A relação entre consumidores e marcas está em constante evolução, impulsionada pelo avanço da tecnologia, pela digitalização da experiência de compra e pela exigência crescente por conexões mais autênticas e personalizadas
Mais do que simples transações comerciais, o que se vê hoje é uma busca por experiências significativas, interações diretas e senso de pertencimento nas comunidades digitais.
Diante dessa realidade, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil tem como grande diferencial uma nova forma de identificar produtos no varejo, o QR Code Padrão GS1. Essa será uma das atrações da entidade no ABRAS’25 food retail future entre 21 e 24 de setembro, em Campinas, SP. O tradicional encontro reúne lideranças empresariais do varejo alimentar para discussões sobre as tendências do setor.
A associação mostra no evento como a leitura do QR Code Padrão GS1 diretamente pelo smartphone leva o consumidor a um universo de informações sobre os produtos como procedência dos ingredientes, aplicações de embalagem estendida, informações nutricionais e alergênicas e outras possibilidades em desenvolvimento.
O QR Code Padrão GS1 representa a tendência global do código que está em processo de substituir o tradicional código de barras linear. A leitura do QR Code Padrão GS1 pelo smartphone leva o consumidor a um universo de informações sobre os produtos como procedência dos ingredientes, aplicações de embalagem estendida, informações nutricionais e alergênicas e outras.
O novo padrão promove agilidade e redução de custos para os supermercados, varejo em geral, distribuidores, atacadistas e operadores logísticos. A nova geração de código tem mais capacidade de fornecer dados confiáveis e precisos a consumidores, empresas e agências reguladoras. Ele pode contar a “história” de um produto: de onde vem, dados nutricionais, composição, rastreabilidade e muito mais.
Tendências
O cenário atual do relacionamento das marcas com os consumidores demonstra que a experiência do consumidor não é apenas um diferencial — tornou-se um dos principais ativos de qualquer marca que deseja crescer e se consolidar no mercado. “As organizações que conseguirem transformar cada ponto de contato em uma oportunidade de engajamento e valor terão uma vantagem competitiva significativa, garantindo não apenas a lealdade do cliente, mas também sua defesa e recomendação espontânea no ambiente digital”, garante João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Segundo a pesquisa “Tendências de Consumidores”, produzida este ano pela GS1 Brasil, os consumidores estão mais atentos e seletivos em relação às marcas com as quais interagem. Eles não procuram apenas um serviço ou produto de qualidade, mas também um relacionamento contínuo e autêntico. As empresas que compreenderem essa mudança e oferecerem experiências personalizadas sairão na frente.
Outro ponto de atenção revelado pela pesquisa é a forma como os consumidores expressam sua insatisfação e buscam soluções. Mais da metade deles ainda recorre a sites especializados de reclamação para relatar problemas, mantendo esses canais como referência para resolver conflitos. No entanto, a busca por contato direto com as marcas cresceu de 46% para 53%, o que evidencia um comportamento mais ativo na resolução de problemas.
Curiosamente, o uso das redes sociais como canal de reclamação tem diminuído. Isso sugere que os consumidores preferem interações privadas e resolutivas, em vez da exposição pública de suas queixas. Esse cenário reforça a importância da gestão eficiente do atendimento digital em que as marcas que não priorizam uma resposta rápida e personalizada podem comprometer sua credibilidade. Ou seja, podem perder clientes para concorrentes mais atentos às novas exigências do mercado.
A interação com marcas por meio do Instagram cresceu de 64% para 76% nos últimos três anos, enquanto o YouTube saltou de 48% para 62%. Mas o dado mais revelador vem do WhatsApp. A participação dos consumidores em grupos e comunidades aumentou de 24% para 56%. Esse crescimento exponencial reflete a necessidade dos consumidores por espaços mais segmentados, onde possam interagir diretamente com as marcas e ter acesso a conteúdo exclusivos.
Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.
Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas. Mais informações aqui .
foto: divulgação


