Flat na Barra da Tijuca é totalmente reformado para ser o primeiro lar de um jovem casal de médicos

Hashtags de monitoramento do Bippapp.com ajudam a dar um up nas redes de mídia social
29 de novembro de 2018
Osklen lança tendências de moda praia
29 de novembro de 2018

Imóvel de 53 m2 no Barra Palace Hotel Residência, no Rio de Janeiro, ganhou toque clean e muitos espaços

O flat situado no Barra Palace Hotel Residência já era de propriedade da família do jovem casal de noivos, que o utilizava para períodos de férias na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com o intuito de transformar o imóvel no primeiro lar, ambos procuraram o Espaço Criar Rio de Janeiro para uma reforma total. “O apartamento tinha uma decoração antiga e os espaços não conversavam entre si. Eles pediram para dar uma nova cara, trocando absolutamente tudo. Queriam um toque clean, e que aproveitássemos os espaços o máximo possível para guardarem seus pertences, mas sem criar muitos obstáculos nos caminhos”, conta Alexandre Regnani, arquiteto responsável pela filial do escritório.

Desafios do projeto

As obras, que transformaram o imóvel completamente, foram executadas em quatro meses. Neste trabalho, os arquitetos tiveram dois grandes desafios: criar um local para lavagem de roupas, ao menos para as peças pequenas, uma vez que não havia lugar para área de serviço, pois no apart-hotel a lavanderia fica em área comum a todos os moradores; e idealizar os móveis para atender ao pedido dos clientes de terem espaço para guardar seus pertences sem ficarem acumulados em algum canto.

Espaços com dupla função e continuidade de ambientes

Regnani percebeu que era essencial dar continuidade na leitura dos espaços do pequeno apartamento, ao invés de tratar os mesmos isoladamente. Com isso, o especialista criou alguns pontos de destaque no imóvel: no quarto foi incorporado um mini escritório criando uma área de estudo, uma vez que o casal de médicos estuda em casa e tem muitos livros; já o banheiro ganhou dupla função, pois no espaço foi inserida a lavanderia.

No entanto, a grande missão foi unificar sala, cozinha e varanda. O intento foi alcançado com a leitura contínua dos materiais de acabamento e mobiliário. Para dar essa ideia de continuidade, os revestimentos em MDF cor madeira começam na sala e terminam nos revestimentos dos armários da cozinha, inclusive, com o próprio movimento dos móveis aéreos, que caminham em direção à cozinha. A cor das paredes da sala se estende às da cozinha. O piso da varanda é continuação do chão da cozinha, tanto em material quanto em desenho. “O conceito proposital de deixar a visão da geladeira para quem está sentado no sofá da sala, aumenta muito mais a interação entre os espaços. Estar neste apartamento e ver todas as áreas se conversando, torna o espaço muito maior do ele realmente é”, explica o arquiteto.

Detalhes dos ambientes

Sala

Numa lateral da sala foi colocado um móvel aéreo, para o casal guardar pertences utilizados esporadicamente. Este é interligado a uma torre que desce até um rack, que abriga a adega para oito garrafas de vinho e outros equipamentos. Nesta torre serão colocados objetos de decoração e taças, que atenderão a adega.

Na outra extremidade do armário aéreo, as paredes receberam painéis de madeira em “L” até a altura de 90cm, onde foi instalada a mesa de jantar com duas cadeiras num lado e um banco no outro, que também será utilizado como baú para guardar pertences. No dia a dia, a mesa abrigará até cinco pessoas, e a capacidade pode aumentar para oito, quando necessário.

Abaixo do armário aéreo, foi colocado um painel em placas de MDF revestidas com material PET, fabricado pela Decopainel. Além de sustentável, este material é autoadesivo e de fácil colocação. A TV e dois revisteiros serão instalados neste painel.

No lado oposto, está o sofá retrátil de 2,30 metros. A ideia é que este também seja uma cama extra para o pernoite de amigos e familiares. Acima do sofá foi instalada uma prateleira para a colocação de quadros. Ao lado, foram colocadas uma mesinha toda espelhada, para apoio do telefone, e uma luminária decorativa na cor cobre, que faz contraponto com o lustre da mesa de jantar, também na cor cobre, mas todo vazado, deixando fluir também o conceito de transparência entre os espaços.

O espaço que leva ao quarto e ao banheiro, foi colocado um armário aéreo, atendendo à solicitação dos clientes. O espaço abaixo deste, recebeu um espelho, que vai até ao chão, dando mais profundidade ao ambiente.

Cozinha

Para criar a sensação de prolongamento da cozinha com a sala, o projeto contemplou a retirada do antigo balcão com tampo, que separava os ambientes. Para dar mais unidade, a cozinha foi pintada na mesma cor da sala, pintura ouro branco Suvinil, e sobre a bancada mosaico em tons de verde e cinza feito em cerâmica 20x20cm da Emme Due Revestimentos.

Já para a diferenciação dos ambientes, a lateral da geladeira foi deixada de propósito com vista para a sala e os pisos são diferentes (piso vilico em réguas de 1.20x20cm na sala e cerâmico 60x60cm, colocado no hexagonal, na cozinha). Além disso, os espaços são separados por uma soleira, feita com o mesmo granito da bancada da cozinha.

