“Incluir & Evangelizar” estreia na segunda-feira (6) e terá como apresentadora a tradutora e intérprete em Língua Brasileira de Sinais, Tere Selenko

Rádio Evangelizar lança, em novembro, um projeto de rádio inclusão, totalmente voltado à comunidade surda. Com a proposta de promover a acessibilidade na comunicação radiofônica, o “Incluir & Evangelizar” será transmitido nas redes sociais da emissora, que somam mais de 415 mil seguidores e inscritos.

Com o desafio de produzir um programa de rádio para ser visto e não ouvido, o “Incluir & Evangelizar” não terá sons e será integralmente narrado em Libras.“Estamos acostumados a ver os intérpretes ocupando um espaço pequeno no canto da TV. Agora, o intérprete passa a ser apresentador do programa, aparecendo em primeiro plano, no centro da imagem”, destaca a produtora de conteúdo da Rádio Evangelizar, Adriana Lopes.

Quem se emocionou ao gravar os oito episódios que irão ao ar a partir da próxima segunda-feira, 6 de novembro, foi a apresentadora do novo programa, Tere Selenko, professora, tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Há 9 anos ela coordena a equipe de intérpretes de Libras que atua nas transmissões da TV Evangelizar, de Missas, Cerimônias de Adoração, programas campeões de audiência, como o “Noite de Louvor”, e eventos especiais da Obra Evangelizar, como o “24 Horas em Oração na Presença do Senhor”, o “Retiro Nacional” e a “Festa de Jesus das Santas Chagas”.

Habituada a aparecer nas transmissões de forma mais discreta, chamou a atenção da nova apresentadora o ritual de profissionais de televisão que têm destaque nas telas. “É tudo tão diferente, começando com a roupa e a maquiagem. É gratificante fazer parte disso e não encontro palavras para agradecer e expressar o tamanho do respeito que vejo a rádio colocar neste trabalho inovador ”, diz.

Na primeira temporada do “Incluir & Evangelizar”, os episódios terão até 15 minutos de duração, no canal do YouTube da emissora e em versão reduzida no Instagram. O programa será exibido em três edições semanais: às segundas, às 7h, quintas, às 17h e domingos, às 8h.

Os temas estão relacionados à Obra Evangelizar, fé católica, cidadania, questões de interesse da comunidade surda, entrevistas, músicas e os bastidores da rádio. “Nosso propósito é levar ao conhecimento desse público tudo aquilo que pode ser útil e melhorar a vida de cada um. Além disso, queremos mostrar as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência, dando voz a essa audiência. Recebemos relatos de pessoas que sofrem com a dificuldade de se comunicar, até mesmo com os próprios médicos. É muito triste saber que a acessibilidade na saúde não é universal. Nossa forma de contribuir é essa: o rádio inclusivo”, conclui a produtora da emissora.

Outras iniciativas pela inclusão

O “Incluir & Evangelizar” é parte de um conjunto de ações da Obra Evangelizar voltadas à acessibilidade e inclusão. Na última sexta-feira de cada mês, o Padre surdo Wilson Czaia celebra a Missa Especial em Libras, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas. A Santa Missa, que começa às 7h30, tem transmissão ao vivo pela TV Evangelizar. As próximas celebrações em Libras estão programadas para os dias 24/11 e 29/12.

A Associação Evangelizar É Preciso ainda arrecada lacres de latinhas de alumínio para a troca por cadeiras de rodas desde 2019 e, atualmente, tem parceria com os Institutos Encurtando Caminhos e Maurício de Souza. Ao todo, a Obra já arrecadou 1,8 toneladas de lacres, que resultaram na doação de 20 cadeiras. Também reserva 10% das vagas dos Feirões de Empregabilidade promovidos com parceiros para PcDs. Somente em 2023, até o mês de setembro, os Feirões encaminharam 1.987 candidatos a entrevistas de emprego, que resultaram em 1.057 contratações. Além disso, o Jornal do Evangelizador, enviado mensalmente aos associados, tem versão em áudio, que, em breve, estará disponível no aplicativo da Obra.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.