Museu inicia 2026 com cinco formações online que exploram performance, colagem, arte computacional, patrimônio sensível e figurações da loucura na arte

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) abre o calendário de 2026 com cinco cursos online que começam em janeiro, pensados para quem quer se aprofundar no aprendizado e na prática artística. As inscrições já estão abertas em mam.org.br/cursos e todos os participantes recebem certificado ao término das atividades.

Composto por 10 aulas, o curso Laboratório de performances tem como objetivo acompanhar, discutir e fomentar o desenvolvimento de projetos autorais em diferentes estágios no campo da arte da performance. A partir das propostas, ideias e interesses apresentados pelas pessoas participantes, o professor Renan Marcondes mobilizará referências teóricas e práticas de artistas e pensadores relevantes, com vistas ao aprofundamento conceitual e à expansão crítica dos trabalhos. Serão também realizados exercícios de escrita, experimentação e ensaio e, na etapa final, o curso se dedicará à construção coletiva de um pequeno projeto ou memorial descritivo.

As plantas desempenharam um papel dinâmico na formação da nossa história. A partir do seu estudo e catalogação, o encontro estabelece um vínculo entre a sua estrutura e a colagem. No curso Colagem: plantas que mudaram a história, a professora Manuela Eichner apresentará em quatro aulas seu percurso artístico, permeado de projetos ambientais e construção comprometida com a ecologia, como Monstera Deliciosa, On Earth e MONSTRA, uma coreografia-colagem para pessoas e plantas. Percorrendo o estudo de algumas plantas que mudaram o rumo da História — o café, por exemplo —, os participantes vão criar plantas-colagens manuais com imagens e folhas naturais.

Arte computacional: produzindo imagens reticuladas apresenta, de forma acessível, a criação de imagens reticuladas com Python e a biblioteca py5, revisitando as experimentações de Waldemar Cordeiro e Giorgio Moscati, pioneiros da arte computacional no Brasil, e explorando técnicas como grades, retículas e texturas geradas com Perlin Noise. Ministrado pelo professor Alexandre Villares, o curso é composto por três encontros e é aberto ao público interessado em arte e tecnologia, mesmo sem experiência prévia em programação.

No curso Direito à cidade e patrimônios sensíveis, a professora Ana Hoffmann propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre arte, monumentos e espaço público a partir do conceito de patrimônio sensível, discutindo em quatro encontros memória, identidade, representatividade e os processos de disputa e ressignificação no espaço urbano. Ao longo das aulas, serão abordados marcos importantes da história da arte e da cidade (incluindo a criação do MAM São Paulo e do Parque Ibirapuera), além de exemplos nacionais e internacionais que mostram como a arte contemporânea, as intervenções urbanas e os movimentos sociais transformam o sentido de monumento na atualidade.

Em Figurações da loucura na história da arte, a professora Daniela Lima Barros investiga como a loucura foi representada nas artes visuais ao longo da história, analisando iluminuras, pinturas, gravuras e registros clínicos que moldaram percepções sociais. Em cinco encontros, o percurso dialoga com Michel Foucault para discutir como arte e discursos moral, jurídico, religioso e médico se reforçam mutuamente, além de explorar as possibilidades de figurar os loucos e a loucura na arte contemporânea, especialmente a brasileira.

Confira a programação completa:

LABORATÓRIO DE PERFORMANCES, com Renan Marcondes

Datas: 19 e 26 de janeiro, 2, 9 e 23 de fevereiro, 2, 9, 16, 23 e 30 de março de 2026

Segundas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 10 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 680,00 + taxas

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Sobre o professor:

Renan Marcondes é artista e pesquisador, com doutorado em Artes Cênicas pela ECA-USP, onde desenvolveu uma tese sobre o desaparecimento do corpo na arte contemporânea. Atua nas interseções entre performance, teoria da arte e política do corpo, com obras apresentadas no Brasil e no exterior. É autor do livro Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea e ministra cursos e palestras em instituições como o MAM SP e o Sesc SP.

