Junho Roxo: Conheça o lipedema, a doença que pode atingir mais de 10% das mulheres

Balmain – Resort 2022
18 de junho de 2021
Escola de Moda e Arte Dossier apresenta `Holiday Learning’ para mês de julho
18 de junho de 2021

Lipoaspiração é o tratamento cirúrgico para lipedema

Equipe multidisciplinar é essencial no tratamento, que deve ter apoio emocional

#junhoroxo

O mês de junho é dedicado à conscientização do lipedema, doença crônica do tecido adiposo que pode estar associada a comprometimento vascular. Possui características hereditárias em mais de 60% dos casos e pode estar relacionada a mutações genéticas.

A doença atinge mais de 10% das mulheres, sendo rara no sexo masculino. O lipedema se caracteriza pelo acúmulo de gordura nos braços, coxas e pernas e é comum surgir na adolescência, gravidez ou menopausa.

Os sintomas do lipedema, além da gordura localizada, são: equimose (roxinhos) nas áreas afetadas, sensibilidade e dor ao toque, sensação de peso e cansaço nas pernas, fadiga e pode até comprometer a mobilidade. É uma doença frequentemente confundida com obesidade, que pode ocorrer simultaneamente, e até agravar o quadro, porém nem sempre estão associadas.

Assim como em outras doenças crônicas, o lipedema tem tratamento e é feito por uma equipe multidisciplinar, exigindo da paciente uma mudança de estilo de vida com alimentação saudável, atividade física e apoio emocional.

“O tratamento cirúrgico deve ser a última opção, mas, muitas vezes, acaba sendo o primeiro recurso procurado. Somente após tentar o tratamento clínico por um tempo, e de preferência apresentando alguma melhora, mesmo que parcial, deve ser indicado a lipoaspiração para o tratamento do lipedema”, comenta Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Dr. Amato explica que um dos fatores mais importantes para a lipoaspiração de lipedema é a segurança. “É preciso respeitar os limites de gordura a serem retirados durante a cirurgia, que devem ser entre 5% a 7% do peso corporal do paciente”, detalha o especialista.

A endocrinologista Dra. Lorena Amato, que acompanha pacientes com lipedema, explica que o tratamento endócrino envolve investigação de doenças endocrinológicas com exames hormonais, mudança e melhora do estilo de vida, principalmente com melhora da alimentação e prática de atividade física, sendo nesses casos mais indicados exercícios aquáticos, como natação e hidroginástica.

“Dieta balanceada e personalizada, tentando identificar e restringir alimentos que podem ter características proinflamatórias para aquele indivíduo, piorando o quadro do lipedema, além de tratar a obesidade quando presente.”, orienta Dra. Lorena.

Exame diagnóstico e impacto psicológico

O primeiro protocolo ultrassonográfico do mundo para diagnosticar lipedema foi criado pelo Dr. Alexandre Campos Moraes Amato, angiologista e cirurgião vascular da equipe do Instituto Amato.

Segundo o Dr. Alexandre, o lipedema é uma doença que frequentemente é confundida com linfedema, doença que acomete o sistema linfático, e, geralmente esses pacientes possuem alterações vasculares como insuficiência venosa, apresentando varizes.

O diagnóstico de lipedema atualmente é clínico, e depende de uma boa anamnese (conversa com o paciente) e exame físico. Exames complementares como ultrassom e ressonância magnética podem complementar o exame físico, auxiliando o diagnóstico e tratamento, porém não existem protocolos direcionados para essa patologia. Por isso, muitas vezes, as alterações, por serem mínimas, não são caracterizadas e mencionadas nos laudos.

A equipe Amato explica que o aspecto psicológico do lipedema é muito impactante. “Como muitas vezes essas mulheres recebem inicialmente apenas o diagnóstico de obesidade, embora cheguem a perder peso, continuam com a desproporção no corpo e sofrem física e emocionalmente. Por isso, essas pacientes precisam de acolhimento”, comentam os especialistas Dr. Fernando e Dr. Alexandre Amato.

Sobre o Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

Serviço:

https://plastico.pro/

www.amato.com.br

Instagram:https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato – Endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Doutorado pela USP e professora na Universidade Nove de Julho.

Serviço:

www.endocrino.pro

www.amato.com.br

Dra. Lorena Lima Amato no Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/

Sobre Dr. Alexandre Amato – Cirurgião vascular, endovascular e ecografista. Título de Especialista em Cirurgia Vascular, Endovascular e Angiorradiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Doutor PhD em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA).

Serviço:

https://vascular.pro/

www.amato.com.br

Dr. Alexandre Amato no Instagram: https://www.instagram.com/dr.alexandreamato/