Arquiteta, designer e artista, Marina Kurten Moreira constrói uma linguagem cuja singularidade nasce da convergência entre a arte e a indústria, vocações que se entrelaçam em sua história de vida. Essa origem, presente em sua atuação, articula expressão e técnica, em uma abordagem em que o poético encontra o estrutural.

Durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo, percebeu que seu universo criativo transcendia a arquitetura dos espaços. Na pandemia, revisitou desenhos e memórias de viagens e, a partir de laminados de pinus de reflorestamento produzidos pela empresa da família, transformou o plano em volume. Do traço nasce a tridimensionalidade que se converte em presença espacial.

A primeira criação desse percurso foi a Poltrona Atacama, cuja forma ecoa rochas e dunas, trazendo à madeira a memória do deserto chileno, afirmando um mobiliário de rigor formal e consciência material. Desse movimento, emergem as Coleções Mel e Polia, que expandem sua pesquisa sobre forma, ergonomia e sentido.

Coleção Mel | Poltrona Atacama, Mini Mel Stool e Mel Bench

A Coleção Mel aprofunda a pesquisa iniciada com a Poltrona Atacama, convertendo paisagens e anatomias em linhas contínuas. Curvas orgânicas guardam o fluxo do movimento; superfícies fluidas parecem suspender o tempo, convertendo gesto em estrutura que habita o espaço. Desenvolvida em madeira naval de reflorestamento e processos manuais que revelam a vitalidade da matéria, Melacompanha o corpo e traduz movimento em repouso. Em constante evolução, expande-se para novas tipologias e técnicas, preservando a organicidade como princípio.

A legitimidade dessa abordagem trouxe reconhecimento e impulso para novos desdobramentos. Em 2024, o banco Mini Mel foi finalista do Elle Deco Brasil Design Awards (EDIDA BR 2024), na categoria Pequenos Assentos, uma das etapas nacionais do prestigioso Elle Deco International Design Awards, que celebra excelência e inovação no design em diferentes países. A indicação reforça o alcance crescente e a maturidade estética da produção de Marina Moreira no cenário contemporâneo.

Coleção Polia | Polia Stool e Polia Chair

Se Mel nasce do gesto fluido, a Coleção Polia afirma a estrutura como pensamento. O próprio nome sugere o sistema de polias, mecanismo que redistribui forças e estabiliza o movimento. Esse princípio se converte em linguagem por meio de trípodes e apoios que revelam equilíbrio calculado, resultado de um raciocínio que aproxima engenharia e expressão para sustentar presença arquitetônica no espaço. A geometria assume o comando e a racionalidade construtiva encontra forma sensível. Madeira escura e detalhes metálicos evocam linhagens modernistas e ecos do Art Déco.

Com tiragens limitadas, cada peça reafirma sua singularidade e se torna experiência de contemplação.

Singularity turns life into art.” — Marina Moreira

Aos 25 anos, Marina consolidou uma identidade na interseção entre design e arte, com edições limitadas e colecionáveis que afirmam autoria, solidez narrativa e qualidade construtiva como princípios de criação.

Desde 2025, Marina Moreira é representada pelo Carlyle Collective, plataforma com sede em Nova York dedicada à curadoria de peças exclusivas que dialogam com arquitetura, arte e colecionismo. A presença no portfólio da galeria reconhece a relevância de sua contribuição ao design contemporâneo e reforça sua inserção internacional, pautada por caráter escultórico e a relação direta com a escala humana.

www.marinamoreira.studio

@marinakurtenmoreira

Al. Júlia da Costa 1829 – Loja 03

Curitiba, Paraná – Brasil

+55 (41) 98404-3673

fotos: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.