Senso de propósito também exerce efeito protetor contra o Alzheimer e outros tipos de demência, revela estudo

Ter metas, cultivar objetivos e encontrar significado nas relações pode ir além da motivação pessoal. Um estudo da Universidade da Califórnia, publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry , aponta que o senso de propósito também exerce efeito protetor contra o Alzheimer e outros tipos de demência.

O levantamento acompanhou 13.765 adultos, com 45 anos ou mais, ao longo de até 15 anos e revelou que aqueles com maior senso de propósito apresentaram cerca de 28% menos risco de desenvolver demência. O efeito protetor se manteve consistente entre diferentes grupos étnicos e raciais.

A análise incluiu também o impacto da variante genética APOE ε4, principal fator de risco hereditário para a Doença de Alzheimer (DA) na sua forma tardia (senil). Pessoas que possuem essa variante têm maior probabilidade de desenvolver a doença, mas, mesmo entre esses indivíduos, um senso elevado de propósito foi associado a menor risco e início mais tardio do comprometimento cognitivo.

No Brasil, cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais convivem com demência. O Alzheimer responde por mais da metade dos casos, o equivalente a aproximadamente 1,8 milhão de indivíduos. De acordo com o Ministério da Saúde, até 2050 esse número poderá chegar a 5,6 milhões de pessoas afetadas pela enfermidade no país.

Para o neurologista Eli Faria Evaristo, do Sírio-Libanês, o primeiro passo para identificar a doença é observar mudanças sutis na memória e no comportamento. “Esquecimentos ocasionais podem ser normais com a idade, mas quando passam a interferir na rotina e na autonomia do indivíduo, é fundamental buscar avaliação especializada”, afirma.

“Ainda não há cura para a Doença de Alzheimer, mas o diagnóstico precoce da demência é essencial. Isso porque existem outras causas de demência que possuem tratamento potencialmente curativo e podem resultar, por exemplo, de deficiência de vitamina B12, hipotireoidismo e outros problemas hormonais, doenças autoimunes, apneia do sono, outras doenças neurológicas e efeitos colaterais de medicamentos. Identificar essas causas em estágios iniciais nos permite agir antes que o comprometimento se torne irreversível”, explica o especialista.

Segundo o médico, o melhor caminho para prevenir a doença inclui manter uma rotina de vida saudável, controlar pressão, diabetes, colesterol, obesidade, sono, evitar excesso de álcool e cuidar da saúde mental. “Manter audição e visão adequadas, alimentação saudável e prática de exercícios são estratégias efetivas de proteção cerebral, independentemente da realização de exames específicos”, conclui.

Sobre o Sírio-Libanês

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica que completou 100 anos em 2021, atua diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência, com atendimento humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades. Desde 2007, é reconhecida pela Joint Commission International (JCI), principal órgão mundial em qualidade e segurança hospitalar, e é a única instituição no Brasil a possuir também a acreditação da JCI em Atenção Primária à Saúde.

Por meio da Faculdade Sírio-Libanês, contribui para a formação de profissionais de saúde éticos e preparados para atuar com base em boas práticas, além de fomentar o desenvolvimento científico com estudos e pesquisas nacionais e internacionais. A instituição oferece graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização, estágios, seminários e reuniões científicas.

O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que reúnem empresas, operadoras e equipes de Atenção Primária no cuidado contínuo e qualificado, apoiando a gestão do benefício do plano de saúde e promovendo qualidade de vida e produtividade. Atualmente, está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Saiba mais em nosso site: Link.

foto: freepik

 

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.