Projeto cosmopolita decorado com cores fortes pontuais contrastam com cores escuras

Novo álbum da Orquestra Ouro Preto já está disponível nas plataformas digitais
3 de abril de 2023
Como a Inteligência Artificial e o Metaverso podem ser aliados das profissões?
3 de abril de 2023

Entregue pela construtora apartamento projetado pelo Studio 92 Arquitetura não sofreu muitas intervenções

Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, este apartamento com 70 m² possui um skyline de tirar o fôlego durante qualquer horário, e, especialmente, durante o pôr do sol. Para se ter todo esse aproveitamento visual, a pouca intervenção realizada pelo Studio 92 Arquitetura foi a retirada do requadro e esquadria da porta de correr entre a sala e a varanda, ganhando assim mais espaço, boa circulação e permitindo o visual da cidade ser apreciado por inteiro em todos os ambientes sociais.

Com a abertura de toda a área social, um grande sofá (Estar Móvel) na cor azul cobalto foi colocado neste espaço integrado. Seu design minimalista e com encostos soltos e modulares permitem criar diversas possibilidades de layout do sofá. O tapete usado sobre o piso vinílico tem listras nas cores azul escuro, claro e cinza. A escolha desta padronagem foi dar um movimento à decoração e manter a sincronia das cores que permeiam por uma paleta em tonalidades azuis e pretas.

A mesa de jantar colocada próxima à cozinha e à entrada do apartamento tem três cadeiras de couro da Bucalo com grandes pespontos no encosto, sua beleza rústica se destaca na predominância das cores usadas no projeto. Uma solução para ganhar espaço na área de jantar, foi colocar a mesa retangular rente à parede e no lugar de outras cadeiras, foi usado um banco que acomoda confortavelmente três pessoas.

O azul escuro é a cor predominante sendo usado nos acabamentos da marcenaria e na parede da sala de jantar. Nesta, foram pendurados dois quadros com cores quentes para contrastarem com o azul da parede e com a cor preta pontuada nos acessórios, na estante, nas prateleiras, nos objetos de decoração, na mesa de jantar, nos bancos de apoio, na bancada da cozinha e na porta de entrada.

Nas demais paredes a cor cimento queimado trouxe um despojamento alinhado com o projeto luminotécnico com spots na cor preta instalados fio a fio por todos os ambientes do apartamento, exceto sobre a mesa de jantar que ganhou dois pendentes com lâmpadas balloom. Esses elementos colaboram para o estilo industrial urbano, uma aposta do Studio 92 Arquitetura que sempre busca contemplar um ar contemporâneo aos seus projetos.

Outra aposta do escritório é sempre trazer soluções para o armazenamento, por isso sempre há uma preocupação em não desperdiçar cantos e espaços. Com esse objetivo sempre em mente, o Studio 92 Arquitetura desenhou uma cristaleira em serralheria com pintura eletrostática na cor preta e portas em vidro canelado com abertura apenas com um toque, onde louças podem ser armazenadas com muito charme. Ao lado desta cristaleira, foi projetado um aparador com baús colocado estrategicamente atrás do sofá e prateleiras, que receberam iluminação LED embutida, o que proporciona uma luz cênica e difusa à noite.

Na parede estrutural do edifício foi instalada a TV com rack baixo em madeira no tom Carvalho da Arauco e prateleira suspensa em serralheria na cor preta. Ela delimita juntamente com a diferença de pisos (vinílico e porcelanato cimento queimado), os espaços entre a sala de estar, a cozinha e a lavanderia, estão separadas pela geladeira e totalmente harmonizada com a cozinha como uma continuação da mesma, cuja bancada e armários mantiveram os mesmos acabamentos, justamente para dar essa sincronicidade entre os ambientes e dar a entender ser um único ambiente. A bancada da lavanderia avança para a varanda, podendo ser vista da sala social, sendo assim, a máquina de lavar roupas foi escondida dentro do armário.

Soluções criativas no home office

O apartamento possui uma grande varanda que norteia da lavanderia até a suíte. Nesta, para criar uma barreira física, mas não visual, o Studio 92 Arquitetura criou uma chapa de alumínio perfurada no espaço da varanda entre a sala e o home office, cujo acesso se tem apenas pela suíte do casal.

