Os 8 arquitetos mais famosos do mundo e suas obras inesquecíveis

8ª edição da tradicional Bênção dos Animais da PUCPR será realizada em 4 de outubro
30 de setembro de 2022
Confeitaria curitibana reúne sabores de diversos países do mundo
30 de setembro de 2022

Segundo sindicato, cerca de 30% dos arquitetos do país são do estado de São Paulo

A arquitetura é um dos componentes imprescindíveis em nossa vida como sociedade funcional. Ser arquiteto é uma função interligada diretamente com a premissa do crescimento, inovação e pensamento visionário. Em nosso país, cerca de 6.500 pessoas se formam sob essa categoria todos os anos, deste número, 30% são originários de São Paulo. Esse dado foi levantado pelo presidente do Sindicato dos Arquitetos do próprio Estado em questão, que funciona sob a sigla de SASP.

Ao todo, o Brasil conta com 106.038 arquitetos e urbanistas em atividade no país e, segundo informações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), a profissão não para de crescer. De acordo com a instituição, de 2017 até 2019 houve uma curva exponencial bem favorável nessa área (2,5% – 5,4% e, enfim, 8,2% no ano de 2019). Ou seja, mesmo após tanto tempo redefinindo gerações estéticas e funcionais, a arquitetura continua com perspectivas positivas.

Um arquiteto faz mais do que projetar e coordenar a execução de projetos. Ele é responsável por remodelar estruturas, tanto como um designer faz com seus móveis assinados, por exemplo. São detalhes que geralmente correm despercebidos por nossa percepção, mas a verdade é bem simples: estamos cercados pelo trabalho de arquitetos comprometidos com o bem-estar e desenvolvimento.

Arquitetos e seus ideais perduram por séculos através de suas construções. A arquitetura pode ressignificar um período histórico por ser a principal face dele para o mundo. Os designs de construção interna e externa trazem momentos da história junto com eles. E em favor dessa nobre profissão, a área continua sólida.

Para homenagear estes profissionais, conheça nove nomes que cravaram seus nomes na História da Arquitetura:

Oscar Niemeyer

O famoso “estagiário” que tornou-se um colosso do ramo. Ele teve seu pontapé da carreira como estagiário do também arquiteto Lúcio Costa, mas fez seu nome solo ao investir nos projetos envolvendo linhas curvas e o concreto armado, o arquiteto é tão famoso que tem seu nome já colocado nos principais livros de História do Brasil. Ele é um dos nomes mais celebrados na arquitetura moderna, com um estilo característico ímpar e obras que são referência em sua estrutura.

Para se ter ideia da importância de Niemeyer, ele foi convidado por Juscelino Kubitschek na construção de Brasília, Todas as obras daquela que viria a se tornar Capital do Brasil tiveram uma duração de cerca de 12 anos, ao custo de R$33,5 milhões. Além disso, o arquiteto também se tornou famoso por projetar outras construções como a Igreja da Pampulha (MG), a Universidade de Constantine, na Argélia, e a Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

PHOTOS BY GONZALO VIRAMONTE

Norman Foster

Norman Foster é o britânico responsável por uma variedade grandiosa em seu estilo de entrega: prédios, aeroportos e… Estação Espacial! Sim, ele foi responsável por uma. Foi conhecido pelo investimento pesado em tecnologia de alta qualidade, sendo um pioneiro na corrida pela aderência ao high-tech no meio da arquitetura. O arquiteto continuou sua ascensão ao espaço, aliás! Ele planeja projetos em Marte com uso de impressoras 3D. Suas obras mais famosas são: Estádio de Wembley (foto) e St Mary Axe

Foto: Divulgação

Le Corbusier

Corbusier é um dos maiores nomes da arquitetura e urbanismo. É o responsável por toda uma revolução, sendo quem ditou os pilares para as características funcionalistas modernas. O foco de Corbusier eram as necessidades humanas e suas propostas são de imensurável importância no último século. Foi um poderoso urbanista e um dos primeiros a visualizar que os veículos automobilísticos iriam transformar os espaços. Suas obras mais famosas são: Unité d’habitation (foto) em Marselha, Maison de la Culture em Firminy e The National Museum of Western Art em Tóquio.

Foto: Divulgação

Frank Lloyd Wright

Um arquiteto responsável por uma conta maior do que mil projetos há de ser lembrado. É o caso de Frank Lloyd Wright, que defendia a arquitetura não como acessório, mas como parte orgânica com necessidade de fluir conforme o ambiente. De acordo com ele, ambos devem estar em sincronia: arquitetura e localização precisam fluir como um. Suas obras mais famosas são: Museu Guggenheim em Nova York e a Falling Water House.

Foto: Divulgação

Zaha Hadid

Hadid foi a primeira mulher na história que levou o Prêmio Prizker, honraria mais importante no universo da arquitetura. Ela alcançou o feito em 2004. A arquiteta iraquiana-britânica é adepta de moldes singulares, contínuos e que buscam contrastes com o espaço onde se encontram. Ela é famosa por suas ideias precursoras e revolucionárias. Suas obras mais famosas são: Museu Maxxi (foto), BMW Central Building e Bridge Pavilion.

Foto: Divulgação

Rosa Kliass

Arquiteta brasileira que marcou seu nome na arquitetura e urbanismo nacional. É responsável pela fundação da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Suas obras mais famosas são: Vale do Anhangabaú em São Paulo (foto), Parque Zoobotânico Mangal das Garças no Pará e o Projeto paisagístico da Avenida Paulista em São Paulo.

Foto: Divulgação

Lina Bo Bardi

Outro nome para ficar registrado na história da arquitetura e paisagismo brasileiro. A arquiteta modernista foi naturalizada no país depois da Segunda Guerra Mundial e é responsável por projetos marcantes em nosso país. Uma das maiores influências em seu trabalho é a admiração da arquiteta pela cultura popular. Suas obras costumam criar um diálogo entre o que é Moderno e Popular. Suas obras mais famosas são: Complexo Cultural Sesc Pompeia em São Paulo e Museu de Arte de São Paulo (MASP) (Foto).

Foto: Divulgação

Antoni Gaudí 

Gaudí, “o gênio da Catalunha”, levou quarenta anos numa construção que faleceu sem presenciar sua conclusão. “Temple Expiatori de la Sagrada Familia” teve início em 1881. Uma verdadeira obra-prima que marcou seu nome para todo o sempre no universo da arquitetura.

Através da inovação, do apelo ao fator humano e pensamento voltado tanto para o social como para o indivíduo singular, esses arquitetos conquistaram seu espaço na memória das civilizações. Eles são fonte de inspiração para novos profissionais da área, e suas obras alimentam a imaginação daqueles já consolidados no ramo. O legado desses arquitetos vai permanecer no imaginário popular.

Foto: Divulgação

I.M. Pei 

Arquiteto vencedor do Pritzker e que usou seu prêmio para criar bolsas de estudo no intuito de levar estudantes chineses até os Estados Unidos. Uma vez no país, eles foram financiados para estudar arquitetura. Ele sempre modelou seu estilo de acordo com o subtexto social das obras na qual esteve envolvido. Suas obras mais famosas são: Pirâmides do Louvre (Foto) e Bank of China Tower.

Foto: Divulgação

De Niemeyer à Gaudí, é possível perceber que toda construção é única e, independente de ser simples ou mais complexa, tem o poder de se tornarem símbolos de determinada época ou lugar. Tudo depende do amor e da vocação de quem as projeta!