Móveis de garimpo: ‘Um toque rústico nos ambientes modernos’

É verão no Japão! Seis maneiras de conhecer o Monte Fuji, o destaque da estação
27 de julho de 2021
Nutricionista dá 11 dicas de alimentação, para todas as idades, que ajudam a manter uma alimentação equilibrada e nutritiva no inverno
27 de julho de 2021

O nosso lar é praticamente uma segunda pele, afinal, é nesse ambiente em que vivemos grande parte da nossa vida e que compartilharmos com familiares e amigos um pouco de nós

Por isso, muito mais do que um ambiente moderno e funcional, nossa casa deve mostrar quem somos por meio de uma decoração que seja a nossa ‘cara’, sendo feita com muito carinho e atenção aos detalhes.

De acordo com Adele Fazioli, sócia proprietária do Arco da Velha Ateliê, não há limites para a criação de móveis e objetos de decoração. ‘Mobiliar uma casa ou apartamento por vezes, pode parecer uma tarefa difícil, por isso, é importante ser criativo na hora de montar espaços com personalidade e que transmitam aquilo que você realmente é’.

Uma opção que pode transformar seus ambientes em únicos é a utilização de móveis de garimpo, além do estilo, ainda há a questão de sustentabilidade atrelada nessa opção de reaproveitamento das peças, afinal, com eles se evita o consumo desenfreado e o descarte inconsequente de materiais de qualidade.

Muitas vezes nem é preciso grandes buscas, tendo em vista que esses itens podem vir da própria família, através de objetos herdados das avós por exemplo. O mais importante é montar uma decoração em que eles possam ser protagonistas no ambiente, trazendo não só uma atmosfera vintage e charmosa, mas também de afeto.

No entanto, a sócia do Arco da Velha Ateliê ressalta, ‘diferentemente de uma peça nova, um artigo com alguns anos de vida muitas vezes requer uma releitura, como a mudança de cor ou um novo estofamento, por exemplo. O mais importante é respeitar a idade do móvel para que ele não perca a sua identidade e também observar bem o que já existe a sua volta para fazer a transformação que se espera no ambiente. Com técnicas de restauração, é possível deixar o móvel renovado, mantendo a beleza e as características originais’.

A especialista ressalta também que nem sempre é necessário grandes mudanças no móvel, afinal, muitas vezes o charme está em deixa-lo o mais próximo possível de como ele foi criado.

Para quem ainda não utiliza nada neste contexto na decoração de casa e está com medo de arriscar, Adele tem uma dica: ‘Equilíbrio á a chave de tudo! É preciso manter a harmonia na mistura de peças novas e antigas para que realmente tragam uma identidade única ao local’.

A proposta da utilização dos móveis de garimpo, não é apenas trazer um toque rústico aos ambientes modernos, mas também, apresentar questões de consumo consciente e reaproveitamento, além de é claro, fazer com que uma decoração com afeto e intenção agregue em cada elemento utilizado sentimentos que aumentem a sensação de conforto, pertencimento e reconexão ao seu lar.

Peças que muitas vezes podem estar esquecidas, sabendo ser utilizadas, ganham uma nova vida.

Sobre o Arco da Velha Ateliê

Com mais de 40 anos de mercado, o Arco da Velha Ateliê realiza o garimpo de materiais de demolição, a restauração de móveis e a criação de peças autorais de decoração, que podem não só serem compradas, mas também locadas para ensaios fotográficos e gravações de comerciais, novelas, etc.

O negócio conta com um depósito de materiais de demolição, um galpão com móveis antigos, oficina e marcenaria próprias, localizados próximo a Riviera de São Lourenço, em Bertioga, litoral norte de São Paulo, cujo espaço – uma vilinha italiana – também pode ser alugado para eventos, feiras e exposições. Há, ainda, um Ateliê de criação situado na capital.