Desfile, exposição e lançamento de livro ampliam a pesquisa da plataforma sobre criação colaborativa e reaproveitamento de resíduos urbanos, explorando as ações como instrumentos de transformação social
Embaixadora da Trama Afetiva, a atriz Mel Lisboa participa como convidada especial de desfile no dia 5 de dezembro, na Casa de Criadores
A Trama Afetiva, plataforma de design social e regenerativo idealizada por Jackson Araujo com direção criativa de moda de Thais Losso, fará sua estreia na próxima edição da Casa de Criadores (CdC) N57 com programação que inclui desfile, exposição e lançamento editorial, conectando diferentes etapas da pesquisa desenvolvida pelo projeto ao longo de 2025. As ações dialogam diretamente com os resultados da Imersão Cultural em Moda Regenerativa, realizada em outubro deste ano, que reuniu estudantes, artesãos, designers e interessados em processos criativos circulares, selecionados por edital aberto para todo o estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).
A imersão contou com oficinas práticas de transformação de resíduos urbanos — especialmente náilons de guarda-chuva descartados, matéria-prima simbólica da plataforma — e aproximou os participantes dos conceitos básicos do design por restrição, de moda regenerativa e de metodologias colaborativas. Toda essa produção gerou peças, textos, reflexões e experimentações que agora serão apresentados durante a CdC.
Desfile – A Anarquia da Felicidade
No dia 5 de dezembro, às 18h, a Trama Afetiva estreia na passarela da Casa de Criadores com o desfile “A Anarquia da Felicidade”, que apresenta uma coleção-manifesto assinada pela diretora de moda da plataforma, Thais Losso, a partir de um conceito desenvolvido por ela e que orienta o processo criativo da Trama: o design por restrição.
Para ela, “na Trama Afetiva, os limites não restringem — eles revelam possibilidades”, que também explica que trabalhar com o que se tem é “um gesto político e criativo que reprograma a lógica do consumo e devolve sentido à matéria”. Para esta edição, Thais conduziu o time criativo (assistentes, artesãs e costureiras) a trabalhar com náilons de guarda-chuvas descartados, seja em formato plano ou em crochês de fitas de náilons de guarda-chuvas, uma tecnologia proprietária da Trama Afetiva.
O styling assinado por Márcio Banfi amplia essa narrativa ao recompor o passado, o presente e o futuro da moda brasileira por meio do próprio arquivo da designer. Peças icônicas de Thais Losso, criadas originalmente para grandes marcas de streetwear e sportswear do país no início dos anos 2000, dialogam com as novas construções feitas a partir do náilon reaproveitado, produzindo uma tessitura que celebra memória, autoria e reinvenção.
A apresentação também incorpora peças desenvolvidas durante as oficinas da Imersão Cultural em Moda Regenerativa. O resultado é um conjunto de roupas que carrega as marcas da coletividade: mãos múltiplas, histórias cruzadas e técnicas compartilhadas. Cada peça nasce como evidência de que um design de mundo só pode ser inventado em rede.
Exatamente por isso, a Trama Afetiva adota como nome do desfile o conceito de ANARQUIA DA FELICIDADE, propondo a busca pela alegria como um ato de resistência e subversão contra estruturas sociais que se beneficiam do sofrimento e da insatisfação.
“No nosso desfile, a anarquia da felicidade é ato político, pois a Trama Afetiva costura um mundo onde cabem muitos mundos: cada peça nascida do descarte prova que a regeneração é plural, coletiva e possível. Queremos ocupar a passarela da Casa de Criadores como palco para coletivizar, com diversão, a ideia de que não existe um único caminho para a liberdade e que cada pessoa pode inventar seu próprio modo de existir e vestir”, define Jackson Araujo.
A abordagem regenerativa e de um novo ciclo para materiais e produtos também aparece nos acessórios, como nos calçados fornecidos pela marca Di Valentini. “Estamos apoiando o desfile com sapatos parados em estoque, como nos foi sugerido pelo Jackson, porque acreditamos que ao fortalecer iniciativas como a Trama Afetiva, estamos colaborando para uma tomada de consciência da indústria da moda e calçadista sobre sustentabilidade e design social”, diz Juliana Mafesoli, diretora criativa da Di Valentini.
