Explorando a criatividade: usos inovadores do MDF

Surf Eye chega ao Brasil em parceria com a Surf Center para gravações de surf com Inteligência Artificial (IA)
1 de fevereiro de 2024
Móveis para áreas externas: guia prático ensina a escolher os materiais corretos
1 de fevereiro de 2024

Praticidade e versatilidade tornam o material ideal para quem deseja explorar novas possibilidades

Muito além do que estética, o design de interiores é fundamental para criar espaços que contam histórias, refletem personalidades e proporcionam experiências únicas. Em meio a esse processo criativo, a busca pela inovação e originalidade se torna essencial e o MDF surge como um grande aliado. Ao explorar os usos criativos do material, é possível desvendar um mundo de possibilidades que elevam a funcionalidade para além da prática, incorporando estética e personalidade a cada projeto. Conheça algumas possibilidades:

  1. Móveis Multifuncionais:

Projeto Sabrina Barros | Foto Cristiano Bauce

O MDF oferece a flexibilidade necessária para criar móveis multifuncionais inteligentes. As possibilidades são infinitas, permitindo otimizar o espaço das mais diversas formas. Neste projeto da profissional Sabrina Barros, a área da janela ganhou uma solução inovadora. Além do banco na janela, que cria um cantinho aconchegante para apreciar a vista ou relaxar aproveitando a luz natural, o painel feito com o padrão Tauari, da Sudati, também conta um bar, trazendo um toque descontraído ao ambiente.

  1. Revestimentos de Parede Personalizados:

Projeto Cristina da Luz | Foto Divulgação

Que tal dar vida às suas paredes com revestimentos de MDF personalizados? Cortados em padrões únicos ou formas geométricas, como nesse painel feito com MDF da Sudati, esses revestimentos não apenas adicionam textura visual, mas também podem ser pintados ou decorados de acordo com o seu estilo, proporcionando uma estética única.

  1. Organizadores de Ambientes:

Projeto Cristina da Luz | Foto Yuri Panichi

Outra opção é utilizar o material para criar organizadores de ambientes que ajudam a manter a ordem nos mais diversos ambientes. Prateleiras suspensas, divisórias e gavetas integradas podem transformar até mesmo os espaços mais compactos em áreas funcionais e organizadas.

Neste projeto, assinado pela designer Cristina da Luz, o padrão Nogueira Americana, da Sudati, foi escolhido para ampliar a sensação de aconchego. O móvel da cozinha é multifuncional criando um ótimo espaço para armazenamento e ao mesmo tempo escondendo os armários quando necessário.

  1. Quadros e Painéis Artísticos:

Projeto Bianca Rieg | Foto Fabio Jr. Severo

Liberte seu lado artístico usando o MDF como base para pinturas, painéis, colagens ou esculturas em relevo. As possibilidades artísticas são vastas, e o MDF pode ser um ótimo aliado. Neste projeto de Bianca Rieg, o MDF da Sudati, foi aplicado no teto fazendo um recorte com um painel de folhagens.

  1. Ambientes Lúdicos:

Projeto Camila Rocha | Foto Marcelo Stammer

E se você pudesse criar um ambiente dos sonhos para os seus pequenos? Neste projeto desenvolvido pela arquiteta Camila Rocha todos os detalhes foram pensados para encantar. Para criar áreas lúdicas, a profissional contou com os padrões Amazônia, Taipa, Floripa e Jequitibá, da Sudati, que ajudam na composição da casa na árvore e do painel vazado.

  1. Instalações de Arte:

Projeto Taiza Santos | Foto Vanessa Alves

Contribua para a cena artística urbana criando instalações de arte feitas de MDF. Desde murais até estruturas esculturais, este material pode adicionar uma dimensão inovadora a espaços públicos. Neste espaço projetado por Taiza Santos, para o Hall de Entrada, da CASACOR Florianópolis, o MDF da Sudati serviu como base do ambiente inspirado no tema Corpo & Morada para criar uma atmosfera intimista e em sinergia com as principais tendências de decoração.