Novo rebocador fortalece a capacidade de atendimento a operações de alto porte, incluindo o crescente segmento de GNL no país

Com o objetivo de fortalecer a segurança, a precisão e a eficiência nas manobras de grandes embarcações de GNL, a Svitzer, empresa dinamarquesa e fornecedora global de serviços de reboque e soluções marítimas, anuncia a entrega do Svitzer Copacabana, novo rebocador que passa a integrar sua frota no Brasil. A embarcação chega para fortalecer as operações com unidades FSRU e ampliar a capacidade de atendimento em portos estratégicos do país.

O Svitzer Copacabana é o primeiro de uma nova série de três rebocadores construídos pelo Estaleiro Rio Maguari, como parte da estratégia da empresa de ampliar sua capacidade operacional no país com embarcações preparadas para atender diferentes tipos de terminais e contratos.

“Operar navios de grande porte, incluindo os de GNL, exige precisão, preparo e tecnologia. Por isso, seguimos ampliando a frota e investindo continuamente na formação da nossa tripulação. O Svitzer Copacabana representa nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro e nossa confiança no potencial de expansão das operações portuárias e energéticas no país”, afirma Daniel Reedtz Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.

Equipada com sistema externo de combate a incêndio FIFI-1, a embarcação oferece um diferencial técnico importante para operações seguras com transportadores de GNL. O Svitzer Copacabana é um rebocador ASD da Série 2300 Rampart, com 23,2 metros de comprimento total, velocidade de até 13 nós e bollard pull de 70 toneladas. Até o final de 2025, a Svitzer deve operar 23 rebocadores no país, consolidando sua posição como referência em segurança e excelência operacional.

A companhia segue reforçando programas de capacitação contínua para tripulações brasileiras, com uso de simuladores, protocolos atualizados e rotinas de treinamento especializado para atuação em cenários de alto desempenho operacional.

Sobre a Svitzer

A Svitzer é um fornecedor líder mundial de serviços de reboque e marítimos. A sua atividade principal consiste em prestar assistência a grandes embarcações marítimas nas manobras de entrada e saída de portos e terminais para atracar e desatracar. Com mais de 450 embarcações em sua frota mundial, os serviços da Svitzer desempenham um papel crucial como parte da infraestrutura portuária. A Svitzer foi fundada em 1833 e serve aproximadamente 2.000 clientes em mais de 140 portos e 40 terminais em 37 países. Leia mais em www.svitzer.com.

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.