A atriz Mel Lisboa, embaixadora da Trama Afetiva, desfila, e a modelo Marina Dias participa como convidada especial.
O desfile da Trama Afetiva, “A Anarquia da Felicidade”, tem patrocínio da Hering e da Fundação Hermann Hering, por meio do ProAC ICMS, reforçando o compromisso de fomentar a inovação social e práticas circulares na moda brasileira.
Lançamento de publicação – Trama Afetiva: Moda em Regeneração
Durante o evento, será lançada a publicação Trama Afetiva: Moda em Regeneração, compilação de textos produzidos pelos participantes da imersão. A obra traz relatos, ensaios, memórias e reflexões sobre o fazer coletivo, o impacto dos resíduos urbanos e o potencial da moda como ferramenta de recomposição social e ambiental.
O livro abre com o ensaio de Jackson Araujo, Trama Afetiva: Inventando o design de mundo, que apresenta princípios filosóficos e políticos da plataforma — uma prática que combina afeto, circularidade, ética e imaginação para transformar o que a indústria chama de “lixo”. A publicação será oferecida gratuitamente às bibliotecas públicas e escolas de moda do estado de São Paulo.
Exposição – “Do monstro híbrido ao corpo regenerativo”
Com curadoria e texto de Jackson Araujo, a exposição será montada na Sala de Vidro do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e apresentará dez manequins vestidos com os resultados criativos da pesquisa da Trama Afetiva sobre a reinvenção do náilon de guarda-chuvas — material que, desde 2020, vem sendo explorado pela plataforma como símbolo de transformação e recomposição.
Inspirada no conceito Cradle to Cradle, de Michael Braungart e William McDonough, a mostra propõe uma reflexão sobre o que a indústria considera resíduo e sobre as formas de devolver vida à matéria por meio do gesto artesanal.
Jackson explica que “a moda regenerativa não quer eliminar o monstro — ela o transforma em manifesto.” Nas mãos da Trama Afetiva, dessa forma, “o que era resíduo renasce como corpo simbiótico: antes um resto, agora matéria viva.”
Serviço
Desfile – A Anarquia Da Felicidade
Dia: 5 de dezembro
Horário: 18h
Local: Casa de Criadores – Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Ficha Técnica:
Direção criativa: Jackson Araujo
Direção criativa de moda: Thais Losso
Assist. de estilo: Lunna Luyet
Styling: Marcio Banfi
Assist. de Styling: Samara Baccar e Tainara Wollmer
Trilha sonora: Dan Maia
Beleza: Max Weber
Manualidades: Monica Picavea, Cordelia Lanas, Bia Specian e Marcelo Albuquerque
Sapatos: Di Valentini e Melissa
Time de trameires: Arle Melo, Danny Aranha, Aquim Machado, Jeovanna Rosario, Huanca, Ebony Roberta, Luana Cosmo, Vitoria Lima, Cristiane Vieira, Sandra Ochner, Maíra Maia, ÁlexZ, Clô Azevedo, Carmen Santos, Luiz Martins, Mayá Inê, Arlen
Agradecimentos: Fundação Hering, Cia. Hering e Alexandre Herchcovitch Exposição – Do monstro híbrido ao corpo regenerativo
Dia: 3 a 10 de dezembro
Local: Sala de Vidro – Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo, SP
Mais informações: Instagram trama_afetiva
Sobre a Trama Afetiva:
A Trama Afetiva é uma plataforma de design social e regenerativo que promove a economia circular por meio da ressignificação de resíduos têxteis. A iniciativa conecta artesãos, designers, catadoras e costureiras para fomentar práticas sustentáveis na moda e no design. Por meio de projetos colaborativos, exposições e iniciativas educacionais, a Trama Afetiva transforma resíduos urbanos e da indústria da moda em peças de alto valor estético e cultural, promovendo impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A matéria-prima principal são náilons de guardas-chuvas descartados, que são transformados em peças únicas, resistentes à água e corta-vento, interditando com muito estilo a ida do náilon para o aterro sanitário, onde levaria até 50 anos para se decompor. Em 2024, o trabalho da plataforma foi reconhecido pelo prêmio Fashion Futures, do Instituto C&A, na categoria Circularidade e Impacto Ambiental. Site: https://loja.tramaafetiva.com.br/
Saiba mais:
Site Oficial
Foto: Patrícia Araujo


