Inverno sem dramas: os segredos para manter a beleza e hidratação da pele mesmo no inverno

Feira Mundo Bike começa nesta sexta em Curitiba
23 de maio de 2023
Restaurantes de Tampa Bay brilham no lançamento do Guia MICHELIN na Flórida
23 de maio de 2023

O outono e inverno são estações do ano que afetam diretamente a saúde e aparência da pele

A queda na umidade do ar e a baixa incidência de luz solar podem deixar a pele mais ressecada, áspera e com aspecto envelhecido. Porém, com alguns cuidados e tratamentos estéticos adequados, é possível manter a pele saudável e com aspecto jovem, mesmo durante essas estações.

Uma das principais recomendações é manter-se hidratado e beber bastante água. Isso porque o clima seco pode levar à desidratação do corpo e da pele, deixando-a mais suscetível a problemas como coceiras, descamação e irritações. Além disso, é importante investir em produtos cosméticos adequados para o seu tipo de pele, como cremes hidratantes e protetores solares.

Como cuidar da pele no clima frio de forma eficaz?
A médica e especialista em dermatologia estética Dra. Kelly Pico explica que um dos tratamentos mais indicados para o outono e inverno é a combinação do CO2 fracionado com peelings específicos para cada tipo de pele. O CO2 fracionado é um procedimento estético que utiliza um laser para estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele. Ele é indicado para tratar rugas finas, manchas, cicatrizes de acne e melhorar a aparência da pele em geral.

Já os peelings são procedimentos estéticos que utilizam ácidos para remover as camadas superficiais da pele, estimulando a renovação celular e melhorando a aparência da pele. Existem diferentes tipos de peelings, como o retinoico, o de fenol e o mandélico, e cada um deles tem uma indicação específica, de acordo com o tipo de pele e a necessidade do paciente.

O peeling retinoico é um dos tipos mais comuns de peeling, que utiliza o ácido retinóico para estimular a renovação das células da pele. Ele é indicado para tratar rugas finas, manchas e acne, além de melhorar a textura da pele e uniformizar o tom. O peeling retinoico é indicado para peles mais maduras e danificadas pelo sol.

“O peeling de fenol é um tratamento que utiliza o ácido tricloroacético, que é aplicado sobre a pele para remover as camadas superficiais e estimular a renovação celular. Ele é indicado para tratar manchas, cicatrizes de acne e rugas finas. É um peeling mais agressivo do que o retinoico, e por isso é indicado para peles mais jovens e não danificadas pelo sol.” Destaca Kelly Pico.

Já o peeling mandélico é um tratamento que utiliza o ácido mandélico, que é menos agressivo do que outros tipos de ácidos utilizados nos peelings. Ele é indicado para tratar manchas, acne e rugas finas, e é uma opção mais segura para peles mais sensíveis. Ele também ajuda a uniformizar o tom da pele, deixando-a mais iluminada.

A Dra. Kelly Pico indica que, em conjunto, o CO2 fracionado e os peelings específicos podem potencializar os resultados do tratamento, estimulando a produção de colágeno e deixando a pele mais jovem e radiante. Além disso, o outono e inverno são as épocas ideais para realizar esses procedimentos, já que a pele fica menos exposta ao sol e, portanto, menos sensível a irritações e manchas. A combinação do CO2 fracionado com o peeling é uma dica de ouro para quem busca uma pele magnífica, livre de manchas e linhas de expressão.

“É importante lembrar que é fundamental consultar um profissional especializado em estética para saber qual o tratamento mais indicado para o seu tipo de pele e necessidades. Além disso, é importante seguir as recomendações do profissional para garantir a segurança e eficácia do tratamento.” Finaliza a Dra. Kelly Pico.

Mais Sobre Dra. Kelly Pico: CRM – 97978
Especialista em dermatologia estética.
Com mais de 22 anos de experiência na medicina,
Kelly Pico é formada pela Faculdade de Medicina ABC
Pós graduação em Medicina Estética e Medicina Preventiva