Pesquisa aponta valorização de imóveis acima da inflação no último ano e setor vira ótima opção para investimentos

Qatar Airways Holidays oferece pacotes de viagem para fãs da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™
5 de maio de 2022
Hipertensão arterial pode causar danos no coração, cérebro, rins e veias
5 de maio de 2022

Abrainc aponta valorização de 17% nos imóveis nos últimos 12 meses; números dão força ao mercado

Recentemente divulgada, pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) fez um balanço do mercado da construção civil nos últimos 12 meses. O levantamento aponta bom desempenho do setor, mesmo na crise ocasionada pela pandemia. João Ximenes Fiuza, diretor comercial e de novos negócios do Grupo Diagonal, destaca que os números trazem confiança para o mercado.

“Diferente de anos atrás, hoje, a compra de um imóvel é vista não só como necessidade, mas como investimento, principalmente frente às constantes valorizações. Como os números nos mostram, as pessoas estão, finalmente, entendendo isso e depositando confiança no setor”, afirma.

No período, a pesquisa mostrou que o Índice Geral do Mercado Imobiliário (IGMI-R/ABECIP) teve uma valorização de 17,63% nos preços, contra uma alta de 11,30% no IPCA do país, índice que mede a inflação. Ou seja, o retorno financeiro para quem investiu em imóveis 6% acima da inflação oficial.

Um dos fatores que ajudam a entender o momento é o Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 4,6% no Brasil em 2021, aumento destaque desde 2010. Desse número, o PIB da construção civil aumentou 9,7%, também o melhor desempenho para o setor desde 2010 – em comparação com 2020, esse PIB teve aumento de 16%.

“Para as construtoras, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 14,2%, impulsionado pelo aumento do preço das matérias-primas usadas nos empreendimentos. Mesmo com o aumento das taxas, as pessoas estão comprando mais e as construtoras construindo mais. Esses aumentos beneficiaram os índices IGMI-R e FipeZap, medidores da valorização do imóvel. Isso é tanto a causa quanto o efeito do setor imobiliário ser um dos que mais valorizam hoje”, comenta João Ximenes Fiuza.

A compra de um imóvel, hoje, é um dos investimentos mais seguros que podem ser feitos, como finaliza o diretor do Grupo Diagonal. “O mercado imobiliário pouco sofre com crises financeiras, praticamente não sofre variações. A moradia é um recurso básico, então também sempre vai ter demanda de alugue. Além disso, nos últimos 10 anos, a Abrainc apontou que a rentabilidade anual de um imóvel foi de 15%, contra 9% de aplicações de renda fixa”, conclui João Ximenes Fiuza