O Príncipe e a Aviadora percorre o Paraná com 30 apresentações distribuídas em cidades com menos de 50 mil habitantes

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn
22 de abril de 2019
Kia Stinger GT recebe prêmio inédito de Engenharia da J.D. Power
22 de abril de 2019

Peça traduzida em libras promove o acesso a um dos clássicos da literatura universal, com adaptação focada nos temas centrais do universo feminino

Acesso e integração via cultura fazem todo o sentido na turnê do espetáculo infantil “O Príncipe e a Aviadora”, da companhia ST Produções Teatrais. Entre os dias 20 de abril e 10 de maio, o grupo percorrerá cerca de três mil quilômetros pelo interior do Paraná para levar a 10 cidades, com menos de 50 mil habitantes, a peça que traz uma releitura de um dos maiores clássicos da literatura universal, o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, adaptado à atualidade e à valorização do feminino.

O elenco é formado pelos atores Lucas Campos, Marina Franchi e Victor Carlim, que interpretam os personagens da trama. Só que na adaptação a aviadora, a contadora de estrelas e a vaidosa tratam de temas centrais do universo feminino. Todas sofrem uma crítica social, uma vez que transitam exclusivamente pelo universo masculino. A trama se desenvolve com cada personagem mostrando o quanto as “pessoas grandes” se preocupam com coisas superficiais e não dão valor ao que está debaixo de seus olhos. Será através de um sonho, tendo como cerne a trama de O Pequeno Príncipe, que acontecerá a reflexão, para uma resolução positiva. As 30 apresentações serão traduzidas em libras, de forma a enaltecer o tema da acessibilidade.

Viabilização da turnê

O ator, diretor e produtor peruano Sandro Tueros, que assina a adaptação da obra que já foi encenada nos palcos da capital, admite que a viabilização dessa extensa programação pelo interior, que contempla três apresentações em cada cidade, sendo duas exclusivas para escolas públicas – priorizando os quartos anos – e uma aberta ao público, só foi possível via apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por conta do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) que possibilita às empresas em situação regular, e inscritas em Regime Normal de Tributação, a renúncia fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para projetos de valorização à produção, difusão, circulação, pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado.

A turnê contemplará as cidades de Campina Grande Do Sul, Mandirituba, Ipiranga, Tibagi, Laranjeiras Do Sul, Palotina, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Capanema e Rio Negro. Além da população reduzida, tais cidades possuem equipamentos culturais como: cines, teatros municipais, centros culturais ou casas de cultura, que demonstram um esforço dos departamentos e secretarias de cultura e educação em manter tais estruturas para oferecer a comunidade uma programação constante de produtos culturais. Segundo Tueros, esse comprometimento genuíno em garantir o direito à cultura, estabelecido na legislação brasileira, corresponde aos objetivos da companhia, que tem como uma das prioridades a formação de novas plateias do teatro paranaense. “O Profice visa a descentralização do teatro, ou seja, permite que as grandes cidades, que possuem produção de teatro, possam circular pelas pequenas cidades”, elogia o diretor.

Serviço:

O Pequeno Príncipe e a Aviadora

Adaptação de Texto e Direção: Sandro Tueros;
Duração: 60 minutos
Para mais informações sobre a programação, acesse: www.stteatro.com.br

Confira a agenda completa:

Cidade Local Datas / Horários
Mandirituba Teatro Municipal Joana Dilacir Palu Gelatti 23 de abril às 10h, 14h (sessões fechadas para escola pública) e 19h30 (sessão aberta ao público)
Ipiranga Quadra de Esportes Sagrada Família 25 de abril às 10h, 14h (sessões fechadas para escola pública) e 19h (sessão aberta ao público)
Tibagi Teatro Municipal Tia Inália 26 de abril às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública) 27 de abril às 17h (sessão aberta ao público)
Laranjeiras do Sul Cine Teatro Iguassu 28 de abril às 17h (sessão aberta ao público) / 29 de abril às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública)
Palotina Teatro Municipal Ludovico Riedi 01 de maio às 17h (sessão aberta ao público) e 02 de maio às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública)
Guaíra Cine Teatro Sete Quedas 03 de maio às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública) / 04 de maio às 17h (sessão aberta ao público)
São Miguel do Iguaçu Centro Cultural Abelino Vieira 05 de maio às 17h (sessão aberta ao público) e 06 de maio às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública)
Capanema Centro de Eventos Martin Lutero 07 de maio às 10h30 e 14h (sessões fechadas para escola pública) às 19h (sessão aberta ao público)
Rio Negro Cine Teatro Antonio Candido do Amaral 10 de maio às 14h e 15h30 (sessões fechadas para escola pública) e às 19h30 (sessão aberta ao público)

credito foto: Odair Rodrigues