Globalização e home office aumentam demanda por fluência no inglês

Coleção Collage é aposta colorida e disruptiva de Ceusa
13 de setembro de 2022
ICON Park sediará a primeira celebração anual da Oktoberfest
13 de setembro de 2022

Oportunidades de trabalho dentro e fora do país consolidam segundo idioma como exigência curricular para uma vaga qualificada de emprego

A consolidação do modelo de trabalho home office na pandemia, dentro do contexto de isolamento social, aumentou a demanda por profissionais de todas as partes do mundo para trabalhar em empresas de perfil multinacional. E os brasileiros entraram no alvo dessas corporações: levantamento realizado pela consultoria internacional de recrutamento Signium revelou que as contratações de brasileiros em multinacionais aumentaram 50% em 2021 em relação ao ano anterior.

Mesmo com a volta ao trabalho presencial, a chamada internacionalização do trabalho é uma realidade estabelecida no pós-pandemia. E é nesse contexto que aumenta a demanda das empresas por profissionais com fluência ou proficiência na língua inglesa.

Além disso, com o avanço da globalização na era digital, mesmo as companhias com atuação nacional passam a valorizar mais seus profissionais aptos a conversar em inglês com equipes alocadas no exterior, clientes e fornecedores estrangeiros, além de usarem o idioma para buscar novos mercados de atuação fora do país. De acordo com recente pesquisa da Catho, site de classificados online de currículos e vagas de emprego, o profissional que domina o inglês ganha um salário que é, em média, 83% maior que o de um profissional que ocupa a mesma função e não tem fluência na língua. Ainda segundo o estudo da Catho, entre 2017 e 2021, a média de aumento salarial para profissionais com um segundo idioma cresceu 45% para todos os cargos.

“O inglês se tornou uma habilidade básica para uma carreira profissional bem-sucedida. Não se trata mais de um diferencial curricular, mas de uma competência necessária para realizar um plano de carreira em praticamente todas as áreas de atuação. Não é mais possível pensar em evoluir profissionalmente sem um domínio mínimo do idioma”, afirma Marcos Noll Barboza, CEO da Cultura Inglesa.

Ele explica que, diante do desafio de formar alunos fluentes na segunda língua e preparados para atuarem num mundo cada vez mais digital, a instituição tem apostado em diferentes formatos de cursos, com o apoio das novas tecnologias, que permitem desenvolver de forma rápida as quatro habilidades sobre o idioma – leitura, escrita, fala e compreensão oral.

Para este segundo semestre de 2022, a Cultura Inglesa trabalha com uma dupla oferta para cursos de inglês oferecidos em todos os níveis de aprendizado: no formato presencial e no formato remoto, com aulas ao vivo pela internet. Em ambos os casos, o conteúdo lecionado em aula é complementado por atividades realizadas na Plataforma de Experiência Gamificada, que permite aos alunos aprenderem inglês enquanto realizam tarefas estruturadas dentro da lógica dos jogos, com passagens de fases e desbloqueio de novas atividades.

A experiência digital permeia todos os cursos oferecidos hoje pela instituição. O Head de Serviços Educacionais da Cultura Inglesa, Marcelo Dalpino, ressalta a importância do uso de novas tecnologias para um processo de aprendizagem mais imersivo na língua. “A tecnologia digital ajuda a impulsionar os estudos além da sala de aula, com mais interatividade e conteúdos imersivos que engajam os estudantes em sua jornada de aprendizado. Essa experiência mais ‘híbrida’ contribui para manter os alunos em contato com a língua mesmo fora do ambiente escolar”, explica.

Para mais informações sobre os cursos regulares da Cultura Inglesa, oferecidos neste semestre com condições especiais, acesse o site da instituição.

SOBRE A CULTURA INGLESA

Com mais de 85 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Na ocasião, a Cultura Inglesa também ampliou sua presença no ensino online com a plataforma Hyper English. Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 121 unidades espalhadas pelo País. A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.