Megaleite: fazenda mineira triplica taxa de prenhez com o auxílio de sistema de monitoramento

Tiffany&Co. lança novos designs da coleção Paper Flowers
17 de junho de 2019
Inverno 2019 La Clofit
18 de junho de 2019

Fazenda Vovô Zico, em Bom Despacho (MG), melhorou os índices de taxas de serviço e concepção após adotar a tecnologia

Para a eficiência reprodutiva dos rebanhos leiteiros, aliar produtividade e rentabilidade são grandes desafios da atividade e requerem a atenção do produtor. Com a proposta de explorar o máximo potencial da propriedade, o médico-veterinário e produtor de leite, Bruno Eduardo de Oliveira Menezes, investiu no sistema de monitoramento da Allflex, líder mundial em identificação e monitoramento de animais.

Oito meses após adotar a tecnologia, a Fazenda Vovô Zico, localizada em Bom Despacho (MG), que possui 109 vacas em lactação, triplicou a taxa de prenhez e aumentou também os índices da taxa de serviço e concepção. De acordo com o produtor, entre janeiro e abril de 2018, a propriedade tinha uma taxa de serviço de 37,62%, taxa de concepção de 14,47% e taxa de prenhez de 5,44%, considerados aquém do esperado. Ao implantar o sistema de monitoramento dos animais, os números aumentaram de forma significativa, comparados com o mesmo período deste ano: a taxa de serviço saltou para 59,86%, a de concepção chegou a 29,07% e a taxa de prenhez atingiu 17,4%.

“Com os colares de monitoramento, conseguimos ter um controle maior com relação à saúde das vacas e observação de cio, por isso houve aumento das nossas taxas de concepção e prenhez. Além disso, o sistema nos permite ver se os animais estão em estresse térmico. Caso estejam, tomamos uma decisão assertiva e levamos para a aspersão, por exemplo”, explica Menezes.

“Em pouco tempo da implantação do sistema de monitoramento, já batemos todas as nossas metas. Nossa média está em 24 litros de leite por animal e esperamos em breve chegar a uma média anual de 30 litros”, acredita.

Tecnologia em tempo real na Megaleite
Toda essa tecnologia estará à disposição dos produtores durante a Megaleite, considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, que será de 19 a 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, a Allflex apresentará suas soluções em monitoramento de vacas, como a plataforma SenseHub™ para coleta de dados e monitoramento da ruminação individual dos animais. O sistema mostra em tempo real os pontos de atenção de cada um e fornece informações sobre o status de saúde, reprodutivo, nutricional, estresse térmico e bem-estar de vacas e grupos individuais, para uma gestão mais eficiente do negócio.

Durante o evento, os visitantes poderão conferir no estande da empresa como funciona o sistema de monitoramento e ter acesso em tempo real aos dados de uma fazenda de Minas Gerais. Também estarão sendo monitorados durante o evento 24 animais equipados com os brincos de monitoramento eSense da Allflex, integrados à plataforma SenseHub.

“Por meio do monitoramento, podemos correlacionar o aumento da atividade e queda da ruminação com o cio, apresentando o melhor horário para inseminação; queda da ruminação e atividade para a correlação com possíveis problemas de saúde e a ofegação indicando a porcentagem do lote que está em estresse calórico. A tecnologia permite acompanhar cada animal de forma individual para melhor eficiência da fazenda e otimizando as atividades dos funcionários”, exemplifica o gerente de monitoramento para Brasil e Latam da Allflex, Luciano Lobo.

Identificação animal facilita a gestão do rebanho leiteiro
Com um mercado cada vez mais exigente, os elos da cadeia alimentícia precisam se preocupar em garantir produtos seguros e de qualidade. Por isso, o rastreamento com informações que trazem a origem e o histórico dos animais leiteiros, por exemplo, se tornou foco de atenção para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que utiliza sistemas de identificação em parceria com a Allflex.

Todo animal registrado pela Girolando, inclusive os participantes da Megaleite possuem o identificador Allflex, que atende as especificações do Serviço de Registro Genealógico, custeado pela Associação.

A identificação eletrônica de bovinos faz uso de softwares para o acompanhamento eficiente das características genéticas e para a obtenção de um melhor controle sanitário, reprodutivo e nutricional dos animais. Esse tipo de identificação envolve o uso de identificadores eletrônicos que, quando acionados, emitem um sinal eletromagnético com a numeração do animal, que é recebida por um sistema de computação que identifica, sem erros, a presença do animal naquele rebanho.

Segundo o diretor comercial da Allflex, Ivo Martins, diariamente a pecuária é desafiada a adotar mais tecnologias para trabalhar de forma mais eficiente. “A identificação eletrônica auxilia para uma pecuária mais lucrativa, moderna e traz uma gestão precisa. Temos a oportunidade de oferecer aos produtores tecnologias de última geração que podem impactar diretamente na forma de fazer a gestão do seu negócio e, consequentemente, nos resultados financeiros da propriedade”, destaca Martins.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence
A Allflex Livestock Intelligence é líder mundial em design, desenvolvimento e fabricação de soluções de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Nossas soluções são baseadas em dados e utilizadas por produtores, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Nossa missão é disponibilizar aos produtores informações de gerenciamento inteligente e de fácil acesso para que possam agir de maneira assertiva visando à saúde e o bem-estar de seus animais, enquanto obtêm resultados de produção ideais de alimentos saudáveis.
A Allflex Livestock Intelligence é uma das marcas que integram a MSD Animal Health. Como o maior fornecedor de tecnologia de identificação animal, atendemos às crescentes necessidades dos clientes e já fornecemos mais de 500 milhões de tags para identificar, rastrear e monitorar animais todos os anos, além de monitoramos mais de 5,5 milhões de vacas diariamente, o que permite acesso a dados e informações em tempo real para ajudar a melhorar o manejo animal e os resultados de saúde.
Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em mais de 60 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.
A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br.