Novas demandas de consumo impulsionam transformações na indústria

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Mercado de bebidas com alto valor agregado está em expansão

O comportamento do consumidor está em transformação e a indústria de alimentos está atenta a esse movimento. A Tetra Pak, que revolucionou a produção e o consumo de alimentos em todo o mundo com a criação da primeira embalagem cartonada longa vida, agora colabora com a indústria para a identificação de novas oportunidades de consumo e desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a produção. Um dos exemplos mais importantes vem do mercado de bebidas com alto valor agregado, que tem registrado expansão constante.

“Investimos em pesquisa para identificar tendências de consumo e oportunidades de aprimorar a oferta aos consumidores em diferentes categorias de alimentos”, afirma Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak.

O segmento de bebidas com alto valor agregado segue em três frentes principais: leites com alto teor proteico, leite zero lactose e leites vegetais. Mas também têm expansão os mercados de leites funcionais, com alto teor de cálcio, vitaminas e ainda leites de coco e amêndoas.

O crescimento do mercado de leite zero lactose, que movimenta aproximadamente 150 milhões de litros por ano, é um exemplo importante nesse contexto. Esse mercado triplicou desde 2014, crescendo em média 44% nos últimos três anos (expansão de 22% em 2017).

Já o mercado total de bebidas vegetais equivale a 35 milhões de litros/ano. Do volume total de bebidas vegetais, 30 milhões têm a soja como base e outros 5 milhões base diferente (este segmento, especificamente alcançou um crescimento de 56% em 2017), especialmente coco, mas também existem produtos feitos a partir de aveia, arroz, amêndoa e nozes.

Outro nicho de mercado com previsão de crescimento exponencial é o de leite com alto teor de proteína. Atualmente, há algumas marcas disponíveis nas gôndolas, sendo que, no caso do produto Molico +Proteína, recentemente lançado pela Nestlé, a Tetra Pak atuou no desenvolvimento da tecnologia que viabilizou o produto com alto de teor de proteína sem a adição de fórmulas (também estão presentes no mercado as marcas Verde Campo, da Coca Cola, e Itambé). Esse mercado movimenta atualmente 1,8 milhão de litros.

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