Lupercio Manoel e Souza abre nova exposição de pinturas: “Onirismo”

Industrialização no canteiro de obras reduz os resíduos da construção e tempo de obra em até 70%
23 de novembro de 2022
“Fui jogada na piscina com três anos para aprender a nadar”, conta Sandra Chayo a Carol Paiffer em podcast
23 de novembro de 2022

Ondas em sua marcha até a praia, nuvens bailando pelo céu, cores fortes

Partindo de um universo de sonhos marcados por imagens expressivas como estas, o decorador e artista plástico Lupercio Manoel e Souza apresenta sua nova exposição de pinturas, “Onirismo”. A mostra fica aberta para o público desta quinta-feira (24/11) até o dia 23 de dezembro, na Galeria Solar do Rosário, com entrada franca.

Um quadro pintado por Lupercio na Itália e premiado no Festival Internacional de Arte de Spoleto, na região da Úmbria, deu origem a série de trabalhos reunidos nesta sua segunda mostra individual. Em meados de 2019, ele passava uma longa temporada em território italiano, aguardando tramitações para receber o passaporte europeu. Inspirado pelo mundo dos sonhos, iniciou uma série de trabalhos que foram vistos por um dos curadores do festival de Spoleto. Entre 600 obras de todo o mundo, um quadro de Lupercio ficou entre os 10 premiados.

O início da pandemia, em 2020, trouxe uma paralisação na produção, mas de 2021 para cá Lupercio voltou a se dedicar ao tema. “O pensamento onírico é uma expressão utilizada nos manifestos e estudos sobre os sonhos. No meu trabalho, busca uma manifestação artística desligada da realidade, que expressa o meu mundo de sonhos retratado em cores transbordantes”.

Além dos sonhos, uma natureza em constante movimento marca seus trabalhos desta série, na forma de ondas, mares, nuvens e raios de sol. Estes elementos estão presentes na maior parte das 21 obras expostas no Solar do Rosário. Em vários formatos e tamanhos, foram criadas com técnica mista à base de tinta acrílica e areia. Este último elemento dá uma textura ainda mais viva aos trabalhos, que envolvem o olhar com cores fortes e pinceladas fluídas.

Carreira

Decorador, cenógrafo e designer consagrado, Lupercio realizou sua primeira exposição individual em 2019, também no Solar do Rosário, ainda em sua sede antiga, no São Francisco. Mas a pintura sempre fez parte de sua vida. “Aos 17 anos comecei a pintar e ao longo dos anos acabei me dedicando à decoração de interiores e cenografia, mas nunca deixei minha paixão pela pintura de lado”, conta. “Ao longo dos meus 35 anos de carreira, a cor sempre me guiou e me inspirou em tantos trabalhos”. Em 2018 ele voltou a se dedicar mais à pintura, o que resultou na exposição “Abstratos”, inaugurada um ano depois.

Com a mostra “Oníricos”, Lupercio, aos 68 anos, segue em sua inquieta jornada criativa, mais uma vez em parceria com a galeria Solar do Rosário. Com um trabalho que completou 30 anos, o Solar do Rosário é um centro cultural mantido pela iniciativa privada que conta com agenda permanente de cursos, presenciais e on-line, ateliês, galeria de arte e auditório. Desde abril do ano passado, está em novo endereço, ocupando quatro andares num moderno edifício comercial localizado no centro da cidade, na Rua Lourenço Pinto, 500 – Curitiba.

Exposição “Onirismo”

Data: de 24 de novembro a 23 de dezembro de 2022.

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados das 9h às 13h.

Endereço: Galeria Solar do Rosário (R. Lourenço Pinto, 500 – 9º andar).

Estacionamento: gratuito no local

Mais em: www.solardorosario.com.br

crédito fotos: Fabiano Camargo