Programação contempla eventos destinados a todos os públicos, desde crianças até a melhor idade

Para quem está a passeio ou reside na região de Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo, a Urbia anuncia uma programação especial e gratuita para o mês de abril no Parque Lajeado. Com um cronograma repleto de atividades socioambientais e esportivas, a agenda foi pensada para atender públicos de todas as idades, oferecendo caminhadas e oficinas de conscientização ambiental, além de aulas semanais de ginástica, Tai Chi, dança circular e alongamento. Tudo isso alinhado com o objetivo de oferecer saúde física e mental, além de proporcionar conexão com a natureza.

Atividades socioambientais:

Caminhada e bate-papo pela conservação: Solo em Foco 

Data: 13 de abril

Horário: das 14h às 15h

Sobre: em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, a Urbia realizará uma caminhada com bate-papo sobre a importância do solo, com ênfase em sua conservação. O passeio será guiado pela equipe de Educação Ambiental da concessionária e contará com paradas estratégicas para apresentar os diferentes tipos de solo, suas principais características e a essencialidade deste recurso na manutenção do equilíbrio ambiental.

Local: área multiuso

Público: livre

Oficina: Biodiversidade e Criatividade 

Data: 19 de abril

Horário: das 14h às 15h

Sobre: em homenagem ao Dia Nacional da Botânica, comemorado em 17 de abril, a Urbia oferecerá aos visitantes uma oficina que estimula a criatividade, a percepção da diversidade botânica e a sensibilização ambiental. A atividade iniciará com uma caminhada pelo Parque, onde os participantes farão a coleta de folhas e, posteriormente, terão a oportunidade de conhecer diferentes técnicas de impressão e colagem dos materiais.

Local: área multiuso

Público: infantil

Caminhada em celebração ao Dia da Terra 

Data: 27 de abril

Horário: das 14h às 15h

Sobre: em celebração ao Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, a Urbia realizará uma trilha guiada sobre a importância da vegetação, com foco especial nas árvores nativas e no seu papel para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. A atividade incluirá paradas em pontos estratégicos para conhecer e discutir os diferentes habitats locais, a interdependência entre flora e fauna e o impacto das ações humanas na conservação dos ecossistemas. O objetivo é destacar temas essenciais como a mudança climática, o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação dos habitats naturais.

Local: área multiuso

Público: livre

Atividades esportivas do Programa de Voluntariado:

Aula de ginástica para terceira idade 

Dias: segundas, quartas e sextas-feiras de abril

Horário: das 7h30 às 8h30

Sobre: durante as aulas, os participantes realizam movimentos cuidadosamente planejados que melhoram a mobilidade e contribuem para a qualidade de vida. A prática regular da ginástica proporciona benefícios como aumento da força muscular, equilíbrio e socialização, criando um ambiente acolhedor.

Local: área multiuso

Público: idosos

Aula de Tai Chi 

Dias: terças-feiras de abril

Horário: das 8h30 às 10h

Sobre: aula de arte marcial chinesa que auxilia no combate à ansiedade e estresse. São realizados movimentos circulares e lentos com controle da respiração.

Local: área multiuso

Público: livre

Aula de dança circular 

Dias: terças-feiras de abril

Horário: das 8h às 8h30

Sobre: tem como finalidade a integração do grupo, vivência das emoções e desenvolvimento das habilidades motoras e de ritmo, por meio de músicas e danças de culturas variadas.

Local: área multiuso

Público: livre

Aula de alongamento e Tai Chi Sentado 

Dias: quartas-feiras de abril

Horário: das 8h30 às 9h30

Sobre: visa melhorar a flexibilidade e prevenir lesões, por meio de movimentos controlados e gradativos. Já o Tai Chi Sentado adapta os movimentos suaves do Tai Chi para quem está no solo, garantindo equilíbrio, flexibilidade e relaxamento. Ambas as atividades ajudam a melhorar a saúde física e mental.

Local: área multiuso

Público: livre

Aula de Tai Ji Qi Gong 

Dias: quintas-feiras de abril

Horário: das 8h às 8h30

Sobre: consiste em aprender a modalidade de Qigong, uma arte marcial chinesa milenar que combina movimentos suaves, meditação e controle respiratório.

Local: área multiuso

Público: livre

Aula de alongamento e Lian Gong 

Dias: quintas-feiras de abril

Horário: das 8h às 8h30

Sobre: auxilia os participantes a melhorarem a flexibilidade e prevenirem lesões, a partir de movimentos controlados e gradativos. A modalidade Lian Gong consiste em um conjunto de exercícios terapêuticos chineses que melhora flexibilidade, força e equilíbrio.

Local: área multiuso

Público: livre

Aula de alongamento corporal para a terceira idade 

Dias: sextas-feiras de abril

Horário: das 8h30 às 9h30

Sobre: conta com movimentos suaves que ajudam a aumentar a flexibilidade, melhorar a mobilidade e prevenir lesões. Essa atividade é adaptada para os idosos e respeita suas limitações.

Local: área multiuso

Público: idosos

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

Para mais informações, acesse:Site | Instagram | Facebook | Linkedin

foto: Parque Lajeado | Divulgação Urbia Parques

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.