Mesmo com lei, portadores de deficiência visual com cão-guia sofrem discriminação em transporte público e privado de uso coletivo

Hotel cinco-estrelas na francesa Provence celebra os tons do verão com atividades ao ar livre
26 de julho de 2019
ibis Styles traz um universo particular para Curitiba
26 de julho de 2019

Lei 11.126/05 assegura aos portadores de deficiência visual usuários de cães-guias o direito de ingressar e permanecer com o animal em veículos e estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, porém não é cumprida

Em vigência desde 2005, a Lei Federal 11.126 assegura aos portadores de deficiência visual – cegos ou com baixa visão – o direito de permanência com seu cão-guia em todos os estabelecimentos de ordem pública ou privada, de uso coletivo. Tal lei, garante o direito de ir e vir dessas pessoas com mais autonomia e confiança, adquiridas a partir do animal treinado para esta finalidade.

Entretanto, constantemente pessoas nessa condição sofrem discriminação ao ingressar, principalmente, em veículos de transporte individual de passageiros, os conhecidos carros de aplicativos. É o que vem acontecendo com uma certa frequência com a advogada Thays Martinez, autora do livro “Minha Vida com Bóris”. A partir de sua obra, observa-se que não é de hoje que Thays enfrenta tais situações, todavia, com a promulgação da lei há mais de 14 anos é preciso que todos saibam dos direitos dos portadores de cães-guias.

Na noite do último dia 17 de julho, Thays recebeu a recusa de uma motorista de aplicativo para leva-la junto com seu cão ao seu destino. Ao acionar a polícia, a conduta do policial fez com que ela descesse do carro e aguardasse por um novo motorista. “É sempre muito desagradável essa situação, preciso sempre aguardar para saber se o motorista aceitará ou não a corrida. A parte mais complicada é o desconhecimento da lei, tanto por parte dos motoristas, quanto dos representantes do Estado. Se uma lei existe é para que seja cumprida”, declara Thays Martinez.

O Instituto Magnus, localizado em Salto de Pirapora (SP) e gerido pela Adimaxpet, especialista no treinamento de cães-guias para devolver a autonomia às pessoas portadoras de deficiência visual, posiciona-se a respeito do assunto, uma vez que o descumprimento da lei vai na contramão de todo o trabalho desenvolvido pela entidade. “Hoje o Brasil possui mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e aproximadamente 200 cães-guias em atividade, um número bem baixo diante da necessidade dessas pessoas. Nosso trabalho é atuar em prol dessas pessoas, para que tenham mais confiança e autonomia e retomem o convívio social em todos os aspectos”, explica Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus.

Instituto Magnus

Endereço: Estrada vicinal Antônio Militão, 122 – Parque Pirapora, Salto de Pirapora (SP).

Acesso: Pela Rodovia João Leme dos Santos, km 116, sentido Sorocaba a Salto de Pirapora. 900 metros de estrada de terra à direita após a passarela de pedestres.

Sobre o Instituto Magnus

Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. Sua primeira atividade é o treinamento de Cães-Guias, que tem como objetivo contribuir com a inclusão social e promover a autonomia das pessoas com deficiência visual, através da utilização do cão de assistência.

crédito foto:Antonio Cruz/Abr – Agência Brasil