Com o reconhecimento Mario Haberfeld passa a integrar uma rede internacional de 510 empreendedores e inovadores sociais com impacto em quase 1 bilhão de pessoas
Cerimônia do Prêmio Schwab Foundation 2026 foi realizada durante Fórum Econômico Mundial, em Davos

Mario Haberfeld, CEO e fundador do Onçafari, foi um dos vencedores do Prêmio Schwab Foundation 2026, concedido a 21 líderes de 17 organizações ao redor do mundo que se destacam por soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais. A cerimônia aconteceu durante a 56ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Único brasileiro entre os premiados neste ciclo, Haberfeld recebeu o reconhecimento na categoria Empreendedor Social. O Onçafari também foi a única organização com atuação prioritária em conservação ambiental selecionada pela Schwab Foundation em 2026, refletindo a relevância de seu modelo integrado, que combina conservação da biodiversidade, desenvolvimento territorial e ecoturismo de baixo impacto, além da criação de grandes corredores ecológicos, como o projeto Jaguar Rivers.
Realizado anualmente, o Fórum Econômico Mundial reúne representantes de governos, empresas, organizações da sociedade civil, academia e setor cultural para debater caminhos de cooperação capazes de enfrentar desafios globais complexos. A comunidade global da Schwab Foundation reúne atualmente 510 empreendedores e inovadores sociais, cujas iniciativas já impactaram cerca de 1 bilhão de pessoas em 190 países.
“Esse reconhecimento reforça o trabalho desenvolvido pelo Onçafari desde 2011 e amplia nossa atuação em um espaço estratégico de diálogo internacional. Estar no Fórum Econômico Mundial permite fortalecer conexões globais, dar visibilidade à conservação da biodiversidade brasileira e consolidar o Onçafari como uma referência nacional e internacional em conservação”, destaca Mario Haberfeld.
A seleção dos premiados considerou iniciativas com soluções transformadoras para desafios urgentes da atualidade, valorizando especialmente a capacidade de adaptação, inovação e geração de impacto de longo prazo. A premiação, realizada no palco principal do Fórum, ressaltou o papel de lideranças que, mesmo em contextos de instabilidade e escassez de recursos, ampliaram seu compromisso com mudanças estruturais e duradouras.
O Onçafari atua em diferentes biomas brasileiros e registra mais de mil avistamentos de onças por ano na região da Caiman Pantanal, no Mato Grosso do Sul. A organização administra diretamente 115 mil hectares e contribui para a conectividade de mais de dois milhões de hectares em áreas protegidas na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Esse trabalho inclui a participação na Jaguar Rivers Initiative (JRI), uma iniciativa de alcance continental que utiliza os rios da Bacia do Rio Paraná como eixos naturais para restaurar e reconectar ecossistemas, propondo uma nova abordagem para a conservação na América do Sul. Na Mata Atlântica, o Onçafari desenvolve ações voltadas ao monitoramento da fauna, com geração de dados científicos que apoiam estratégias de manejo e proteção em um dos biomas mais ameaçados do país.
“Os premiados deste ano destacam a extraordinária resiliência e engenhosidade no coração de nossa comunidade. Diante de incertezas sem precedentes, esses líderes não apenas adaptaram seus modelos, mas aprofundaram seu compromisso com o impacto duradouro”, afirmou Hilde Schwab, Cofundadora e Presidente da Schwab Foundation.
O relatório Built to Last (“Feito para Durar”), divulgado pela Schwab Foundation, aponta que a comunidade de empreendedores sociais mobilizou US$ 970 milhões no último ano, mesmo diante de restrições financeiras e desafios operacionais. Ainda assim, o levantamento indica obstáculos relevantes para o setor: 82% dos empreendedores relatam redução de recursos, 72% enfrentaram atrasos em planos de expansão e 54% identificam a retenção de talentos como um desafio crescente.
O relatório completo pode ser acessado em Bilt to Last: Social Innovation in Transition – 2026 Impact and Awardees Report
Os premiados pela Schwab Foundation passam a integrar um programa de desenvolvimento de três anos antes de se tornarem membros vitalícios da comunidade Schwab Foundation, com acesso a redes globais, iniciativas colaborativas e oportunidades de capacitação. O reconhecimento amplia o alcance da inovação social e contribui para a disseminação de soluções com potencial transformador.
Para insights detalhados e informações sobre os premiados de 2026 e a comunidade mais ampla de inovadores sociais da Fundação Schwab, acesse:
Sobre o Onçafari
O Onçafari é uma Organização Não Governamental que tem como missão conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Trabalhamos pela preservação da biodiversidade em 4 biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica com oito frentes de atuação: Ecoturismo, Ciência, Educação, Reintrodução, Social, Florestas, Anti-incêndio e Advocacy. Em 2025, o Onçafari foi selecionado pela segunda vez entre as 100 melhores ONGs do Brasil e eleita como a Melhor ONG de Meio Ambiente e Sustentabilidade no Prêmio Melhores ONGs – Certificadora Social (Instituto Doar). Mais informações em www.oncafari.org.
foto: ©2026 Jason Alden/World Economic Forum


