por parte de multidões de curitibanos”, descreve o professor, referindo-se à perfilada Lucília Guimarães, fotojornalista e dirigente do Terreiro do Pai Maneco.

Completam a lista de personagens três representantes da Nova Geração: Lara Dellê Urban, Daniel e Julio Hey (os Irmãos Ahimsa); os advogados Flávio Zanetti de Oliveira e Gustavo Scandelari; os médicos Maria Augusta Karas Zella e Marcelo Bendhack; a ex-diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; os jornalistas Eliseu Tisato e Pedro Ribeiro; o arquiteto Salvador Gnoato e o empresário Luiz Bonacin Filho, idealizador do programa Bom Aluno. Também há o perfil institucional do Grupo Uninter, grande empreendimento da educação brasileira, capitaneada pelo professor Wilson Picler.

“Enfim, os personagens são vencedores, no sentido de que se impõem muito além do dever cumprido; ou por simplesmente estarem fazendo uma ‘carreira de sucesso’. Vencedores porque eles estão com espírito e energia fincados na montagem de futuro que não perdoará o mundo que lhe legarmos.”

GRANDES PORTA-VOZES DO PARANÁ

Junto com esta edição do livro, serão apresentados e diplomados sete novos “Grandes Porta- Vozes do Paraná”, realização com o selo do Instituto Ciência e Fé – Fidelis et Constans. São eles:

  • Jaime Lechinski, jornalista;
  • Leonardo Petrelli, empresário;
  • Luiz Julio Zaruch, jornalista;
  • Maria Luiza Marques Dias, arquiteta;
  • Maí Nascimento Mendonça, jornalista;
  • Valeria Bechara, arquiteta;
  • Valdir Cruz, jornalista e professor.

SERVIÇO

Lançamento: “Vozes do Paraná 13”, de Aroldo Murá

Data: 12 de setembro de 2022 (segunda-feira)

Horário: A partir das 18h30

Local: Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco, Curitiba)

Informações: André Nunes (99667-8067)