Por que a água quente faz mal para os cabelos?

Diadora apresenta coleção Primavera/Verão no Salão Internacional de Couro e do Calçado
25 de abril de 2023
Cannabis tem ação antitumoral
25 de abril de 2023

A água quente não é recomendada por especialistas como uma boa opção no momento de lavar os seus cabelos, isso porque, ela não só pode prejudicar os fios como também a saúde do couro cabeludo

“O recomendado é usar a água morna a fria, isso ocorre pois essas temperaturas auxiliam na saúde capilar de forma menos agressiva que temperaturas quentes, por exemplo, e por isso agem sem interferir na produção de oleosidade, além de ter uma higienização mais produtiva”, recomenda a Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos e transplante capilar.

Segundo a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, a água fria causa uma vasoconstrição e fecha a cutícula do cabelo, dessa forma, proporciona mais brilho. A água quente, por outro lado, faz o contrário e abre a cutícula, danificando. Para resgatar os cabelos e recuperá-los, a orientação da especialista é manter uma rotina regrada de cuidados com esses fios, buscar pelo uso de máscaras hidratantes e de reconstrução, sempre lembrando de não aplicá-las na raiz dos cabelos. Também é importante manter o equilíbrio do pH e da microbiota do couro cabeludo e para isso buscar produtos com minerais, ceramidas e aminoácidos para o fortalecimento capilar. “Também indico pelo menos uma vez na semana aplicar um Peeling Capilar com ação Prebiótica para limpar o couro cabeludo e fios, que ainda atua no equilíbrio da microbiota do couro cabeludo”, conta Dra. Joyce.

Inclusive, a Dra. Luciana reforça a importância dos cuidados com o couro cabeludo. “Se eu pudesse dar uma dica seria: cuide especialmente do couro cabeludo, afinal ele é responsável pela distribuição de nutrientes, ajudando na produção e crescimento de fios saudáveis e fortes, evitando a queda capilar, quebramentos dos cabelos e garantindo um belo brilho”, explica a especialista em cuidados com os cabelos.