Festa “Única Coisa – 25 Anos” celebra a força da cultura paranaense

Recordes para o turismo: hotel curitibano registra melhor semestre com crescimento de 13% em fluxo de hóspedes, em comparação com período pré-pandemia
26 de agosto de 2022
Santander contrata especialistas em investimentos no Paraná
26 de agosto de 2022

O evento acontece nesta sexta-feira (26) na Galeria 373 e terá vários convidados importantes da cena artística curitibana

Valorizar a cultura paranaense em suas mais variadas vertentes é a ideia da festa “Única Coisa – 25 Anos”, que será realizada nesta sexta-feira (26), na Galeria 373. A programação do evento tem como base a celebração de 25 anos do projeto “Única Coisa”, criado em 1997 pelo poeta Amarildo Anzolin, pelo músico Lúcio Machado e pelo músico e filmmaker Marcelo Borges. O material original foi lançado em VHS duplo, com um livro e um Cd.

Durante a noite serão exibidos os vídeos originais que foram criados em parceria pelos três artistas, com vocalizações de poemas e a participação de vários convidados especiais. Entre eles estão Indioney Rodrigues, Jussara Salazar, Luiz Felipe Leprevost, Julia Raiz, Roberto Prado, Ivan Santos, Thadeu Wojciechowski, Luiz Ferreira, Sergio Viralobos e Rodrigo Barros.

Os sons e noises ficarão a cargo de Lúcio Machado e da cantora e compositora Edith Camargo. A festa “Única Coisa – 25 Anos” é uma grande celebração da produção cultural paranaense, tendo como protagonistas esses três nomes fortes da literatura, do audiovisual e da música curitibana.

A entrada para a festa custa R$10 e pode ser adquirida na hora, no próprio local.

Única Coisa

O projeto foi criado em 1997 pelo trio Amarildo Anzolin, Lúcio Machado e Marcelo Borges com a intenção artística de unir poesia, música e vídeo em um único arquivo audiovisual. O resultado final foi uma mescla de videopoema e videoarte.

Essas gravações são um conjunto de peças sonoras sequenciadas eletronicamente por Lúcio Machado, que abraçam o arsenal imagético de Marcelo Borges e se entrelaçam com a palavra falada e cantada.

Nessa época, o trio fez algumas apresentações precárias e barulhentas nos espaços culturais do underground curitibano, como o espaço cultural 92 Graus e o Teatro do Paiol. “Tivemos uma rica aprendizagem e boa resposta de público e crítica, ainda que sentíssemos que causávamos algum choque e bastante estranheza”, explica Amarildo Anzolin.

A partir dessas primeiras experiências, o trio conseguiu viabilizar uma ilha de produção com os recursos financeiros e tecnológicos que eles dispunham na época. O lançamento da primeira edição do “Única Coisa” aconteceu em outubro do ano 2000, na Cinemateca de Curitiba.

Aproximadamente 50 pessoas participaram de alguma maneira da execução do projeto, direta ou indiretamente. “Se o VHS e o CD praticamente já não são mais tangíveis como mídia, a linguagem barroca e agressiva, lírica e mordaz, clean e hard, bela e suja do ‘Única Coisa’ ainda encontra pouquíssimos pares pelo país”, diz Anzolin.

As gravações estão disponíveis no canal de Marcelo Borges no YouTube.

Serviço

O que: “Única Coisa – 25 anos”

Quando: Sexta-feira (26), às 20h

Quando: R$ 10

Onde: Galeria 373 (Rua Visconde do Rio Branco, 373, Mercês)

Convidados:

Adriane Perin

Ana Paula Lowen

Camarão

Indioney Rodrigues

Ivan Santos

Julia Raiz

Jussara Salazar

Luciana Cañete

Luiz Felipe Leprevost

Luiz Ferreira

Marcelo Borges

Mario Henrique Domingues

Régis Bonvicino

Roberto Prado

Rodrigo Barros Homem Del Rei

Sérgio Viralobos

Thadeu Wojciechowski