Saiba como transformar a sua varanda em uma área social integrada ao restante do apartamento

ElClásico da moda: sucesso dentro e fora de campo
27 de outubro de 2020
Processo seletivo de verão da PUCPR será digital
27 de outubro de 2020

Adeptos à tendência que propicia mais espaço para convivência de moradores e convidados, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello dão as dicas sobre como conectar os ambientes, respeitando as características de cada um

Já faz algum tempo que as varandas de apartamentos deixaram de ser uma área ‘sem graça’ e usada apenas para abrigar plantas, como mini ‘quintais’, e apreciar a vista do bairro. Com a tendência dos ambientes integrados, a área, que pode ser chamada também de ‘novo living’, ganhou diferentes usos e se tornou muito requisitada em novos projetos.

Segundo a arquiteta Erika Mello, sócia de Renato Andrade no escritório Andrade & Mello Arquitetura, o pedido dos novos moradores é super compreensível, haja vista reflete o desejo e a busca por espaços maiores. “Quando trabalhamos a integração da varanda, ampliamos uma área da casa, seja a sala, quarto ou sala de jantar. E como o ambiente, por si só, não tem a necessidade da limitação de paredes, proporciona uma sensação mais agradável”, explica a arquiteta.

Em um imóvel pequeno, a varanda atua como extensão dos cômodos, revelando-se como uma área valiosa a ser aproveitada pelo morador (Por Andrade & Mello) | Foto: Luis Gomes

Nesse contexto, Renato também destaca uma visão mais atual do mercado imobiliário, que tanto em imóveis pequenos, como também os maiores, tem privilegiado uma planta mais voltada para o ‘estar juntos’, em detrimento à parte íntima. Principalmente nesse período em que ser humano, em um primeiro instante, se viu obrigado a ficar em seus lares, o desejo por ter mais espaços para atividades sociais se tornou ainda mais evidente. “Na varanda é possível ter o contato com a natureza, receber convidados, preparar um churrasco, descansar ou até mesmo ter uma sala de estar ampliada. Tudo de acordo com a vontade do morador e nosso trabalho é tornar realidade”, declara.

Mas como realizar essa integração? Confira as dicas dos profissionais para integrar o seu espaço e deixá-lo do seu jeitinho:

Nesta varanda gourmet integrada assinada pelos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, a aposta foi evidenciar o natural como base da decoração. Básico e aconchegante! | Foto: Luis Gomes

Defina o que deseja

Nesse projeto, a varanda ganhou status de sala de jantar. Para a incorporação com a sala de estar, os arquitetos investiram no mesmo revestimento, ocasionando a perspectiva de continuidade, assim como o amadeirado presente nos móveis projetados nos dois ambientes | Foto: Luis Gomes

O primeiro passo traçado por eles é entender as aspirações do morador para o local. Existe a possibilidade de criar uma varanda como área gourmet, ambientação para descansohome office (uma alternativa muito aprazível para o rendimento e o bem-estar de quem trabalhará definitivamente em casa), uma área para leitura, um bar… e outras milhões de possibilidades! Quando o uso é determinado, Erika e Renato partem para a análise do espaço disponível, as alterações/adaptações que devem ser efetuadas para dar a nova roupagem para a varanda, e ao mesmo tempo, conectar com o outro ambiente.

No caso de áreas gourmets, as mais comuns nos apartamentos, o projeto conceberá uma ‘mini cozinha’ que, em linhas gerais, englobará uma bancada para a elaboração de pratos, pia, um cooktop e a tão sonhada churrasqueira. “Mesmo quando a varanda emana esses ares voltados para a alimentação, o projeto deve seguir uma linguagem que seja compatível com proposta da sala de estar, por exemplo. A todo momento buscamos essa alquimia na arquitetura de interiores”, avalia Erika.

Atente-se com a segurança e regras do condomínio

A luz natural traz um ar clean para a varanda integrada com a sala de estar. Super confortável! (Por Andrade & Mello) | Fotos: Luis Gomes

Uma coisa importante para toda extensão de varandas é o fechamento do vidro, primordial o conforto de quem a desfrutará – é maravilhoso saber que a proteção do ambiente permite sua utilização com sol (ou não), frio e até mesmo à noite. “É uma comodidade sem igual. Além disso, contribui para que os móveis e objetos de decoração não sofram com as intempéries climáticas”, observa Renato.

Além disso, aplicar uma telar solar ou película de vidro para criar uma proteção adicional figura-se como uma excelente opção, principalmente por conta dos dias de sol, caso também das persianas, que colaboram para a privacidade dos moradores. Entretanto, há uma ressalva: antes de instalar o vidro no perímetro da sacada, deve-se consultar as regras do condomínio por duas questões essenciais. Primeiramente, para constar que o edifício foi calculado para suportar a carga do vidro em todos os apartamentos e, como segundo ponto, para seguir a definição do modelo, tamanho e largura, com vistas à padronização da fachada. “E pensando na abertura, sempre consideramos o descerramento do vidro em um lado livre de móveis”, detalha o arquiteto.

Em imóveis antigos, que não permitem o emprego do vidro, é possível instalar telas e proteções verticais que permitem a intimidade e a sensação de um ambiente mais reservado.

Abuse das plantas

Para manter o ambiente agradável e arejado, espécies de plantas bem selecionadas se configuram como parte da decoração, além de conceder o entusiasmo e o frescor da convivência com o natural. “Vasos com flores também são super bem-vindos”, detalha Erika.

Entre as espécies, uma sugestão interessante é a Pata de Elefante, planta adaptada à luz do sol indireta e que expressa sua felicidade quando está próxima à janela ou fechamento de vidro. Entre tantas indicadas, a arquiteta afirma que se trata de espécie menos volumosa, apesar de sua folhagem espalhada. “Assim, não ocupa a circulação do ambiente”, finaliza.

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

Formados em Arquitetura, Renato Andrade e Erika Mello são sócios-fundadores do escritório. Em 15 anos de trabalho, somam mais de 120 projetos entregues com a certeza de terem proporcionado aos seus clientes todo profissionalismo nas intervenções realizadas. Além de atuar nos projetos, devotam suas experiências profissionais ao ensino: ambos respondem como professores titulares do Centro Paula Souza e lecionam disciplinas no curso técnico de Edificações.

www.andrademelloarquitetura.com.br

@andrademelloarquitetura