Santa Catarina conta com mais de 17 mil startups. Negócios impactam economia e volume de empregos

The Hardest Run: corrida solidária em prol do Erastinho está com as inscrições abertas
13 de julho de 2022
Kia Brasil patrocina Festival de Cinema de Gramado 2022
13 de julho de 2022

Mais de 6% do PIB do estado já está ligado a estas empresas, que trazem soluções para segmentos como construção civil e mobilidade urbana

Inovação, tecnologia e oportunidades – essas são palavras que podem ser usadas para definir as startups. Um levantamento realizado pela Fundação Kauffman, mostrou que esse modelo de negócio é responsável pela criação de mais de 50% dos empregos em todo o mundo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de empresas registrado no Brasil teve um crescimento expressivo entre 2015 e 2021 – de 4.151 para 13.700, representando um salto de mais de 200%. Só em Santa Catarina, estado com o maior número de startups, são 17.720 empresas que se encaixam nessa configuração

Uma dessas empresas é a CloudPark, startup blumenauense especializada em soluções de controle e gestão de estacionamentos, que está no mercado desde 2016 e conta com 25 funcionários locais. Johnny Brandt, CEO da CloudPark, acredita que os negócios regionais são uma porta de entrada essencial para o desenvolvimento econômico e profissional. “Nossa empresa é daqui, mas as nossas soluções de gestão de estacionamentos já estão presentes em dezenove estados brasileiros, gerando boas oportunidades de emprego e contribuindo para a mobilidade urbana,” comenta.

Segundo um levantamento realizado pelo Tech Report, as startups catarinenses faturaram mais de R$ 19,8 bilhões em 2021, o que representa 6,1% do PIB do estado. Além de ajudarem na economia regional e nacional, as startups também geram mais oportunidades de emprego e abrem espaço para inovação e visibilidade.

Outra empresa que tem conquistado destaque no país é a FastBuilt. A construtech, especializada em soluções de automação para a construção civil e gestão do pós-obra, está no mercado há cerca de quatro anos, período em que já pode constatar as transformações que a empresa pode proporcionar para o ecossistema de inovação. “Em 2021 tivemos um crescimento de quase 300%. Estamos impactando o setor de construção civil, introduzindo a tecnologia e inovação onde antes só se pensava em planilhas. Quando falamos em construção, lembramos de muito cimento, aço, tijolos e percebemos a imponência do empreendimento quando pronto, mas só quem está no canteiro de obras sabe a transformação que a tecnologia traz”, diz Adriana Bombassaro da FastBuilt.

A FastBuilt conta atualmente com 15 colaboradores – 10 deles contratados neste ano – e atua com 36 clientes, em um total de nove mil lares. Em 2022 já cresceu 20% no primeiro quartil e está sempre buscando impactar o cenário.

Anualmente, a construtech realiza o FastBuilt Experience, evento que nasceu presencial, migrou para o virtual durante a pandemia e teve sua última edição, em 2021, de forma híbrida. “São palestras com grandes nomes da tecnologia e da construção civil que vêm até Blumenau para falar sobre suas soluções para o mercado e como a combinação dessas duas áreas promove insights, questionamentos e novos olhares para a construção e para as cidades. Além disso, também fomentamos a inovação ao permitir que startups iniciantes no mercado apresentem seu trabalho e suas soluções para um grande número de convidados presentes no evento”, ressalta Adriana Bombassaro.

Incentivo para inovar cada vez mais

Santa Catarina vem se mostrando um pólo transformador, com cenário propício para a incubação, nascimento e crescimento de novas startups. Segundo o Tech Report, Florianópolis o estado possui 7,4 empresas por mil habitantes, seguido por São Paulo com 7,0 e Curitiba 6,1.

Há, no estado, iniciativas como o Startup SC, promovido pelo Sebrae, que nos últimos nove anos acelerou o crescimento de mais de 330 empresas. Além desta, é possível citar ações como Startup Summit, Meetup Startup SC, Programa Capital Empreendedor, entre outros.

 

Sobre a CloudPark

Startup especializada em soluções de controle e gestão de estacionamentos, a CloudPark tem unidades em Blumenau (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Conta com um portfólio completo de soluções de gestão e automação para a área de mobilidade urbana, além de produtos para integração de gestão, como cancelas, totens de autopagamento, sensores “sem parar” e painel de controle de vagas. A empresa proporciona controle em tempo real dos números de vagas, bem como a gestão financeira de estacionamentos e a integração entre soluções varejistas, para melhor experiência do cliente.

Mais informações em www.cloudpark.com.br