Psicotrópica apresenta coleção inspirada no artista Pedro Mota

Primeira Orquestra Jovem do Paraná reúne jovens de projetos sociais e músicos de 7 estados brasileiros
18 de março de 2019
Calvície feminina: 4 estratégias para reverter a queda capilar
18 de março de 2019

Fundada em 2015, em Florianópolis, a imersão a um universo psíquico é o norte de Raiana Pires em sua marca de roupas, a Psicotrópica

Permeada pelo slow fashion, a moda da etiqueta é estampar a loucura e personalidade intrínseca de cada um por meio de suas criações artesanais, feitas em pequena escala e, sobretudo, psicotrópicas – onde a moda interliga-se com a arte.

Fruto de uma experiência pessoal no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a grife surge para desbravar a beleza e liberdade que habitam em meio aos transtornos mentais humanos. Para Raiana, a utilização de desenhos diversos, formas geométricas e ampla paleta de cores no processo criativo materializa a proposta da marca em sua essência, cujas estampas autorais são elaboradas manualmente pelos pacientes-artistas da Rede de Saúde Mental.

Com o propósito de externalizar a loucura de maneira diferente – sendo a estampa uma forma ímpar de expressão do universo interior e carro-chefe da etiqueta –, a estamparia e linguagem visual apurada presentes em vestidos, saias, kimonos, e, especialmente, nas camisas, carregam sensibilidade e muita história para contar.

Para o Verão 2019, a obra “Prosperidade, felicidade em tudo” de Pedro Mota – em exposição no Ateliê Gaia, no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro – serviu de inspiração para garantir a tônica da nova coleção, batizada “Limiar”, que ganha vida com três novas estampas em oito modelos diferentes, elaboradas à mão pelo artista carioca.

“Somos uma marca slow fashion que cria roupas com estampas únicas e autorais, com produção artesanal e em pequena escala. Além de valorizarmos o tempo e a criação de cada peça, acreditamos que é a partir da estampa que expressamos nosso universo interior e a loucura que há dentro de cada um de nós”, conta Raiana. “Estampe sua loucura.”

SERVIÇO

Showroom: Avenida Senador Casemiro da Rocha, 731 – São Paulo/SP

http://psicotropica.com.br/
@psicotropica_art