Mais de 100 obras de Picasso e González para conhecer sem sair de casa

Campanha que estimula doação de órgãos busca contribuir com 60 mil pessoas que esperam por um transplante no Brasil
14 de dezembro de 2022
CASACOR São Paulo volta ao calendário do primeiro semestre com o tema “Corpo e Morada” para sua 36ª edição
14 de dezembro de 2022

Exposição online e gratuita exibe afinidade entre os artistas em mergulho no universo da escultura metálica

Com apenas um clique, amantes das artes do mundo inteiro podem ter acesso à mostra “Julio González, Pablo Picasso e a desmaterialização da escultura”, apresentada na Sala Recoletos, da Fundación MAPFRE, em Madrid, Espanha. A visita está disponível virtualmente na plataforma da organização até o dia 8 de janeiro, e pode ser acessada neste link

A parceria entre os artistas espanhóis nasceu em 1928, quando ambos colaboraram na criação do momento funerário dedicado ao poeta Guillaume Apollinaire. A escultura de ferro resultante do processo se tornou um marco da arte do século XX, por introduzir a abstração na esculturação. 

Pela primeira vez, no entanto, essa obra conjunta é apresentada em uma exposição enquanto resposta a influências do movimento de transparência e desmaterialização que agitou diferentes formas de criação no final dos anos 1920 e 1930. O projeto é assinado pelo historiador de arte Tomàs Llorens, que dedicou boa parte de sua carreira a esta linha de pesquisa.

A exibição presencial contém mais de 170 obras entre desenhos, pinturas e esculturas, algumas delas indisponíveis para reprodução. Sua versão virtual pode ser explorada de modo livre ou guiado pela curadora de artes plásticas Casilda Ybarra Satrústegui. O folheto completo sobre o projeto pode ser acessado pelo site da Fundación, bem como os textos originais que acompanham as obras.

A mostra é um verdadeiro mergulho no universo da escultura metálica, em que os visitantes podem conhecer com mais profundidade as características desse estilo e a relação entre os artistas, viajando pela Barcelona modernista, passando pelos anos em Paris, até a morte de Julio Gonzáles, em 1942. 

A exposição foi organizada pela Fundación MAPFRE, em parceria com o Musée Nacional Picasso-Paris e a Administração González, que reúnem grande parte do acervo de obras dos artistas. 

Sobre a Fundación MAPFRE:

Fundada em 1975, a Fundación MAPFRE é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de materializar esforços para contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do progresso social. A instituição trabalha em cinco áreas de atuação, sendo elas: Prevenção e Segurança Viária, Ação Social, Seguros e Previdência Social, Cultura e Ação Social.

créditos fotos: Rogi André e Mathieu Rabeau/Arquivo Musée National Picasso e Musée National d’Art Moderne/Paris