Inspirada na cidade de São Paulo, a marca Via Voice For Fashion, fundada por Josi Zurdo, apresentou a nova coleção de moda inclusiva durante o evento “Entre Nós 2025”, realizado recentemente no espaço No Janela, em São Paulo (SP)
A iniciativa promoveu uma experiência sensorial e emocional voltada para pessoas com nanismo e seus familiares, unindo moda e inclusão. Mais do que um evento e um desfile, o “Entre Nós” foi uma vivência.
Conduzido pelos mestres de cerimônia, Maria Rita Hubner e Fernando Vigui, líderes do movimento Nanismo Brasil, o encontro foi dividido em três atos que percorreram diferentes fases da vida de quem convive com nanismo: infância, adolescência e vida adulta.

O primeiro ato sobre a infância e o diagnóstico foi conduzido pela endocrinologista Vanessa Radonsky, que abordou o impacto do diagnóstico e como o afeto e a informação são pilares essenciais na vida de quem convive com a doença.
Já o ato sobre adolescência e autoestima foi liderado pela especialista em mindfulness, Julia Paula Motta de Souza, que por meio de uma atividade mostrou os benefícios desta prática. O último ato do encontro, a respeito da vida adulta e futuro, contou com a participação do consultor de sistemas de informação, José Francisco dos Santos Neto, e de dois representantes da consultoria de recrutamento especializado, Hays, Ricardo Ribas, diretor-geral, e Raphaela Teixeira, líder associada, que abordaram a importância da inclusão no mercado de trabalho.
No desfile, a nova coleção foi apresentada por modelos com nanismo, como forma de dar visibilidade a esse debate e mostrar, na prática, o impacto que a moda pode ter na vida dessas pessoas. As peças trouxeram cores e estampas que remetem à “terra da garoa” e adotaram a modelagem baggy. “Um dos maiores desafios desta coleção foi desenhar peças com esse estilo mais solto, garantindo que se adaptassem perfeitamente ao corpo, sem que parecessem maiores ou que não tivessem sido pensadas para pessoas com nanismo”, comenta a estilista da Via Voice for Fashion, Ana Paula Bernadino.

Intitulada Em Seu Próprio Traço, a coleção lançada foi pensada para atender às necessidades específicas das pessoas com nanismo, respeitando suas proporções físicas e limitações de mobilidade, mas sem abrir mão da estética e da identidade de cada um. “A iniciativa reforçou a urgência de um setor da moda mais inclusivo, que represente e acolha as diferenças, em vez de invisibilizá-las”, comentou Silas Meira, sócio diretor da Via Voice For Fashion.
O evento contou com o patrocínio da BioMarin, farmacêutica global de biotecnologia. “Ações como esta são mais que essenciais e refletem o nosso compromisso contínuo com a comunidade de doenças raras, não só na pesquisa e no desenvolvimento de novas terapias, mas também contribuindo para gerar visibilidade aos desafios enfrentados pelas pessoas que vivem com acondroplasia”, explica Wilson Kuwabara, gerente médico de Condições Esqueléticas da BioMarin Brasil.
Para Josi Zurdo, empresária e fundadora da Via Voice For Fashion, a experiência foi extremamente gratificante e atingiu seu objetivo, mostrar que quando feita com sensibilidade e propósito, a moda inclusiva impacta diretamente a autoestima e o bem-estar de quem veste. “O resultado do ‘Entre Nós’ foi um sucesso absoluto. Além do ambiente leve e da alta qualidade das palestras, o desfile foi o ponto alto. Nunca recebemos tantos elogios sobre o caimento, as cores e os modelos da coleção”, completa a empresária.
Sobre a Via Voice For Fashion
Criada em 2020 por Josi Zurdo, comunicadora e pesquisadora de moda, a Via Voice For Fashion é uma marca com propósito: transformar o olhar da moda sobre os corpos diversos. Com uma Tabela de Medidas exclusiva, desenvolvida a partir de um estudo com pessoas com Acondroplasia, a marca oferece peças inclusivas e acessíveis para todo o Brasil. Mais que moda, é um movimento. Promove desfiles, rodas de conversa e palestras em universidades, integrando estilo, cultura e inclusão. Nas redes, produz conteúdo educativo sobre acessibilidade, diversidade e os desafios da deficiência no mercado da moda. A Via Voice For Fashion acredita que vestir é dar voz e visibilidade — e que a moda precisa incluir todos os corpos.
Sobre a BioMarin
Fundada em 1997, a BioMarin é uma empresa global de biotecnologia dedicada a transformar vidas por meio da descoberta genética. A empresa desenvolve e comercializa terapias alvo, que abordam a causa raiz de condições genéticas. As capacidades incomparáveis de pesquisa e desenvolvimento da BioMarin resultaram em oito terapias transformadoras para pacientes com doenças genéticas raras, disponíveis comercialmente. A abordagem distinta da empresa para a descoberta de medicamentos produziu um pipeline diversificado de moléculas em fase comercial, clínica e pré-clínica, que atendem a uma necessidade médica significativa não atendida, têm sua biologia bem compreendida, oferecem uma oportunidade de ser o primeiro no mercado ou um benefício substancial em relação às opções de tratamento existentes. Para obter informações adicionais, visite o site.
fotos: biomarin


