No topo de aclive, casa de campo com arquitetura contemporânea cria mirantes para horizonte rico em verde

EquoSorriso comemora 10 anos com feijoada beneficente
8 de maio de 2023
Teat(r)o Oficina chega a Belo Horizonte com “Esperando Godot”
8 de maio de 2023

Materiais naturais, estrutura metálica e grandes panos de vidro se aliam a paisagismo robusto em residência assinada por Gilda Meirelles Arquitetura

Localizada no Condomínio Residencial Ana Carolina, em Itatiba (SP), a Residência FME, projeto do escritório Gilda Meirelles Arquitetura, é o destino dos finais de semana de um casal e seus filhos. O desejo dos clientes era por uma casa voltada para o lazer em família, que equilibrasse modernidade e aconchego.

A solução encontrada pela equipe de arquitetura passou principalmente por conceitos contemporâneos, como integração dos ambientes e escolha de acabamentos despojados. O resultado surge em volumes retos, com beirais generosos e grandes panos de vidro, que trazem o verde do paisagismo para os ambientes internos. Materiais como pedras naturais e cores terrosas também colaboram para a integração harmoniosa da casa ao ambiente de campo.

Logo na entrada, a sala de estar com pé-direito duplo dá a dimensão do projeto, com ambientes integrados e ângulos de visão interessantes ao olhar. A transição é sutil para a cozinha, o que torna este espaço social flexível e funcional. A sala conecta-se também à área externa, onde a piscina ocupa boa parte do terreno. Avançando em direção ao espaço interno, a raia compõe com uma fonte na parede lateral, destacando novamente o pé-direito duplo. No segundo pavimento ficam suítes e áreas privativas.

O terreno em aclive, que inicialmente se apresentou como principal desafio do projeto, tornou-se um trunfo. Posicionada no ponto mais alto e com os fechamentos em vidro, a casa teve os seus ambientes aproveitados como “mirantes” para a paisagem natural do entorno. Além disso, foi solução para garagem e área técnica. Posicionados estes espaços no subsolo, criou-se a possibilidade para ocupação total do terreno pelo extenso programa. Ao todo, são 850 m² construídos em 1.500 m² de terreno.

O paisagismo foi outra ferramenta importante para a identidade da residência. Assinado por Alex Hanazaki, foi concebido para “vestir” de verde a construção: incorpora as jardineiras e pergolado do pavimento superior, e cria os terraços de plantas no talude posterior.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: FME

Escritório de arquitetura: Gilda Meirelles Arquitetura

Localização: Itatiba, SP

Área Construída: 850m2

Área do terreno: 1500m2

Fotografia: Evellyn Muller

Design de interiores: Sandra Rodrigues

Ano de início de projeto: 2017

Ano de término: 2018

Paisagismo: Alex Hanazaki

Engenheiro Civil: Mikhail

Engenheiro de estrutura: Engecalc

Engenheiro ambiental: Guimaro & associados

Iluminação: Lab Luz

Contrução: Mikhail

Materiais: madeira, concreto, aço, pedra, mármore, porcelana