Projeto de conservação na Praia de Itapororoca – Trancoso, Bahia – regenera Mata Atlântica e casas históricas
Em um mundo acelerado e ultraconectado, experiências autênticas e transformadoras são as mais valiosas, ainda mais quando trazem impactos positivos para as pessoas e os lugares envolvidos.
Desde 2008, o UXUA Casa Hotel & Spa, idealizado por Wilbert Das, ex-diretor criativo da Diesel, e Bob Shevlin, ex-marketing da marca italiana, oferece exatamente esse tipo de hospedagem no coração de Trancoso. O rústico-chic das 15 casas do hotel inteiramente restauradas ou construídas com materiais reaproveitados e por artesãos locais é complementado por piscina de quartzo aventurino, Praia Bar em barco de pesca abandonado, Vida Spa & Lab que produz alimentos e cosméticos com a rica biodiversidade local e pela fazenda orgânica UXUA Roça.
Primeiro hotel brasileiro a ser signatário do Pacto Global da ONU, o UXUA foi reconhecido em 2021 pelos leitores da revista Condé Nast Traveler como o melhor resort do mundo e, em 2024, pela sexta vez consecutiva, como o melhor na América do Sul. O novo projeto, UXUA Maré, também já nasce aclamado pela revista TIME em sua lista de 100 melhores lugares do mundo em 2025.
Na calmaria forçada dos anos de pandemia no setor hoteleiro, Bob e Wilbert compraram uma área de seis hectares de Mata Atlântica preservada, de frente para a praia de Itapororoca (uma das praias mais bonitas e protegidas de Trancoso, isolada e totalmente tranquila, a 45 minutos a pé ou 20 minutos de carro do Quadrado Histórico) e iniciaram um processo de revitalização do terreno e identificação das espécies em parceria com biólogos da Universidade de Ilhéus. Foram identificadas 96 espécies distintas de árvores além de um exemplar da flor Goethea, não vista em espécie há mais de 7 décadas até então e hoje já devidamente reproduzida pela região e com exemplares enviados ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro pela equipe do UXUA Maré.
Paralelamente, Wilbert soube por sua rede de contatos de antiguidades que 2 casas históricas na fronteira da Bahia com Minas Gerais estavam prestes a serem demolidas. Ele não somente comprou as casas, como acompanhou a distância o processo de desmontagem e catalogação meticulosa de todas suas partes para transporte de caminhão até Trancoso onde, em uma área de clareira já desmatada, as reconstruiu com adição de toques modernos às estruturas tradicionais. Telhas, vigas, pisos, batentes e portas originais são complementados por mobiliário criado por Wilbert e sua equipe utilizando madeira de paredes internas removidas, itens de decoração garimpados pelo sul da Bahia ou produzidos do zero com material reaproveitado. Nasceu então o UXUA Maré, projeto complementar ao UXUA hotel que oferece contato direto com a natureza exuberante do sul da Bahia.
O projeto atende a uma nova necessidade do mercado: o desejo de desfrutar de lugares que proporcionem sons da natureza, sossego, paz e experiências responsáveis. Um conceito que une economia e sustentabilidade, propondo uma nova forma de consumir através da eliminação de desperdícios e poluição, do transplante de estruturas de locais onde não são mais desejadas para locais de alta demanda, de implementação de produtos feitos com materiais duráveis que possam ser reciclados e refeitos, assim como regeneração do meio ambiente – desenvolvendo novos produtos que atendem um público cada vez mais consciente da importância dos seus impactos nas regiões visitadas.
Assim como as demais casas do hotel, cada casa do UXUA Maré foi pensada para integrar-se à flora existente no entorno, contando também com a adição de árvores frutíferas, horta de vegetais e PANCS, além de uma coleção de palmeiras raras cuidadosamente plantadas nas poucas áreas que já se encontravam desmatadas na compra do terreno.
A praia quase deserta preserva a vegetação frente mar original, e hóspedes contam com pérgulas exclusivas atendidas por um bar de praia esculpido a partir de um tronco de pequi encontrado caído na propriedade e decorado com peças de cerâmica de artistas locais, inteiramente construídas em palafitas para não interferir na fauna e flora do entorno.
