Verão & Cuidados

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Estância Hidromineral de Socorro
18 de fevereiro de 2021
Tecidos da grife Entreposto entram em promoção no Garage Sale da marca na Cosy Home
19 de fevereiro de 2021

As altas temperaturas batem recordes e assim tomam conta de nós as lembranças dos bares com amigos, dias ensolarados na praia e piscinas lotadas

No entanto, com a pandemia da COVID-19, os habituais planos de verão tiveram de ser alterados. Para o dr. Abrão José Cury Jr., cardiologista, clínico geral e diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), é mister a necessidade de compreendermos o momento inusitado que estamos vivendo.

“É importante que não nos esqueçamos da conjuntura atual e tomemos todos os cuidados necessários, como manter-se o mais afastado possível de aglomerações. Locais públicos, como praias, piscinas e bares, devem ser evitados”, reforça o especialista.

Ao que se sabe, o Sars-CoV-2 não tem preferência por estações frias ou quentes. Enquanto no inverno o risco de contaminação em lugares fechados e pouco ventilados é maior, o verão apresenta o outro lado da moeda: mesmo em espaços abertos, a chance de infectar-se devido a aglomerações e proximidade física com outras pessoas continua é alta. O problema desse vírus, explica o diretor da SBCM, é o contato “cara a cara”, independentemente da estação do ano.

Nesse sentido, as visitas às praias e piscinas devem ser repensadas: piscina apenas se tiver em casa – caso contrário, um banho gelado basta. Idas ao clube, por exemplo, nem pensar!

Já para aqueles que gostam de ver o mar, passeios na areia e mergulhos desacompanhados podem continuar nos planos. O que deve ser evitado são barracas e cadeiras na areia, onde a propensão para aglomeração é alta.

Se o programa é ir a restaurantes, está liberado, desde que em poucas pessoas e respeitando o distanciamento social. Por outro lado, cumprimentar com beijos e abraços, do “jeitinho brasileiro”, é contraindicado. Sobre bares com mesas externas, dr. Abrão alerta:

“Foi autorizado que se colocassem mesas em ambientes externos para diminuir o contágio, como se fosse uma solução. Na verdade, a situação se complicou: em torno de uma mesa, ficam dez ou mais pessoas sem máscara conversando, comendo e bebendo. Isso é muito pior do que se estivessem dentro do estabelecimento em uma mesa de quatro ou seis pessoas, mantendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

A palavra-chave, no momento, é distanciamento. “Evite exageros. Não pedimos para que as pessoas se isolem completamente, pois sabemos que isso não é possível. Mas, sempre que puder manter a distância das pessoas, mesmo em encontros sociais, é o melhor a se fazer”, pontua o especialista.

Em relação à alimentação, as orientações são como as de qualquer outro verão: manter dieta balanceada e tomar muita, muita, muita água! Garantir a hidratação é primordial frente às altas temperaturas. Além disso, saúde em dia em tempos de pandemia é quase um sonho de verão…