O estudo inédito foi conduzido pelo laboratório de Neurociência Experimental da Universidade do Sul de Santa Catarina e constatou que o Magnésio + Inositol Relief 3.0 também aumenta a disposição física e emocional, reduz a ansiedade e até eleva o fluxo sanguíneo cerebral
Em um contexto em que o Brasil vive uma epidemia do sono e da ansiedade, cada vez mais crescem as buscas de soluções para essas questões de saúde. Assim, o consumo de antidepressivos e de pílulas para estimular o sono vem aumentando ano a ano. E, consequentemente, estudos apontam a relação do consumo de remédios para dormir com o aumento de casos de demências.
Na contramão do uso de medicamentos, os suplementos alimentares ou os nutracêuticos são considerados uma alternativa natural para a melhora da qualidade de vida. O Magnésio, por exemplo, desempenha diversas funções importantes para o organismo e já é bem estabelecida a sua eficácia na melhora do sono. Apesar de presente em uma série de alimentos, atualmente, mais de 70% dos solos brasileiros possuem níveis inadequados de magnésio. Este mineral está envolvido em mais de 600 reações enzimáticas, incluindo metabolismo energético e síntese de proteínas, boa parte delas dentro do nosso sistema nervoso central. Atua como um antagonista do cálcio e está envolvido na regulação de neurotransmissores que influenciam o sono, como o GABA, um neurotransmissor inibitório que promove o relaxamento e o sono.
No entanto, nenhuma pesquisa realizada no Brasil havia expandido, ainda, a avaliação dos benefícios do Magnésio para a saúde, principalmente investigando seu impacto na qualidade de vida, que vai além de um sono melhor. Foi então que surgiu o primeiro estudo científico brasileiro com essa substância, fruto de uma parceria entre a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com a True, empresa brasileira de suplementos, ambas interessadas em conhecer o potencial do Magnésio + Inositol Relief 3.0.
O CEO da True, Patrick Schilte, destaca a importância da ciência e das pesquisas realizadas pelas marcas de suplementos em parceria com universidades: “Além de comprovar a eficácia dos produtos, estudos como esses mostram que é possível viver melhor com pequenos cuidados no dia a dia, como exercícios, alimentação saudável e suplementação adequada, a partir de recomendação de nutricionistas e médicos. Além de fórmula limpa, trabalhamos para que nosso amplo portfólio ajude a promover o bem-estar e a prevenir os problemas de saúde”.
Além de magnésio, essa fórmula criada pela True contém outros ingredientes que contribuem para o bem-estar: o Inositol (uma vitamina do complexo B, importante para o funcionamento das células, metabolismo de gorduras, funcionamento da insulina e do sistema nervoso); a Taurina (aminoácido que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a melhorar a imunidade e prevenir o envelhecimento precoce); a Melatonina (hormônio que regula o ciclo circadiano, estimulando o sono no final do dia, promovendo o bom funcionamento do organismo e também atua como antioxidante); e a Glicina (aminoácido que tem propriedades antioxidantes e imunomoduladoras, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares, além de estimular o ganho de massa muscular e garantir a firmeza e elasticidade da pele).
Segundo a pesquisa, esse blend único da True melhora a qualidade do sono, mas também proporciona mais disposição física, emocional e reduz a ansiedade, o que pode estar associado ao fato do suplemento ter elevado o fluxo sanguíneo cerebral de quem o consumiu. O estudo foi conduzido por pesquisadores da UNISUL, liderado pelo Professor Daniel Fernandes Martins, Doutor em Neurociências, Coordenador do Laboratório de Neurociência Experimental (LaNex) da UNISUL. A investigação aconteceu em um grupo de 60 estudantes da área da saúde que apresentavam pouca qualidade de vida, sintomas de ansiedade e dificuldade para dormir. Foi realizado um ensaio clínico randomizado duplo-cego, controlado por placebo e crossover após 30 dias. “Isso significa que uma parte dos participantes usou o Magnésio + Inositol Relief 3.0 da True durante 30 dias e outra parte tomou um placebo, sem saber. Depois houve uma inversão dos grupos. Além de entrevistas qualitativas, foram realizados exames de sangue nos participantes”, explica o Professor Doutor Martins.
Veja os resultados detalhados da pesquisa aqui:
Qualidade de vida e mais disposição – 24% dos participantes que usaram o suplemento ativo sentiram que seu corpo físico apresentou menos limitações para as atividades do dia a dia. E 47% disseram que se sentiam mais dispostos emocionalmente para participar de atividades sociais, o que demonstra maior equilíbrio e saúde mental.
Mais oxigênio e fluxo sanguíneo no cérebro (córtex pré-frontal) – Os participantes que receberam o suplemento apresentaram um aumento de 17% no consumo de oxigênio do cérebro na área chamada córtex pré-frontal refletindo no aumento da atividade cerebral. Isso pode estar associado aos benefícios encontrados na avaliação de ansiedade e limitações físicas e emocionais relacionadas à qualidade de vida. Outra constatação do estudo foi o aumento de 12% do fluxo sanguíneo cerebral geral entre os participantes que fizeram uso do suplemento. O fluxo sanguíneo é responsável pelo transporte de oxigênio, hormônios, neurotransmissores e nutrientes fundamentais para o funcionamento das células. Evidências científicas recentes demonstram que a diminuição do fluxo sanguíneo cerebral está associada a doenças neurodegenerativas tais como Alzheimer, Parkinson, AVC e depressão.
