Compartilhe:

Com mais de 230 grupos e clubes de motociclistas morando na Cidade da moto, o CMW cria ecossistema onde cada motoclube é peça fundamental

Gerenciar 230 motoclubes e motogrupos, cada qual com sua identidade, estrutura e programação própria, é uma das engrenagens invisíveis e mais desafiadoras por trás do Capital Moto Week, o maior festival de motos e rock da América Latina. Com expectativa de reunir 800 mil pessoas entre 24 de julho e 2 de agosto, o festival exige uma complexa gestão dessa comunidade, que começa um ano antes da abertura dos portões e se apoia em trabalho contínuo de escuta, planejamento e articulação. Muito além dos 10 dias do festival, o CMW gerencia coletivos, cidades e encontros, que garantem pertencimento e protagonismo para quem faz da Cidade da Moto um lugar para viver.

Os motoclubes e motogrupos são a essência do Capital Moto Week, eles são nosso público primário e uma parte muito importante do festival”, relata a CEO do CMW, Juliana Jacinto. De fato, a presença desses mais de 230 coletivos é fundamental para ampliar a potência do espetáculo. Afinal, dos 320 mil m² da Cidade da Moto, 25% é ocupado por esse público. Cada clube ou grupo monta um espaço como se fosse sua casa, uma verdadeira embaixada, e, como moradores do festival, eles trazem vida aos quatro setores do complexo que são exclusivos a esse público, criando um ambiente único de convivência.

Gerenciar essa comunidade exige esforço coordenado. A executiva explica que, em 2025, a abordagem foi ainda mais colaborativa em termos de construção conjunta. Afinal, cada um desses grupos e espaços tem sua própria estrutura e programação. “São 230 eventos acontecendo simultaneamente”, destaca. As demandas e interesses variam conforme a segmentação, sejam eles motoclubes de passeio, competição ou independentes, sejam veteranos ou novatos, pela modalidade das motos, região de atuação ou, ainda, pelo perfil dos membros: homens, mulheres, crianças, famílias, entre muitos outros.

Para cuidar de todos os detalhes, a liderança capacitou e treinou equipe de produtores experientes especialmente para essa gestão. E o relacionamento começa muito antes do som rolar nos palcos. Para esta edição, o CMW iniciou o processo de renovação dos espaços em setembro passado. “Nosso índice de renovação é superior a 98%, eles fazem questão de estar conosco e ficar no mesmo espaço que já ocupam há anos”, revela a CEO. Após esse primeiro passo, caso haja espaços vagos, há uma lista de espera na qual novos grupos podem entrar para fazer parte da festa.

A partir daí, são promovidas rodadas de conversas com representantes dos grupos para ouvir sugestões e identificar oportunidades de melhoria. Essas conversas acontecem em eventos promovidos pelo CMW ou a convite dos motoclubes, que fazem questão de contar com a presença dos organizadores. “Ficamos o ano inteiro com eles, interagindo, nos comunicando, trocando informações, notícias, etc. Além disso, estamos sempre promovendo interações sociais e buscando estar próximos a eles”, revela Juliana.

Muitas das melhorias implementadas ao longo dos anos surgiram dessas interações. “Aos poucos, fomos criando um ambiente de pertencimento, a gente escuta, acolhe e ajusta. Sempre com muito respeito e atenção, tentando suprir todas as necessidades, por menores que sejam”, reforça Juliana Jacinto. Os motoclubes compartilham suas expectativas para que a organização ofereça o melhor festival não só para eles, mas para os convidados que recebem em seus espaços. “Eles trazem pessoas de fora de Brasília e do Brasil”, conta.

Do coletamento ao casamento: onde o festival se transforma em cerimônia

Os coletivos apresentam também suas ideias e programação durante o festival. “As programações são as mais diversas, a Cidade da Moto é palco de casamentos, de passagem de presidências, de cerimônias de coletamento, que são muito importantes nesse universo”. Juliana faz questão de se desdobrar ao longo dos 10 dias do festival para prestigiar esses momentos, mesmo com a agenda oficial do CMW repleta de compromissos.

Em 2025, o Capital Moto Week prevê receber mais de 800 mil pessoas, sendo que 20 mil transformarão o espaço em seus lares momentâneos. Eles vêm de todos os estados e regiões, não só do Brasil, mas do mundo. Segundo a CEO, os motoclubes e motogrupos rodam pelas cidades e por onde passam falam sobre o festival, arrastando mais público para a Cidade da Moto. “Para nós, é muito importante esse envolvimento, pois eles dividem conosco a paixão não só pelas duas rodas, mas também pelo Capital Moto Week”.

Esse cuidado se traduz em ações práticas. Com vistas a ampliar essa rede de confiança, engajamento e até negócios, os planos para 2026 incluem benefícios exclusivos para os motoclubes cadastrados, parcerias com marcas e experiências personalizadas para esse público.“Vamos criar mecanismos de reconhecimento e dar mais visibilidade para os grupos, inclusive junto às marcas parceiras. É um público fiel, forte e que consome. E isso precisa ser valorizado”, finaliza Juliana Jacinto.

Sobre o Capital Moto Week 2025

De 24 de julho a 2 de agosto, Brasília será palco do maior festival de motos e rock da América Latina. O CMW, que atrai 800 mil pessoas e 300 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo, é reconhecido por proporcionar uma experiência inesquecível, reunindo rock, adrenalina e cultura motociclista em um complexo de mais de 320 mil m². Além dos mais de 100 shows previstos para 2025, o festival oferece programação variada que inclui atrações como tirolesa, bungee jump, roda-gigante e cinco palcos temáticos, com identidades únicas para agradar todos os gostos musicais do rock. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e zera as emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva do entretenimento.

SERVIÇO

Capital Moto Week 2025

Data: 24 de julho a 02 de agosto de 2025

Local: Parque Granja do Torto | Brasília | DF

Instagram | Facebook | TikTok | @capitalmotoweek
Imprensa: (61) 99987-9915 | (61) 98112-2757 | (61) 8427-2785

Site oficial: www.capitalmotoweek.com.br

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.