Neste espaço onde foi criado o home office, uma pequena bancada foi desenhada pelo escritório em MDF carvalho da Arauco com duas gavetas e estrutura em serralheria na cor preta com prateleiras para servir de apoio. Ao lado um grande pilar cuja a frente é revestida com espelho. Vasos com plantas trazem a natureza para dentro do espaço.

Cabeceira criada com piso tátil é destaque na suíte

Seguindo para área íntima do apartamento, o hall de circulação cujas paredes foram pintadas com tinta na cor cimento queimado contrastam com a cor preta usada nas portas, e assim, mantendo a mesma paleta de cores usada no projeto.

Na suíte do casal, surpreendente é a cabeceira da cama. No lugar dos tradicionais painéis de madeira ou pintura na parede, o Studio 92 Arquitetura, usou com muita criatividade ladrilhos hidráulicos de piso podotátil, usados nas calçadas que orientam pessoas com deficiência visual.

A ideia para se usar como cabeceira partiu do relevo do piso que trouxe essa textura e movimento à decoração. Os ladrilhos foram resinados na cor azul e a meia parede superior pintada na cor cimento queimado, com quadros com cores quentes como o vermelho, mantendo a mesma linguagem de cores aplicadas por toda decoração do apartamento.

Em um dos lados da cama foi colocado um banco tripé para ser usado como mesa de apoio e do outro lado uma estante com prateleira em serralheria preta para livros e

objetos decorativos. As caixas de tomadas, interruptores e dimmer precisaram ser adaptadas, para que pudessem ser instaladas na cabeceira tátil, para isso o Studio 92 Arquitetura criou uma caixa em serralheria na cor preta que pudessem ser perfuradas no piso. A solução trouxe ainda mais beleza e estética ao ambiente.

Outro destaque no quarto da suíte é o armário em L, justamente para se aproveitar todos os espaços do ambiente, com acabamento em fórmica azul noturno e portas com vidro reflexivo. Na parte superior maleiros com portas basculantes em chapas perfuradas para se ter ventilação dentro do armário.

No banheiro da suíte piso e parede revestidos com porcelanato 90x90cm, no box foi feito um recorte em 45 graus na parede. A bancada com armário em madeira MDF carvalho com puxadores em cava e cuba sobreposta em concreto, criam um ar bem contemporâneo ao espaço que também ganhou dois grandes armários espelhados com iluminação embutida em LED na parede com muito espaço para guardar itens de higiene pessoal e cosméticos.

O outro quarto, foi transformado em um quarto de hóspede com uma bicama e luminária de chão. Mais um armário foi instalado com boa profundidade e muito espaço, seu acabamento em madeira MDF carvalho da Arauco possui puxadores em cava, bem charmoso e prático.

Já o banheiro social traz três tipos de revestimentos. Porcelanato no piso e parede, cerâmica retangular na cor azul dentro do box, usada verticalmente.

No lavabo, na parede da bancada, cerâmica sem ser resinada aplicada horizontalmente dando um ar mais rústico despretensioso. Para finalizar, bancada com cuba esculpida em preto absoluto e espelho orgânico complementam o charme do ambiente.

Sobre o Studio 92 Arquitetura

O Studio 92 nasceu na época da faculdade, na qual expressar ideias realizando sonhos era um dos maiores desejos das amigas, e atualmente sócias, Débora Terra e Jéssica Lucas – formadas em Arquitetura e Urbanismo pela faculdade de Belas Artes.

Durante o percurso profissional, passaram por escritórios de grande importância na área de Arquitetura e Design, participando de projetos desde a escala urbana até instalações em pequena escala, mas de grande impacto social e artístico.

Atualmente, as profissionais buscam – por meio de especializações na área da Psicanálise Social, Arte e Fotografia – transformar o sonho de seus clientes em uma experiência sensorial, cultural e com caráter singular.

Para o Studio 92, é de grande importância que cada projeto expresse a identidade do cliente, com a visão de que o projeto é singular e, por isso, o primeiro contato com o cliente vai além da coleta de informações convencional. Tenta-se fazer parte da história de cada um, para que o resultado final seja uma obra única que expresse o modo de vida e a identidade de quem vai habitar este novo lar.S

@studio_92arquitetura

crédito fotos: Mariana Orsi