Ansiedade – O tratamento com o blend reduziu a ansiedade em 10%, tanto dos participantes que já apresentam uma tendência ansiosa quanto dos participantes que estavam ansiosos momentaneamente.
Sono – Na análise do sono, foram encontrados tendências favoráveis ao uso do suplemento, nos seguintes parâmetros:
– Disfunção diurna: mais de 32% dos participantes relataram ter menos dificuldade para ficar acordado para dirigir, fazer refeições ou participar de alguma atividade social (festa com amigos ou trabalho e estudo).
– Qualidade do sono: 27% dos participantes relataram melhora da qualidade do sono durante o último mês de uso do suplemento, sendo que a maioria classificou a qualidade do sono como boa ou muito boa.
“Os avanços na compreensão da neurobiologia do estresse, comum na rotina de estudantes, demonstram uma interação entre distúrbios em processos bioquímicos e sintomas físicos e mentais. As respostas biológicas protetoras que ocorrem em resposta a estressores geralmente envolvem a ativação de mecanismos neurais, neuroendócrinos e neuroendócrino-imunes. Assim, em jornadas de longos períodos podem ocorrer sobrecarga, resultando em transtornos de humor, doenças crônicas e redução da qualidade de vida. Neste sentido, encontrar um blend que possa melhorar a qualidade de vida de quem sofre com ansiedade e dificuldades para dormir é um grande avanço no nosso compromisso de descobrir melhores opções terapêuticas para grande parcela da população brasileira ”, afirma o Professor Doutor Martins.
Dados sobre epidemias do sono, da ansiedade e uso de medicamentos que podem causar demências
Segundo dados atuais, o Brasil vive uma epidemia do sono: 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono (Fiocruz, 2024). O país também tem a maior prevalência de depressão na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023). E outra crise global que vivemos atualmente é a da ansiedade. Em 2019, a OMS também apontou que o Brasil é o país mais afetado e, em dados mais frescos, pesquisa da Covitel, de 2024, contabiliza 56 milhões de pessoas (ou 26,8% da população) padecendo do transtorno, sendo que mulheres e jovens são os mais afetados.
Dados da indústria farmacêutica mostraram um aumento de 30% nas vendas dos medicamentos para dormir, entre setembro de 2019 e 2023. Já o relatório do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), aponta que de 2013 a 2023, dobrou o número de atendimentos de casos de transtornos mentais na rede pública de saúde. Também cresceu mais de 50% o número de registros de uso de medicamentos antipsicóticos, que tratam doenças como depressão e ansiedade. Já um estudo publicado na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease (feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco – UCSF, nos Estados Unidos) descobriu que o risco de demência de quem “frequentemente” ou “quase sempre” toma medicamentos para dormir tem uma chance 79% maior de desenvolver demência, em comparação com aqueles que “nunca” ou “raramente” usaram remédios com essa finalidade.
Mais sobre o Magnésio + Inositol Relief 3.0 da True
Entre os benefícios desse produto para o organismo, destacam-se: auxílio no relaxamento e bem-estar, sono restaurador, mais disposição durante o dia, redução de insônia, cansaço constante e sintomas de ansiedade, apoio ao equilíbrio neuromuscular e à saúde óssea. “Criamos produtos saudáveis, que trazem bem-estar para muitas pessoas. Nosso suplemento Magnésio + Inositol Relief 3.0 é revolucionário, eficaz e faz a diferença em nosso portfólio”, afirma Cris Prado, diretora Comercial da True Source. O Magnésio + Inositol Relief 3.0 não contém glúten, açúcar e nem lactose. Deve ser consumida uma porção de 7g ao dia ou conforme orientação do médico e/ou nutricionista. Modo de preparo: diluir uma medida dosadora (7 g) em 150 ml de água.
Sobre a True
A True foi fundada em 2019 no Espírito Santo e está posicionada entre as cinco principais marcas no mercado brasileiro de suplementos alimentares e nutracêuticos. A companhia foi precursora ao oferecer nutrição de verdade e lançar produtos que unem alta qualidade, formulação limpa e focada no sabor, adotando ingredientes naturais como coco, abacate e maracujá. Tem mais de 130 produtos em seu portfólio, como creatina, whey protein, gel para treino esportivo e outros voltados à longevidade e à saúde da mulher – todos livres de açúcar, lactose, glúten e corantes artificiais. Seus produtos também possuem fórmulas enriquecidas com nutrientes como glutamina, BCAA e vitamina B12, além de apresentar níveis baixos de sódio e carboidratos. Com uma nova sede em Vitória (ES) e uma futura fábrica em Aracruz (ES), a companhia distribui seus suplementos alimentares e nutracêuticos em mais de 5 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil. E investe em pesquisa e desenvolvimento por meio de estudos científicos para comprovar a eficácia de seus produtos
Foto de bruce mars na Unsplash