 

COLAGEM: PLANTAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA, com Manuela Eichner

Datas: 13, 20 e 27 de janeiro e 03 de fevereiro de 2026

Terças-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 4 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$320,00 + taxas

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Sobre a professora:

Manuela Eichner é artista multifacetada, formada em Escultura pela UFRGS. Vive e trabalha entre São Paulo e Berlim. Sua prática abarca vídeos, performances, oficinas colaborativas, instalações, murais e experiências ambientais. Nessas diferentes frentes, recorre sistematicamente a princípios de colagem, ruptura e embaralhamento da unidade espacial. Participou de diversos programas pelo mundo, como Rumos Itaú Cultural (BR), Utropic em Poznań (PL), ZK/U em Berlim (DE), AnnexB e Brooklyn Brush em Nova York (EUA), Arte Pará em Belém (BR), Art Madrid Feria em Madrid (ES), Fikra Bienal de Design Gráfico em Sharjah (EAU), IASPIS Residência em Malmö (SE), CND Centre National de la Danse em Paris (FR) e Manifesta Colagem, Vão do MASP em São Paulo (BR).

 

ARTE COMPUTACIONAL: PRODUZINDO IMAGENS RETICULADAS, com Alexandre Villares

Datas: 14, 21 e 28 de janeiro de 2026

Quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h30

Duração: 3 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$300,00 + taxas

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Sobre o professor:

Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Ministra cursos na graduação e pós-graduação de diversas instituições e é educador de tecnologias e artes no Sesc-SP. Desenvolve material didático aberto, colabora com projetos de software livre e produz diariamente desenhos usando programação.

 

DIREITO À CIDADE E PATRIMÔNIOS SENSÍVEIS, com Ana Hoffmann

Datas: 15, 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2026

Quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 4 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$350,00 + taxas

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Sobre a professora:

Ana Hoffmann é professora no Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, onde atua nas áreas de história da arte brasileira e história da crítica de arte e da curadoria. É membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da mesma universidade. Tem mestrado pela Unicamp e doutorado pela USP. Atua também nas áreas de curadoria e gestão cultural. É autora, entre outros, do livro Aldemir Martins (Editora Folha de S. Paulo).

 

FIGURAÇÕES DA LOUCURA NA HISTÓRIA DA ARTE, com Daniela Lima Barros

Datas: 20 e 27 de janeiro e 3, 10 e 24 de fevereiro de 2026

Terças-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 5 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$440,00 + taxas

Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

Sobre a professora:

Daniela Lima Barros é doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em regime de co-tutela na Universidade de Lisboa (ULisboa). Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Centro de Filosofia da ULisboa (CFUL), junto ao grupo Praxis (Practical Philosophy Research Group). Possui formação em Fotografia com ênfase em Artes Visuais pelo Ateliê da Imagem (RJ). Desenvolve pesquisas na área de filosofia francesa contemporânea, com ênfase no pensamento de Michel Foucault, sendo integrante do diretório de pesquisadores do Centre Michel Foucault (CMF-IMEC). Autora de, entre outros, “Corpo-vetor e Corpo-utópico” (In: Pandemia Crítica, Editora N-1, 2021) e “A relação entre a água e a loucura em Histoire de la Folie” (Revista Kriterion). Em Portugal, publicou o ensaio “A questão do estrangeiro: um duplo-convite ao espanto” (In: Volta Para Tua Terra – 50 anos da Revolução dos Cravos, Editora Urutau, 2024). Escreveu ensaios para diversos espaços, entre os quais o Instituto Moreira Salles (IMS-RJ).

Serviço:

Programação de cursos de janeiro no Museu de Arte Moderna de São Paulo

Inscrições disponíveis pelo site mam.org.br/cursos

Membros do programa Amigo MAM têm 20% de desconto.

Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto.

Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987

Telefone: (11) 5085-1300

Mais informações:
MAM São Paulo

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foto: tela de Manuela Eichner, Sem título, 2025 (divulgação)

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