Para além da tendência o conforto se tornou indispensável

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Das roupas aos calçados, o conforto é essencial para muitas pessoas, prova disso, é a volta do Crocs e o crescimento de marcas voltadas para esse segmento

A moda comfy, como é conhecida a tendência do uso de tecidos macios, leves e sem adereços que possam incomodar ao vestir, tem ganhado cada vez mais adeptos entre aqueles que prezam pelo estilo, sem deixar de lado o conforto. O estudo Beauty & Fashion Trendsdivulgado pelo Google, provou o aumento na busca por conforto, com as pesquisas por “pijama para usar todo dia” subindo mais de 1000% YoY (ano a ano). Outra prova da tendência é a volta do Crocs, Em 2021, as receitas aumentaram 67% em relação ao ano anterior, para US$ 2,3 bilhões (R$ 11,5 bilhões), e até 2026 a empresa planeja crescer para US$ 5 bilhões (R$ 25 bilhões).

No Brasil, algumas marcas nasceram com esses pilares de trazer mais conforto para a rotina das pessoas, como é o caso das fashiontechsLinus, criadora da primeira sandália vegana de plástico nacional, e Ava Intimates, que desenvolve pijamas e lingeries exclusivos, com estampas autorais e grade de tamanho inclusiva. Ambas as marcas cresceram muito na pandemia, quando as pessoas passaram a buscar online roupas e sapatos que não deixassem o conforto e o estilo de lado, mas que permitissem transitar por todos ambientes, da padaria ao escritório sem perder o lifestyle.

Enquanto a fashiontech Linus cresceu 700% na pandemia, a AVA Intimates cresceu 85% com a venda dos pijamas, que se tornaram o principal produto da marca, ultrapassando a venda de lingeries. O crescimento continua acelerado, no último ano, a Linus cresceu 400%, enquanto a AVA cresceu 60%.

Para além da tendência, o estilo carrega o estímulo a autenticidade, autocuidado e bem-estar. “A moda permite que possamos usar e vestir o que nos deixa mais felizes. Na Ava, temos como um dos nossos principais pilares o conforto. A lingerie é a primeira peça que fica em contato direto com o corpo, de nada adianta a moda avançar, se não pudermos estar confortáveis, a moda precisa permitir essa associação”, ressalta Letícia Correia, CEO e fundadora da AVA Intimates.

“Conforto sempre foi uma premissa na hora de me vestir e essa foi justamente uma das razões pela qual eu criei a Linus. Se vestir de forma confortável dentro de um estilo que te agrada é uma maneira de expressar sua autenticidade: é, literalmente, buscar bem-estar por meio das roupas e calçados”, argumenta Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus.

Sobre a AVA Intimates

Criada em 2015 pela estilista Letícia Correia, após perceber que as marcas de lingeries e pijamas do mercado brasileiro não investiam em peças autorais com informação de moda, a AVA Intimates é uma fashiontech que desenvolve pijamas e lingeries exclusivos, limitados, com estampas autorais e grade de tamanho que alcança diferentes corpos. O objetivo da marca nativa digital, já presente no JK Iguatemi e em lojas físicas nos Jardins e Prédio das Heras, em São Paulo, é dar às peças de moda íntima e sleepwear um lugar de destaque no look. Na pandemia, quando aumentou a busca online por pijamas, a AVA Intimates cresceu 85%, crescimento que se mantém com o investimento em estratégias omnichannel da marca.

Sobre a Linus

A fashiontech Linus é uma marca de lifestyle sustentável que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. O cuidado se inicia com a criação da primeira sandália de plástico vegana nacional, confortável, atemporal e versátil, projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas e reflete no planeta por meio do cuidado com o meio ambiente. A marca compensa a emissão de carbono e 200% de todo o plástico que produz, possui os selos e Carbon Free, além de ser certificada pela organização internacional de direitos dos animais PETA. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce europeu.