Compartilhe:

Dentro de um ícone paulistano, um apartamento compacto revela novas formas de morar

Em pleno centro de São Paulo, um apartamento de 34 m² no edifício Copan ganha nova configuração, voltada a um uso híbrido. A unidade funciona como um abrigo temporário para a proprietária, que vive em outra cidade e vem pontualmente a São Paulo. Nos intervalos, o apartamento é disponibilizado para locação, assumindo um uso híbrido que combina acolhimento e praticidade.

Mais do que um ícone da arquitetura moderna brasileira, o Copan é um organismo urbano vivo. Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício abriga uma verdadeira cidade em seu interior, com serviços, oficinas, fornecedores e uma circulação constante de pessoas. Nesse contexto pulsante, a proposta foi criar um espaço que respeita a história do prédio e, ao mesmo tempo, se abre ao uso contemporâneo com conforto e personalidade.

Alguns elementos originais foram mantidos e ressignificados. O piso em madeira foi restaurado, assim como os caixilhos. Já o armário central, que separa a área de estar do espaço de dormir, foi reformado e ganhou novas funções, como estante, painel de TV, nichos de serviço e espaço técnico.

A planta foi reorganizada para trazer mais luz e fluidez, com a cozinha agora voltada para o hall de entrada e o banheiro conectado à luz natural por meio de uma porta e janela altas feitas sob medida em madeira.

As chamadas cortinas de concreto, que compõem parte das paredes do edifício, impuseram desafios técnicos. Para viabilizar as novas redes elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, foram criadas sobreparedes pontuais, integradas com discrição ao conjunto.

As bancadas em concreto pigmentado, presentes no banheiro e na cozinha, acrescentam textura e continuidade visual ao ambiente, em diálogo com a marcenaria sob medida e a iluminação indireta, composta exclusivamente por arandelas e pontos de parede — uma escolha que resgata a linguagem original do Copan e reforça a atmosfera acolhedora do espaço.

Esta reforma propõe um modo de morar simples, mas cheio de intenção. Um gesto preciso no coração da cidade, onde o cotidiano encontra: história, função e beleza.

Sobre Pro.a Arquitetos

Habitar espaços cheios de alma. Somos apaixonadas pela nossa profissão. Arquitetas inquietas e atentas às necessidades dos nossos clientes, nós, Dri, Dani e Vivi levamos para cada projeto uma abordagem holística, onde nos envolvemos e entendemos as necessidades individuais dos nossos clientes sempre com um propósito muito claro: fazer, pensar e entregar uma arquitetura para quem quer habitar espaços cheios de alma

Por isso, aqui na Pro.a, cada projeto carrega consigo muita experiência e pesquisa, tendências, design, custos e processos definidos de trabalho, que visam não só o resultado, mas o bem-estar dos nossos clientes em todo processo de reformar ou construir.

No decorrer desta trajetória, temos orgulho em afirmar que desenvolvemos uma grande rede de bons clientes e um vasto portfólio – que soma mais de 900 projetos – e engloba a criação de projetos residenciais, comerciais, coorporativos, decorados, stands de vendas e áreas comuns de empreendimentos imobiliários. Atendemos clientes finais e os do mercado de arquitetura, construção e incorporação, sempre com o objetivo de encantá-los do início ao fim – o que significa que nos envolvemos desde a arquitetura até o último detalhe que vai compor os espaços que criamos.

Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva

Fotos: Gisele Rampazzo

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.