Ópera Pop Afrofuturista faz curta temporada em Curitiba

Que seja Casa: um espaço de acolhimento e conforto
25 de setembro de 2023
Fashion Stylist Roze Motta e Eduardo Amarante unem talentos para um desfile magnífico
25 de setembro de 2023

O passado clássico e o futuro multicultural se encontram em cena na “Ópera Pop Afrofuturista”, espetáculo que faz curta temporada em Curitiba

Serão três apresentações, nos dias 29 e 30 de setembro (sexta-feira e sábado, às 20h) e 1º de outubro (domingo, às 19h), no Mini Auditório do Teatro Guaíra. Realizada pela Isidoro Diniz Produções, esta ópera com toques de rap, cultura negra e estética urbana terá entrada gratuita.

Conceito em alta na cultura pop, o afrofuturismo imagina outros futuros possíveis para populações negras, mesclando culturas africanas com ficção científica. Da literatura ao cinema, com destaque para o sucesso dos filmes do “Pantera Negra” que ajudaram a popularizar o termo, o afrofuturismo agora chega à ópera. O espetáculo é inspirado em uma primeira versão, a “Ópera Pop Negra” de 2005, também criada pelo diretor, produtor e ator Isidoro Diniz, e agora revisitada com conceitos contemporâneos. Além de discutir a diáspora africana (a imigração forçada de indivíduos daquele continente) e a contribuição na formação de uma identidade nacional, o novo trabalho dialoga com outros elementos atuais.

A “Ópera Pop Futurista” traz o erudito e o popular em cena, passando por instrumentos afro-brasileiros e piano, canto lírico e rap, os sons do interior e das periferias urbanas, até o folclore brasileiro e a influência africana, tanto na história quanto no imaginário nacional. No palco, estão a soprano Milena Tupi, o contratenor Lucas Neri, as cantrizes Geyisa Costa e Kátia Drumond, o pianista Ricardo Verocai e o percussionista Filipe Castro. A presença de corpos negros em áreas como política, filosofia, engenharia e ciência, por vezes ignorada, aqui é celebrada em músicas. A trilha inclui composições que vão de George Gershwin a Carlinhos Brown.

O projeto conta com direção musical do maestro e pianista Ricardo Verocai, com direção cênica de Isidoro Diniz e assistência de direção e roteiro de Kátia Drumond. “Ópera Pop Afrofuturista” estreou no dia 29 de agosto na cidade de Almirante Tamandaré, realizou um circuito metropolitano passando pelas cidades de Fazenda Rio Grande, Pinhais, Colombo, Araucária e Campo Largo, com apresentações gratuitas. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel.

“Ópera Pop Futurista”

Quando: dias 29 e 30 de setembro (sexta-feira e sábado), às 20h, e 1º de outubro (domingo), às 19h

Endereço: Mini Auditório do Teatro Guaíra – Rua Amintas de Barros, s/n – Centro, Curitiba – PR

Entrada: gratuita

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel.

Ficha técnica:

Direção Artística: Isidoro Diniz

Direção Musical: Ricardo Verocai

Assistência de Direção: Kátia Drumond

Soprano: Milena Tupi

Contratenor: Lucas Neri

Cantrizes: Geyisa Costa e Kátia Drumond

Pianista: Ricardo Verocai

Percussionista: Filipe Castro

Intérprete de Libras: Elaine Moreira

Roteiro Musical: Ricardo Verocai, Milena Tupi, Lucas Neri, Kátia Drumod,

Filipe Castro e Isidoro Diniz

Roteiro Cênico: Kátia Drumond e Isidoro Diniz

Pesquisa e Textos: Geyisa Costa, Kátia Drumod, Ricardo Verocai e Isidoro Diniz

Figurinista: Marcello Salles

Assistência de Figurinos: Tassy Dal Negro

Iluminador e Operador: Victor Sabbag

Técnico de Som: Fábio Antunes

Roadie e contrarregra: Antonino Rodrigues (Tonico Rasta)

Identidade Visual, Edição Vídeo: Paula Villa Nova

Pesquisa de imagens: Paula Villa Nova, Sofia Costa Lehr, Kátia Drumod, Filipe Castro e Isidoro Diniz

Assessoria de Imprensa: FC Comunicação

Mídias Sociais: Sofia Costa Lehr e Rafael Berthone

Operador de Multimídia: César Almeida

Direção de Produção: Bia Reiner

Realização: Isidoro Diniz Produções

crédito fotos: Claudionor Gonçalves