Quarto infantil: Soluções descomplicadas

Ney Matogrosso estreia a segunda temporada da Janela UBC
10 de maio de 2021
Txai Resort apresenta uniformes sustentáveis by Cecilia Echenique
10 de maio de 2021

Quarto infantil, seja de menino ou menina, oferecem infinitas possibilidades na hora da decoração

Podem usar e abusar de objetos, papéis de parede e elementos decorativos, mas ainda surgem dúvidas por parte dos papais na hora da escolha de cores, temas e disposição de mobiliário.

Por este motivo, a arquiteta Elaine Alberico separou alguns dicas e maneiras criativas que podem facilitar essa escolha na hora da reforma.

Primeiro Passo

Definir até que idade o quarto será utilizado da forma que você está projetando neste momento, assim você poderá definir quais e os tipos dos móveis que você colocará neste espaço, como tipo de cama, bancada de estudo e outros. “É fundamental decidir de que forma e até qual idade a criança irá utilizar o quartinho. Indico móveis adaptáveis, assim é possível usar por mais tempo. Como por exemplo, berços que podem virar cama e podem usar até os 7, 8 anos da criança”, conta Elaine Alberico.

Segundo passo

Evitar um tema, material ou cor muito marcante em algo que dificulte mudança posterior, envolva mão-de-obra específica ou uma grande reforma, por exemplo, nos móveis. Use e abuse da cor, elas podem ser elemento-chave na decoração, use nas almofadas, cortinas, acessórios e papel de parede, pois podem ser de fácil alteração durante as fases de crescimento da criança se houverem mudanças de estilo e preferência. “É importante que o quartinho tenha detalhes marcantes peças que podem trazer personalidade, assim a criança vai se sentir mais à vontade em brincar e passar mais tempo no local”.

Terceiro passo

Os tons pastéis e cores claras trazem mais amplitude ao espaço, aconchego e leveza na decoração, além de serem ótimos para meninos e meninas. Tons vibrantes chamam mais atenção e são mais alegres, podem ser utilizadas em itens decorativos como roupa de cama, para não enjoar facilmente das cores. Nem todo o quarto de menino precisa ser azul, avalie paleta de cores que podem compor com os demais objetos, móveis. “Os pais podem transmitir traços da personalidade da criança através das cores, fugir um pouco do branco, rosa e azul. Respeitar a opinião da criança de colocá-la em um local confortável e agradável se de conviver”.

Quarto passo

Use e abuse dos acessórios, brinquedos à mostra, cestos de bagunça, livrinhos coloridos e objetos personalizados dão identidade ao quartinho dela e mostram a personalidade da criança e a história da família. “Além de oferecer a criança mais curiosidade, alimentando assim a imaginação e seu desenvolvimento”.

Quinto passo

Papéis de parede criam um efeito divertido e personalizado no quarto. Se for uma imagem muito marcante, escolha somente uma parede para o efeito, para não enjoar facilmente. “Outra opção bacana e muito divertida é chamar a família para customizar uma das paredes com pintura, e existem várias formas para isto, círculos, faixas, formas geométricas, desenhos abstratos, pois além de você investir menos, é muito divertido, integra toda a família e ainda fica personalizado e único”, finaliza a arquiteta.