METRO Arquitetos assina projeto de biblioteca e escritório do GB65

Tabaco, cigarro eletrônico e narguilé são elementos de risco para a saúde vascular
16 de maio de 2022
Você conhece o StoTherm?
16 de maio de 2022

O METRO Arquitetos Associados, comandado pelos sócios Gustavo Cedroni e Martin Corullon, assina o projeto inédito do escritório, da biblioteca e do atelier do diretor de arte Giovanni Bianco – GB65. Os espaços estão situados em diferentes andares de um mesmo edifício no bairro do Jardins, em São Paulo, em uma área de 140m² cada.

Visando um espaço amplo e conectado, o escritório GB65 ganhou um projeto marcado pelo ritmo modular de uma grande estante metálica que ocupa e organiza todos os espaços de trabalho. É composta por painéis de correr e por prateleiras móveis, que juntas, oferecem flexibilidade para as mais diversas atividades que ocorrem no local. A unidade do projeto é acentuada pelo piso em ladrilho hidráulico, que permeia todo o espaço de trabalho.

Já na biblioteca, situada alguns andares acima, o projeto partiu da combinação de peças de madeira modulares capazes de desenhar todos os móveis como estantes, mesas, forros e luminárias. Usando um mesmo sistema – nós de madeira maciça e painéis de compensado naval – foi possível desenhar todos os elementos da biblioteca e atelier do diretor de arte.

“Nos dois projetos, optamos pelo uso de poucos materiais, achamos que a própria obra do Giovanni preencheria o espaço com cores e formas diversas. E desde o início queríamos um clima bastante diferente entre o escritório e a biblioteca, e o recurso de projeto que usamos foi na escolha dos elementos estruturantes: aço no escritório e madeira na biblioteca”, explica Cedroni.

“A partir do desafio de armazenar um acervo com mais de 8 mil itens na biblioteca, projetamos uma modulação com toda a carga e variação de dimensões, atendendo à funcionalidade com beleza e leveza”, finaliza Martin.

Diagramas internos | Projeto Metro Arquitetos Associados

METRO ARQUITETOS

Fundado na cidade de São Paulo em 2000, o METRO é um estúdio de arquitetura que atua em diversas escalas, desde exposições temporárias e instalações até o planejamento e desenho urbano. O escritório atua com alto nível de rigor técnico e pesquisa, buscando promover conexões entre o trabalho e seu contexto, e apoiar o uso coletivo de espaços públicos e privados. Os diretores Martin Corullon e Gustavo Cedroni têm uma vasta experiência em projetos nos setores institucionais, comerciais e culturais, com passagem pelos escritórios internacionais da Foster + Partners, em Londres e OMA, em Nova York.

Entre os principais clientes estão a Fundação Bienal de São Paulo, Sesc, Nestlé, Votorantim, Itaú, galerias Leme e Casa Triângulo, Instituto Moreira Salles, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Natura. Outros projetos incluem intervenções urbanas como a Ladeira da Barroquinha, em Salvador.

Desde a fundação do estúdio, mantiveram intensa parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha [Prêmio Pritzker e Prêmio Leão de Ouro], com projetos como o Cais das Artes, em Vitória e a primeira loja brasileira da marca de cosméticos Aesop, em São Paulo.

O METRO é responsável por projetos como o plano arquitetônico da expansão do MASP, um novo prédio que vai aumentar em 6.945 m2 a área do Museu com 14 andares e conectar os complexos por meio de uma passagem subterrânea; o campus do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, concluído em 2017; o restaurante Refettorio Gastromotiva, projeto social liderado pelo chef italiano Massimo Bottura, no Rio de Janeiro, dentre outros. Após o desenvolvimento do novo conceito mundial das lojas da marca de cosméticos Natura, concluído em 2018, participam atualmente da implantação da nova rede de lojas no Brasil e no mundo.

Em 2011 foram selecionados entre as Novas Práticas do AIA NY-SP e em 2012 e 2016 receberam o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo trabalho na 30ª Bienal de Arte de São Paulo e pela volta dos icônicos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi para a coleção permanente do MASP. Em 2013 foram escolhidos como um dos nove escritórios brasileiros da nova geração destacados pela exposição Nove Novos, em Frankfurt. METRO também participou da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires em 2011 e 2015 e na Semana de Arquitetura em Praga em 2015. O escritório tem publicações nas revistas Casabella, Domus, L’Architecture D’Aujourd’hui e Wallpaper.

crédito fotos: Fran Parente