Evento propõe troca de conhecimento e construção de uma nova liderança para a sustentabilidade, com exemplos inspiradores de impacto positivo
Disruptivo e necessário, Marcas que se Importam é um movimento pioneiro criado para dar visibilidade a empresas e líderes que agem por convicção, orientando suas decisões por valores humanos como ética, inclusão, diversidade, inovação sustentável e preservação de recursos naturais.
A iniciativa destaca organizações que integram propósito ao negócio de forma consistente e transformadora, indo além do discurso e da reputação e se desdobra em uma plataforma contínua de debates, formações, pesquisas, podcasts, publicações e em um conselho consultivo que valida histórias genuínas de impacto positivo. Seu objetivo é inspirar uma nova liderança empresarial: mais colaborativa, responsável e capaz de deixar legado real para pessoas e para o planeta.
No próximo dia 27 de outubro, a FAAP será palco do grande encontro do Marcas que se Importam. Liderado por Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável, o evento reunirá empresários, executivos e especialistas em torno de histórias autênticas de transformação. “Não é storytelling, é storydoing. Queremos ouvir e compartilhar histórias de líderes que transformam suas empresas a partir de convicções profundas, inspirando outras organizações a seguir o mesmo caminho”, destaca Voltolini.
O que esperar do Marcas que se Importam?
- Histórias reais: curadoria rigorosa de relatos genuínos de líderes que transformam seus negócios com impacto positivo comprovado;
- Conteúdo com propósito: palestras, workshops, trilhas de conhecimento e o lançamento do Manual das Marcas que se Importam;
- Networking estratégico: conexão entre empresas, fundações, institutos, ONGs e academia em um ecossistema de impacto;
- Visibilidade e legado: estudos, pesquisas de tendências, anuário, podcasts, vídeos e documentários que ampliam o alcance das iniciativas;
- Agenda contínua: não se limita ao evento; segue mobilizando parceiros e produzindo conhecimento ao longo do ano.
O lançamento oficial do Marcas que se importam, realizado em agosto, já mobilizou líderes de empresas como Center Norte, Melhoramentos, Nude, Rumo, Purcom Química, FAAP entre outras. Entre os depoimentos, destacou-se o reconhecimento da iniciativa como uma resposta consistente a um cenário em que parte do mercado recua em relação à agenda sustentável.
“Sustentabilidade só avança de forma colaborativa. Quando não falamos de cases isolados, mas de práticas que fazem parte do DNA da empresa, o impacto é muito maior”, afirmou Mariana Malufe, sócia da Nude.
Daniela Pavan, do Center Norte, destacou que a iniciativa consolida uma trajetória da Ideia Sustentável de provocar o setor empresarial. “É uma oportunidade de fortalecer ainda mais a conexão entre marcas e propósito em prol de causas socioambientais”.
Para Karin Neves, diretora jurídica e de sustentabilidade da Melhoramentos, o movimento chega em um momento crucial: “Muitas empresas estão recuando em relação à agenda sustentável. É fundamental termos iniciativas sérias, consistentes, que não se resumem a fotos em redes sociais, mas que deixam legado”.
Por sua vez, Luis Sobral, CEO da FAAP destacou o poder transformador das narrativas: “Mais do que compartilhar cases, o Marcas que se Importam mostra histórias reais de transformação capazes de inspirar outras organizações”.
Voltolini reforçou o espírito que move o projeto: “Meu trabalho tem sido o de um porta-voz da esperança. O que queremos é inspirar empresas melhores para o mundo. Não se trata de discursos prontos, mas de histórias que mostram que é possível gerar lucro respeitando pessoas e preservando o planeta”.
Para mais informações sobre o evento, acesse: www.ideiasustentavel.com.br ou mande um e-mail para: contato@ideiasustentavel.com.br.
Sobre a Ideia Sustentável: Uma empresa boutique, que há quasetrês décadas atua na oferta de soluções inovadoras para a incorporação dos princípios ESG na gestão e na estratégia dos negócios; e também no desenvolvimento de líderes e colaboradores de empresas interessadas no tema. Fundada em 1999 pelo jornalista e especialista em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini, a Ideia Sustentável acompanha diariamente toda a evolução da sustentabilidade empresarial e produz estudos relevantes sobre tendências para todos os segmentos da economia, a fim de ampliar as perspectivas em inteligência e planejamento para ao reconhecimento de empresas em ESG, independentemente do seu porte. Saiba mais em www.ideiasustentavel.com.br.
foto: divulgação


