Programação em Canela e Gramado movimenta a região e consolida o destino como um dos mais procurados do país
A Serra Gaúcha se prepara para receber visitantes de todo o Brasil em mais uma temporada de Natal marcada por atrações culturais, celebrações tradicionais e experiências de alto padrão. Canela e Gramado, principais polos turísticos da região, reforçam seu protagonismo com eventos que seguem até 18 de janeiro de 2026 e integram um calendário que combina história, música, gastronomia e espetáculos temáticos.

“Esses eventos evidenciam a consolidação da Serra Gaúcha como um dos principais destinos de turismo premium do país”, explica José Ernesto Marino Neto, sócio gestor do futuro Kempinski Laje de Pedra. A chegada do empreendimento acompanha o movimento da região, que busca atender os visitantes que buscam sofisticação e vivências personalizadas.

Em Canela, o Sonho de Natal volta a transformar a cidade com música, teatro e dança, mantendo sua posição como um dos eventos mais tradicionais da região. Entre as novidades deste ano está o Canela Light Fest – Festival das Luzes, que promete iluminar pontos icônicos, incluindo a Catedral de Pedra, com instalações luminosas e projeções durante quatro noites, ampliando o apelo visual e cultural do destino. A cidade também será ponto de passagem da Caravana de Natal Coca-Cola, reforçando a atmosfera de celebração.

Em Gramado, o Natal Luz, que celebra 40 anos, mantém sua programação com alguns dos espetáculos mais esperados pelo público, como o Grande Desfile de Natal, o Nativitaten e o Karaokê de Natal. A cidade também recebe o show de Roberto Carlos, um dos destaques da agenda deste ano. A tradicional Vila de Natal, instalada na Praça das Etnias, funciona como um mercado natalino com apresentações gratuitas, reunindo artesanato, gastronomia e atividades culturais. Já a Caravana de Natal Coca-Cola, outro símbolo da temporada, está prevista para percorrer as ruas da cidade em dezembro, com datas e trajeto a serem confirmados. O clima festivo se estende aos ambientes internos, com o Hard Rock Café oferecendo uma série de tributos a artistas como Freddie Mercury, Amy Winehouse, Beatles e Elvis.

Previsto para ser inaugurado em 2027, o Kempinski Laje de Pedra se integra a esse cenário com a proposta de oferecer experiências personalizadas, estadias sofisticadas e integração com a natureza e a cultura local. A chegada do empreendimento reforça o dinamismo do setor e acompanha o ritmo de evolução de uma região que, ano após ano, se destaca pela capacidade de renovar sua oferta turística.

Com a combinação de tradição, espetáculos e infraestrutura cada vez mais qualificada, Gramado e Canela consolidam mais uma temporada de Natal que deve movimentar a economia local e reafirmar a Serra Gaúcha como referência nacional em turismo de fim de ano.
Sobre o Kempinski Laje de Pedra
O Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences, em Canela (RS), será o primeiro empreendimento sob a bandeira da rede de luxo alemã no Brasil. Em fase de retrofit, o projeto reunirá residências sofisticadas e um hub de serviços e experiências exclusivas enraizadas na cultura, na história e na identidade local, que incluem nove operações gastronômicas, quatro piscinas, spa com mais de mil metros quadrados, fitness center, teatro, lojas, centro de convenções e enfermaria com telemedicina.
Ao ser escolhida para receber o primeiro Kempinski do continente, Canela se junta a um seleto portfólio de destinos turísticos da Europa, Ásia, Oriente Médio e África. A previsão de abertura é em 2027.
fotos: divulgação