A Casa Azul foi a primeira a ficar pronta, com estrutura composta, principalmente, por grandes vigas de Braúna, uma das madeiras mais bonitas e resistentes do Brasil. Somam-se também outras espécies de madeira de lei presentes na casa original, raras e atualmente proibidas de serem cortadas. O que na casa original eram paredes de pau a pique foi substituído por vidros que convidam a exuberante natureza do entorno para dentro da casa, que também ganhou ares de amplo loft, com madeiras de paredes internas sendo reaproveitadas para a confecção de móveis. Ideal para casais buscando paz total, a casa conta com piscina de borda infinita cercada pela floresta.
A Casa Verde é uma reforma de uma estrutura já existente no local, transformada em uma pequena e aconchegante casa com fogão a lenha onde funciona o restaurante Mesa Maré sob o comando da chef Renata Buim que oferece menu diferente a cada dia com base em ingredientes frescos vindos do mar, fornecedores locais, da fazenda UXUA Roça ou da horta do próprio UXUA Maré.
A Casa Amarela é uma aconchegante casa de fazenda com 3 suítes e ampla piscina privativa que mantém seu layout, vigas e telhado originais, mas ganhou alguns metros extras de pé-direito e iluminadas áreas sociais como a grande varanda de madeira repleta de redes e a sala de estar aberta para o jardim e recheada de mobiliário e itens de decoração produzidos por Wilbert e sua equipe de artesãos com base em madeiras e cerâmicas reaproveitadas. Os banheiros são revestidos de azulejos de cimento hidráulico coloridos, conferindo a cada suíte uma atmosfera única.
O empreendimento já está recebendo reservas para estadas a partir de agosto de 2025, com tarifas a partir de R$ 5.100,00 + 15% taxas para casal com café da manhã incluso ou R$ 5.800,00 + 15% taxas com almoço no Mesa Maré incluso.
Wilbert Das comenta: “Sinto que eu os artesãos de Trancoso que trabalham comigo são como uma máquina do tempo que trouxeram essas casas do passado ao presente. O processo teve desafios e muitas lições aprendidas e certamente foi o projeto mais gratificante do qual participei.”
Bob Shevlin complementa: “Há algo mais sustentável do que trazer para lugares onde todos querem estar estruturas até então abandonadas? Com o Brasil sediando a COP30 em 2025 e participando ativamente das discussões sobre futuros mais sustentáveis, estamos felizes em poder contribuir com histórias locais positivas de adaptação e conservação.”
Sobre o UXUA
O UXUA Casa Hotel e Spa celebra a cultura e história de Trancoso e define o luxo descontraído.
Inaugurado em 2009 pelo designer Wilbert Das, é composto por 13 casas únicas com 1 a 3 suítes cada, espalhadas por um exuberante jardim particular em pleno Quadrado Histórico de Trancoso; pequena vila de pescadores no idílico litoral sul baiano. Quatro casas e a entrada do hotel são centenárias ex-moradias de pescadores, cuidadosamente restauradas por Das em parceria com artesãos locais. O restaurante UXUA Quadrado e o UXUA Praia (lounge de praia construído em um antigo barco de pesca abandonado) oferecem culinária baiana-fusion com ingredientes frescos e orgânicos, muitos vindos diretamente da fazenda do hotel, UXUA Roça, ou colhidos no santuário natural UXUA Maré na praia de Itapororoca. UXUA Vida é uma inovadora iniciativa de bem-estar composta pelo Vida Spa, que oferece tratamentos exclusivos com ingredientes naturais, e pelo Vida Lab, que explora segredos da nutrologia sob direção de um médico. Nossos valores orgânicos também estão presentes nas coleções de moda e decoração do Ateliê do hotel e da UXUA D.A.S; antigos teares nos jardins do hotel produzem kaftans, mantas, almofadas e bolsas com algodão e pigmentos orgânicos. Figura constante na lista de melhores resorts da Condé Nast Traveller, em 2021 o UXUA foi escolhido pelo Readers Choice Awards como o Melhor Resort do Mundo.
Acesse: https://uxua.com/pt/
foto: Marta Tucci


