MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal anuncia intensa programação cultural em Abril

Divinitè Nutricosméticos apresenta os benefícios da ingestão de Ácido Hialurônico
30 de março de 2021
Câncer na adolescência requer tratamento diferenciado
30 de março de 2021

Dando sequência a programação digital diversa e gratuita, o Museu oferece uma ampla programação incluindo diferentes temáticas como restauro, cultura negra, importância da preservação da água, os desafios da cultura contemporânea, além de ações voltadas para o público 60+, com o programa Experimenta 60

Dando sequência a programação cultural diversa – totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19 -, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realizará uma intensa programação cultural no mês de Abril.

Dentro do recorte de ações culturais para abril, o MM Gerdau promoverá nas quintas-feiras (01, 08, 15, 22 e 29) uma série de atividades, dentre bate-papos e apresentações musicais, que aproximam temas relevantes do mundo contemporâneo ao recorte curatorial e museal do espaço.

O primeiro encontro virtual será “Histórias de Restauros”, com Rosângela Reis Costa (Grupo Oficina de Restauro), às 15h do dia 01º de Abril. O encontro recebe uma das fundadoras do Grupo Oficina de Restauro, que têm estado no Prédio Rosa em um processo de restauração da arte aplicada, para um debate virtual que vai contar a longa história do coletivo que tem contribuído para que muitos outros possam escavar e decifrar segredos, além de contar sobre a atual restauração no MM Gerdau e sobre o que as paredes do nosso Prédio Rosa, edifício de 1897, contam.

O segundo encontro, na quinta, dia 08 de abril, às 19h, ecoa o questionamento que o programador cultural António Pinto Ribeiro, escritor do livro “Questões Permanentes: ensaios escolhidos sobre cultura contemporânea”, fez com a pergunta: “Programar em nome de quê? Ainda do Humano?”. Assim, o Museu promove o debate “Programação, ainda é possível?”, lançando um convite às diretoras, curadoras, gestoras e programadoras culturais de diversos espaços dentro e fora da cidade de Belo Horizonte, em uma conversa conjunta sobre programar. As janelas de transmissão serão abertas ao diálogo entre Clarisse Marinho (diretora de Extensão das Artes da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito-MG), Karla Bittar Silveira (gerente de Cultura do SESI-Cultura), Keyna Eleison (diretora Artística do MAM – Museu de Arte Moderna-RJ) e Milena Lago (gerente de Programação da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes e Serraria Souza Pinto). A ação terá transmissão ao vivo no canal do Youtube do museu, com tradução em LIBRAS.

A terceira atividade será na quinta-feira, 15 de abril, às 19h, com “Sobre o Rio”, um bate-papo com a artista Isabela Prado e o geógrafo Alessandro Borsagli. A conversa dá sequência a um recorte temático proposto pelo Programa CoMciência do MM Gerdau, que atua para a divulgação científica, a descomplicação das ciências e contribui para um diálogo entre arte, ciência e tecnologia, reverberando a urgência de um debate assertivo a respeito da questão da água, climática e fluviais em Belo Horizonte. No encontro de 15 de abril, a artista e o geografo sobre o diálogo permanente que nutrem para a construção do projeto “Sobre o Rio” que olha para capital mineira e decifra seus rios canalizados a partir de intervenções no meio urbano, que ora se tornam diluídas no ir e vir, como a própria água, ora são pontos que acenam para os nossos sentidos críticos no incentivo à reflexão sobre a construção das cidades.

Na semana seguinte, no dia 22 de abril, também às 19h, o MM Gerdau convida Nath Grillo – pesquisadora das tradições negro-africanas – para o bate-papo “Balangandãs, Jóias de Crioula”. No encontro, a pesquisadora irá contar sobre as histórias no trânsito entre os conhecimentos das mulheres africanas sobre joias e as confecções que atualmente são identificadas como o início de uma referência do design da joia brasileira. “Joias de crioula afro-brasileiras” é um termo utilizado como referência aos adornos confeccionados no Brasil Colonial dos séculos XVIII e XIX para peças como colares, pulseiras, brincos, anéis, entre outras, de uso das mulheres africanas ou brasileiras em condição de escravizadas daquela época.

Fechando as atividades culturais virtuais no dia 29 de abril, às 19h, está a apresentação “Assimetrias – Jazz no Terraço”, um encontro que celebra a boa música e o Dia Internacional do Jazz (comemorado no dia 30 de abril). Transmitido diretamente do terraço do museu MM Gerdau, com vista deslumbrante para o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, o projeto ecoa o tema da programação cultural de 2021, “as Criptografias”, tencionando cifrar e decifrar saberes, linguagens e estéticas. Entre as programações pensadas para a música no museu, está o Assimetrias – Jazz no Terraço, um convite para ouvir e olhar do alto de nosso terraço as assimetrias da própria cidade.