A nova bancada em “L” tem um trecho com pia em cuba de aço Tramontina e misturador Docol Vitalis, que tem filtro e purificador, que fica instalado sob o móvel. Nela também foi colocado um forno a gás e um cooktop, e, logo acima, um depurador slim da Fisher, com luz embutida.

Como a solicitação dos clientes foi utilizar ao máximo os espaços, logo à frente da geladeira foi colocado um armário para guardar vassouras, rodos, tábua de passar roupa e outros utensílios maiores, como também duas prateleiras para guardar produtos de limpeza.

Banheiro

O banheiro tem um charme todo especial. Seguindo um dos pedidos dos clientes, uma lavadora Mini Silent 3kg da Electrolux foi instalada na parede que anteriormente não tinha todo seu espaço aproveitado.

O ambiente recebeu uma nova bancada em supernoglass, que comporta uma cuba esculpida, para funcionar como lavatório, e um mini tanque, também esculpido, que fica logo abaixo da lavadora de roupas. Acima da bancada, foi colocado um espelho com fita led em toda a volta.

A antiga bacia sanitária foi trocada por uma com acionamento de 3 e 6 litros, atendendo as necessidades sustentáveis que a equipe do escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design busca na escolha dos materiais. Também foram instalados porta-toalhas e um varal de roupas retrátil para as peças que saírem da lavadora de roupas.

O box teve suas dimensões mantidas, mas este ganhou um nicho em supernanoglass, para apoio de shampoos, sabonetes e outros produtos de higiene pessoal. A parede de fundo recebeu um revestimento 3D, que sutilmente muda a aparência com a incidência da luz.

Quarto

No quarto, os locais que estavam a cama e os armários foram mantidos, mas agora com os espaços mais organizados.

O armário possui duas portas com espelho e outras portas cegas, e está instalado num trecho em “L”. Em seguida, vem o espaço da cama queen, cujo encosto é um painel em madeira na cor fendi, no qual foram colocadas duas arandelas flexíveis e não muito grandes, se adequando aos espaços pequenos existentes. Duas prateleiras foram instaladas acima deste painel. A mais baixa é destinada à pertences como óculos, livros ou relógios, pois a mesa de cabeceira só vai atender a um lado da cama, devido ao espaço reduzido.

  

Em continuação a mesa de cabeceira, foi executada uma mesa de estudo com duas gavetas. Acima desta última, foi posta uma estante em nichos sem portas, nos quais os clientes colocarão seus livros de estudo. Sob esta, estão três spots embutidos, para iluminar a mesa de estudo.

Na parede em frente à cama foi instalado um painel de madeira com luz led para a colocação de uma TV.

Varanda

A varanda recebeu o mesmo piso cerâmico de 60x60cm instalado na cozinha, e ele também acompanha a colocação hexagonal, dando unidade aos espaços.

O espaço recebeu duas condensadoras para atender aos aparelhos de ar-condicionado split da sala e do quarto. Para abrigá-las, foi produzido um armário em réguas de alumínio. O mesmo fica no nível do chão e é todo ventilado. Também possui um tampo cego removível, que pega metade da superfície superior, para que este seja utilizado como mesa de apoio quando as condensadoras não estiverem em funcionamento.

Os clientes também receberam a indicação de adquirirem mesa e cadeiras desmontáveis para utilização na varanda, uma vez que a única mesa que há é a de jantar, e esta fica na outra extremidade do apartamento. Com isso, o casal poderá tomar o café da manhã ou fazer outras refeições na varanda quanto tiver vontade.

Sobre Glaucio Gonçalves

Atuando há mais de 20 anos no mercado, Glaucio Gonçalves se destaca por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para áreas residenciais e comerciais. Graduado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Administração de Empresas para engenheiros e arquitetos pela FAAP, é professor em turmas de design de interiores e arquitetura e presta consultoria para profissionais e alunos do segmento. Com espírito empreendedor, em fundou o EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura, que deu origem, em 2014, ao escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design. Com mais de 300 projetos realizados e atuação no mercado nacional e internacional (Angola), o profissional busca sempre soluções em seus projetos de arquitetura e design que tragam bem-estar, conforto e a percepção de se sentir em um lugar único. Em 2015, o arquiteto foi premiado como personalidade do ano – destaque arquitetura e design – pela Associação Brasileira de Liderança.

Site –www.glauciogoncalves.com

Facebook —https://www.facebook.com/arquiteto.GlaucioGoncalves/

Instagram – @arqglauciogon

Sobre Alexandre Regnani

Alexandre Regnani é sócio do escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design, que está sediado na capital paulista. O profissional é responsável pelo desenvolvimento dos negócios no Espaço Criar Rio de Janeiro, filial carioca inaugurada em 2017, cuja expansão foi motivada pela oportunidade de incrementar o portfólio de serviços e conquistar nichos específicos de mercado. Antes de ter se lançado a este desafio, o arquiteto atuou no desenvolvimento de projetos em grandes empresas, como Promon Engenharia, onde trabalhou durante nove anos, Beton Projetos, Engevix e Geotécnica. É graduado em Arquitetura e Urbanismo (Faculdades Integradas Silva e Souza), com especialização em Gestão Estratégica e Qualidade (Universidade Cândido Mendes) e MBA em Edificações Sustentáveis (Universidade Católica de Petrópolis).

Facebook —https://www.facebook.com/arquitetoalexandreregnani

Instagram – @alexandreregnani