Suas canetas e lápis antigos podem valer um ano de material escolar

Alicia Keys usa lenço Emilio Pucci para apresentar o Grammy Awards
14 de fevereiro de 2019
Peppino di Capri com Zizi Possi no Guairão
14 de fevereiro de 2019

Além de premiar uma escola pública com centenas de materiais escolares, o concurso dará bônus para as instituições que mais coletarem instrumentos de escrita e enviarem gratuitamente para a reciclagem

Sabe aquele lápis quebrado ou caneta sem tinta que já não pode mais ser utilizada e que acabaria no lixo? A boa notícia é que esse material pode ser transformado em novos produtos e ainda beneficiar escolas de todo o Brasil. O responsável por tornar isso possível é o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita que está promovendo o concurso “Faxina nos Armários” que irá premiar uma instituição de ensino pública com kits de material escolar pelo período de um ano. Entre os resíduos aceitos, estão os itens a seguir, de qualquer marca: canetas, canetinhas, marca texto, canetões para quadro branco, lápis, lapiseiras, entre outros. Qualquer consumidor, escola, condomínio, empresa ou organização pode participar, desde que indique uma instituição de ensino pública para receber o prêmio.

O Programa, que existe desde 2012, lançou a 7ª edição do Concurso Faxina nos Armários. O participante que enviar mais instrumentos de escrita terá a oportunidade de premiar uma instituição de ensino pública à sua escolha. Além disso, serão computados pontos bônus para os participantes que se destacarem no concurso. Esses pontos podem ser convertidos em doações financeiras para as próprias escolas e ONGs. Em 2018, o time vencedor do concurso foi o Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, localizado no município de Ruy Barbosa, na Bahia. Os alunos e professores se mobilizaram e criaram metas individuais para coleta do material. O alto engajamento do corpo docente e dos estudantes foi essencial para alcançarem o primeiro lugar e receberem o prêmio que foi distribuído entre os alunos que tiveram o melhor desempenho na coleta. O aluno Emerson, que se destacou na coleta entre os colegas de classe, falou sobre o impacto do Programa: “É um projeto importante que ajuda a reduzir os índices de poluição, e é um reconhecimento nacional que realmente traz muito orgulho para cada um de nós.” A diretora Maria Auxiliadora, ressalta: “Desde que começamos esta campanha nós vimos a diferença em nossos alunos e na consciência ambiental, hoje eles sabem o que pode ser jogado na natureza e o que devem trazer para a reciclagem.”

Você também pode fazer parte dessa história, basta acessar o site da TerraCycle (www.terracycle.com.br), se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita e começar a coleta. Assim que uma grande quantidade for acumulada, é necessário gerar a etiqueta de postagem pré-paga disponível na página do programa e levar até uma agência dos Correios. Somente os materiais recebidos e contabilizados dentro do período de duração do “Faxina nos Armários” (01 de março a 31 de maio de 2019) concorrerão às premiações. Para garantir sua participação, é importante observar o prazo de 3 a 5 semanas após a postagem para que o material seja recebido pela TerraCycle. Lembrando que o programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular de R$ 0,02 por unidade (12gr).

Site e regulamento do concurso: https://www.terracycle.com.br/pt-BR/contests/faxina-nos-armarios-2019

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 80 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o tratamento ambientalmente correto dos resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, L’Occitane, P&G, Scotch-Brite, L’OR, Pilão e Melitta que patrocinam Programas Nacionais de Reciclagem para seus produtos e embalagens.

Em Janerio de 2019, a TerraCycle lançou o Loop, plataforma E-commerce de produtos de consumo com embalagens retornáveis. Ainda em fase piloto, a iniciativa foi implementada nas cidades de Paris e Nova York e tem como parceiras gigantes como Nestlé, Unilever, P&G e PepsiCo, Danone, Mars Petcare, Mondelez Internacional, entre outras. A Plataforma Loop aplica o conceito de economia circular que permitirá aos consumidores adquirirem produtos de suas marcas preferidas em embalagens devolvidas aos fabricantes após o uso, gerando lixo zero em compras do cotidiano.

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.