Em novembro de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) designou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz, a fim de destacar o jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do globo. O Dia Internacional do Jazz é presidido e liderado pela Diretora Geral da UNESCO Audrey Azoulay e pelo lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, que atua como Embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e Presidente do Herbie Hancock Institute of Jazz. Fonte: @intljazzday.

EXPERIMENTA 60

Em abril o Museu dá sequência ao projeto EXPERIMENTA 60, retomado em fevereiro deste ano, e que é realizado por meio do Fundo Municipal do Idoso com o objetivo promover a saúde, o bem-estar e a socialização de pessoas idosas por meio da cultura.

Para abril, o “Experimenta 60” segue oferecendo uma expansão na oferta de atividades de intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte por meio de novas oficinas, que agora abrangem também as temáticas do autoconhecimento, da dança, do desenha e da música. As oficinas completas são: CINE60, MÚSICA60, TEATRO60, CORPO60 e CANTO60, AUTOCONHECIMENTO60, DANÇA60 e CORAL60. Em caso de dúvidas, informações ou interesse de participar das atividades o público deve entrar em contato pelos telefones (31) 9 8516-8710 ou (31) 9 9131-9545.

Todas as atividades culturas e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no Instagram (@mmgerdau) e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

|@mmgerdau |

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: @mmgerdau

Instagram: @mmgerdau

Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM

Programação MM Gerdau Abril 2021

Todas as atividades são gratuitas e oferecidas em formato virtual

01/04 – quinta-feira

Live Histórias de Restauros, com Rosângela Reis Costa – Grupo Oficina de Restauro

Horário: 15h

Transmissão ao vivo pelo YouTube – MM Gerdau

06/04 – terça-feira

Oficina livre Dança 60, com Iberon Brito, professor de dança com expertise no atendimento do público sênior – Programa Experimenta 60+

Horário: de 09h às 11h

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

07/04 – quarta-feira

Oficina Teatro 60, com Rodolfo Costa, psicólogo, teatroterapeuta com formação para Teatro Playback e Carol Oliveira, atriz da Cia 5 Cabeças

Horário: 09h às 11h

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

08/04 – quinta-feira

Bate-papo “Programação, ainda é possível?”, com Clarisse Marinho (diretora de Extensão das Artes da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito-MG), Karla Bittar Silveira (gerente de Cultura do SESI-Cultura), Keyna Eleison (diretora Artística do MAM – Museu de Arte Moderna-RJ) e Milena Lago (gerente de Programação da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes e Serraria Souza Pinto

Horário: 19h

Transmissão ao vivo pelo YouTube – MM Gerdau, incluindo tradução em libras

13/04 – terça-feira

Cinema 60, com o Professor Bernardo Nogueira, advogado mediador, escritor e poeta, cineasta amador e Silvia Salgado, embaixadora do Movimento LAB60+ SP, desenvolve o CineLAB60 e projetos de turismo 60+

Horário: 09h às 11h

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

14/04 – quarta-feira

Coral 60, com o Professor Bernardo Nogueira, advogado mediador, escritor e poeta, cineasta amador e Silvia Salgado, embaixadora do Movimento LAB60+ SP, desenvolve o CineLAB60 e projetos de turismo 60+

Horário: 09h às 11h

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

15/04 – quinta-feira

“Sobre o Rio”, bate-papo com a artista Isabela Prado e o geógrafo Alessandro Borsagli sobre os rios urbanos

Horário: 19h

Transmissão ao vivo pelo YouTube – MM Gerdau

20/04 – terça-feira

Corpo & Canto 60, com Liliane Alves, cantoterapeuta e coordenadora cultural do grupo de atrizes 60+ da Casa do Beco/BH MG.

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

22/04 – quinta-feira

 “Balangandãs, Jóias de Crioula” – um bate-papo com Nath Grillo, pesquisadora das tradições negro-africanas

Horário: 19h

Transmissão pelo YouTube – MM Gerdau

27/04 – terça-feira

Autoconhecimento, com Roberta Zampetti, jornalista, escritora, Youtuber SOU60

Horário: 09h às 11h

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

28/04 – quarta-feira

Oficina Teatro 60, Guto Passarinho e Marina Flor, a dupla que forma o duo Coração Palpita(www.coracaopalpita.com.br)

Horário: 09h às 11h

Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60

Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

crédito foto: Eduardo Francischelli