Temporalidade e tradição: Minas Trend apresentou o DNA da moda mineira na passarela

Crescimento acelerado posiciona a Projesan como a segunda maior empresa no mercado de tratamento de água do Brasil
14 de abril de 2023
Malbec Day 17/04: Malbec fez fama na Argentina, mas se originou na França
14 de abril de 2023

A moda mineira foi apresentada em sua essência no Museu da Moda, nessa quarta-feira (12), em Belo Horizonte

O evento fez parte da 29° edição do Minas Trend e contou com a produção de profissionais locais da moda, os diretores criativos e de execução Grazi Coelho, José Fonseca e Tami Halabi.

A programação foi aberta ao público, que antes mesmo do horário marcado, encheu o Museu para prestigiar a moda local. Centenas de pessoas se acomodaram nos corredores e salões e puderam apreciar a curadoria feita especialmente para o Minas Trend.

Estiveram nas passarelas cinco marcas de vestuário e duas de acessórios: Arte Sacra, Barbara Bella, Victor Dzenk, B. Bouclé, Candê, Claudia Marisguia e Junia Gomes, todas elas com as características tradicionais da modelagem mineira.

A diretora Grazi Coelho explicou a intenção da equipe na hora de pensar o desfile. Ela citou o corte centesimal, criado e usado bastante em Belo Horizonte e que serve de modelo para tantos lugares. “Quando falam que a moda de Minas é especial, é por isso também. Todos nos elogiam pelo design, somos um celeiro de ideias e de bons profissionais”, enfatizou a profissional.

A temporalidade também é um pilar da moda mineira. Grazi contou que as peças usadas no desfile existem por tempos diferentes e em tendências variadas. “São marcas mais antigas, mais novas e peças de 10, 15 anos atrás. Uma junção que demonstra a temporalidade das peças e da moda mineira”.

A produtora também ressaltou a importância econômica da moda mineira, que serve como exemplo para outros polos de moda, ajuda na demanda por mão de obra qualificada e ganha cada vez mais destaque nacional e mundial. Porém, o motivo desses benefícios está na diferença dos produtos mineiros: “Em Minas, por mais que tenhamos uma moda comercial, temos muita identidade em cada produto. Foi isso que quisemos passar”, concluiu Coelho.

Moda e música

O desfile foi precedido pelos grupos Música Figurata e OpemG, que apresentaram músicas em diálogo amplo, do Barroco ao Pop. A intenção dos era apresentar ao público a íntima relação entre música popular e barroca com os tempos modernos. Assim, a interdisciplinaridade com a moda fez ainda mais sentido.

Outras possibilidades

Além disso, o público também teve a oportunidade de apreciar as exposições: “Alceu Penna: inventando a moda do Brasil”, sobre a trajetória do estilista, e “Saberes de Costura: do molde à roupa”, que aborda a importância da modelagem exclusiva com o corte centesimal e iole

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.